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A Interpretação de Romanos 9 à Luz da Ortodoxia

Fonte: http://www.arminianismo.com/index.php?option=com_content&view=article&id=759:a-interpretacao-de-romanos-9-a-luz-da-ortodoxia&catid=158&Itemid=100026
A INTERPRETAÇÃO DE ROMANOS 9
À LUZ DA ORTODOXIA

Dc. Ebenezer José de Oliveira
Recife, OUTUBRO de 2007

ÍNDICE

1- O TEMA DE ROMANOS 9 NÃO É ELEIÇÃO E REPROVAÇÃO GERAL, MAS DE ISRAEL

2- O ÁPICE DA PROBLEMÁTICA DO CAPÍTULO 9, 10 E 11 GIRA EM TORNO DOS ISRAELITAS NA CARNE, E NÃO DOS ESPIRITUAIS

3- O OBJETIVO EM ROMANOS 9 NÃO É DEFENDER O ENSINO DA DUPLA PREDESTINAÇÃO INCONDICIONAL, MAS SALIENTAR A AUTORIDADE DIVINA NA ESCOLHA SALVÍFICA POR CRITÉRIOS SOBERANOS, E NÃO JUDAIZANTES

4- A ILUSTRAÇÃO DE JACÓ E ESAÚ NÃO VEM ADVOGAR A ELEIÇÃO E REJEIÇÃO INCONDICIONAL, MAS ENSINA QUE AS PROMESSAS ESTÃO FIDELIZADAS NO PACTO DIVINO, NÃO SUBORDINAM-SE AOS CRITÉRIOS DOS JUDAIZANTES

5- A ILUSTRAÇÃO DE FARAÓ NÃO VEM ADVOGAR COERÇÃO DIVINA PARA A PRÁTICA DE PECADO, MAS SALIENTA A SOBERANIA DE USAR QUEM QUISER, IMPLICITANDO O DIREITO MORAL DIVINO DE PERMITIR O PECADO E PODER REDUNDÁ-LO EM GLORIFICAÇÃO DA JUSTIÇA DIVINA

6- A ILUSTRAÇÃO DOS VASOS NÃO ADVOGA QUE DEUS CRIA SERES MORAIS OBJETIVAMENTE ESTRUTURADOS E PROGRAMADOS PARA SEREM INCRÉDULOS, MAS ILUSTRA QUE FOI DEUS QUEM FORMOU A NAÇÃO DE ISRAEL, PORÉM PERMITIU QUE JUDEUS PUDESSEM DESONRAR O PACTO PREESTABELECIDO
INTRODUÇÃO

Como a Bíblia não é um livro de cunho científico e sistemático, porque foi escrita com objetivo final de alcançar o povão, por isso não é tão simples interpretar exatamente de acordo com que cada autor quis transmitir, como muitos imaginam. Quem escreveu o livro de Romanos foi o Apóstolo Paulo, e este escritor sacro tem um estilo escriturário de difícil compreensão para aqueles que não conhecem as causas que levaram escrever cada tópico e os propósitos que pretendia alcançar; e quando não se faz a análise do discurso e a correta aplicação das regras hermenêuticas ocasiona erros teológicos e heresias. Como o Apóstolo Pedro bem advertiu: “e tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor; como também o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada; como faz também em todas as suas epístolas, nelas falando acerca destas coisas, nas quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, como o fazem também com as outras Escrituras, para sua própria perdição” (2Pe 3.15, 16).

A regra máster da hermenêutica é: “a Bíblia explica a Bíblia”, isto significando que os textos da Bíblia não podem ser interpretados isolados do ado restante da Bíblia. Há um provérbio teológico que diz que “texto sem contexto é pretexto para heresias”. Romanos 9 não é uma perícope independente, ela está diretamente atrelada aos capítulos 10 e 11. O tema paulino para os capítulos 9, 10 e 11 é “a eleição e a reprovação dos israelitas”.

O ponto distintivo e esclarecedor é que a eleição dos israelitas, a princípio, não objetivava terminantemente a salvação eterna deles, mas era uma eleição e predestinação específica para obra; até porque a Bíblia afirma, tanto quanto Paulo, que os israelitas que não se converteram serão condenados juntamente com os demais incrédulos (Rm 3.20, 28; Mt 11.20-24; Gl 2.15, 16). Deus havia elegido Israel para a tríplice missão: demonstrar o poder de Deus ao mundo, revelar a palavra de Deus ao mundo e revelar o Messias ao mundo.

O foco da argumentação de Paulo, nestes capítulos supracitados, não está direcionado a salvação ou condenação eterna de toda humanidade, mas para alguns critérios do pacto da eleição e rejeição das pessoas dos israelitas segundo a aliança abraâmica. A dúvida que queria aloja-se em alguns da igreja em Roma que o apóstolo tentava solucionar neste capítulo era: como Deus pode rejeitar israelitas que não aceitaram a Jesus Cristo sem quebrar as promessas que Ele fez aos patriarcas e à nação de Israel? Observem que os romanos imaginavam que o pacto abraâmico automaticamente predestinava, de tabela por direito incondicional, os israelitas para salvação. Dessa forma não precisariam nem crer em Jesus para serem salvos. Então Paulo, no cap. 9, declara através do VT por exemplos históricos que, a princípio, Deus é soberano para escolher e usar quem Ele quiser, tem liberdade pra se agradar de quem Ele quiser e tem direito de rejeitar o judeu que Ele quiser sem, no entanto, quebrar as promessas feitas. No cap. 10 Paulo revela qual critério desclassifica os israelitas da promessa da salvação, é que os judeus é quem quebraram o pacto pela incredulidade. No cap. 11 o apóstolo declara que Deus por misericórdia irá restaurar novamente a nação israelita no futuro.

A ortodoxia tem a finalidade de mostrar as mais evidentes e essenciais doutrinas da Bíblia, como a Trindade, a perfeição dos atributos morais divinos, a imutabilidade divina, a divindade de Cristo, a redenção pela encarnação, morte e ressurreição de Jesus, a salvação pela graça por meio da fé em Cristo e etc., para que o crente tenha critérios firmes para analisar as interpretações, as teses e as teorias, se são mesmos bíblicas e ortodoxas, ou não. É a aceitação às doutrinas mais essenciais da Bíblia que caracteriza uma teoria teológica como ortodoxa; como também é a quebra das doutrinas mais essenciais da Bíblia que caracteriza uma teoria ou tese teológica como liberal. Portanto, toda teoria que interprete o capítulo 9 de Romanos como afirmando que Deus deseja que o reprovado peque, que Deus concorre moralmente com a prática de cada pecado, que Deus só conhece cada ato de pecado previamente porque preordenou esses atos, que Deus por Sua vontade objetiva e imediata causa cada pecado, que predestinou alguns homens para perdição, não pelas obras deles, mas pelo Seu absolutismo (predestinação incondicional), todas estas são de cunho liberal, pois quebram, necessariamente, a imutabilidade e perfeição do caráter e atributos morais de Deus. Todas estas teses são infâmias e blasfêmias contra o perfeito Criador de todas as coisas. Elas podem ser consideradas até conservadoras se conservam o ensino de algum teólogo do passado, porém não podem ser consideradas ortodoxas, porque quebram pilares da ortodoxia; por isso devem ser consideradas anátemas!

Se Paulo estivesse querendo dizer no cap. 9 que é Deus quem incondicionalmente predestina alguns homens para pecar, conclui-se inevitavelmente que Deus seria um ser antinomista em si mesmo (porque ignora os princípios morais eternos), Deus apenas teria amor, mas não seria o próprio amor (porque sentia satisfação em fazer sofrer eternamente quem não podia evitar sua programação fatal), seria maquiavélico porque dava a Lei para que obedecesse, mas usava de malícia para que não pudesse obedecer, Deus seria injusto (porque condenaria com penas eternas a quem Ele mesmo programou, inelutavelmente, para uma vida de impiedade). Poderíamos dizer, pela análise desta teoria calvinista, que Deus seria tão imperfeito moralmente quanto o homem.

INTERPRETAÇÃO DE ROMANOS 9 À LUZ DA ORTODOXIA

1- O TEMA DE ROMANOS 9 NÃO É ELEIÇÃO E REPROVAÇÃO GERAL, MAS DE ISRAEL

Os capitulos 9, 10 e 11 estão atrelados a um só tema, Paulo fala sobre “a eleição e reprovação da nação de Israel”. Agora, como é possível achar o tema principal destes três capítulos? A resposta é verificando os assuntos de cada perícope nesses capitulos. Os assuntos principais de cada perícope chamamos de epígrafes. No entanto, devemos atentar para as epígrafes de cada capítulo, pois harmonizando suas idéias podemos detectar o tema principal. Prefiro usar fontes calvinistas de que minhas próprias ou de qualquer outro arminiano para que o leitor, que tenha uma visão oposta, não possa rejeitar por puro preconceito; por isso apresento as epígrafes de Romanos 9, 10 e 11 expostas na única Bíblia de estudo calvinista: a Bíblia de Estudo de Genebra:

Bíblia de Estudo de Genebra

Rm 9.1-5 Paulo e a incredulidade dos JUDEUS

Rm 9.6-13 A rejeição de ISRAEL não é incompatível com as promessas de Deus

Rm 9.14-18 A rejeição de ISRAEL não é incompatível com a justiça de Deus

Rm 9.19-29 A soberania de Deus

Rm 9.30-33 ISRAEL é responsável pela sua rejeição

Rm 10.1-15 Os JUDEUS rejeitam a justiça de Deus

Rm 10.16-21 ISRAEL não pode alegar falta de oportunidade

Rm 11.1-10 O futuro de ISRAEL

Rm 11.11-24 A rejeição de ISRAEL não é final

Rm 11.25-32 O ultimo desígnio de Deus é misericórdia para com todos

Rm 11.33-36 A maravilhosa sabedoria dos desígnios divinos

Observa-se no capítulo 9 o Apóstolo Paulo salientando a soberania do Criador para usar as pessoas que Ele quiser, escolher e rejeitar quem Ele quiser. Percebe-se que das onze epígrafes que a Bíblia de Genebra sugestiona para os capítulos 9, 10 e 11, apenas três não apresentam o nome ISRAEL ou JUDEUS, então se conclui necessariamente que a nação de Israel ou a etnia judaica é o objeto de discussão dos capítulos 9, 10 e 11. Porém, não é difícil descobrir que também estas três perícopes que as supracitadas epígrafes sugestionam fazem igualmente referência à nação de Israel; a primeira é Rm 9.19-29 que registra uma vez a palavra JUDEUS e duas vezes a palavra ISRAEL. A segunda é Rm 11.25-32 que registra duas vezes a palavra ISRAEL, uma vez a palavra SIÃO referindo-se a pátria israelita, uma vez a palavra JACÓ e três a palavra ELES, uma a palavra DELES e uma ESTES, todas, nove ao total, referindo-se aos israelitas. Já a terceira epígrafe que a Bíblia de Genebra não expõe o nome Israel ou judeus é a de Rm 11.33-36, que sendo a conclusão dos três capítulos nada mais é que uma exclamação diante da sabedoria e justiça de Deus quanto à eleição e rejeição de judeus e a inclusão de alguns gentios pelo ministério da graça.

A abundancia de referências à nação e ao povo judeu nas perícopes de Romanos 9, 10 e 11 e confirmadas nas epígrafes da Bíblia de Genebra, torna inquestionável que a eleição e reprovação de Israel aduzidos desses capítulos é o tema principal deles. Quanto ao capítulo 9 nem mesmo Calvino pôde negar que seu tema estava intrinsecamente ligado à reprovação dos judeus, ou mesmo, a rejeição de uma parte da nação de Israel. Vejamos o que Calvino comentou:

“1. Digo a verdade em Cristo – uma vez suposto pela maioria que Paulo se declarara inimigo de sua própria nação, de maneira que de alguma forma se fizera suspeito – até mesmo para os próprios domésticos da fé – de ensiná-los a apostatarem de Moisés, então ele prepara a mente de seus leitores, à guisa de preâmbulo, antes de entrar na discussão do seu tema proposto. Neste preâmbulo, ele se desvencilha da falsa suspeita de ser hostil para com os judeus. Visto que o tema carecia de apoio de juramento...”. “2. Que tenho grande tristeza. É bastante habilidosa a interrupção que o apóstolo faz de seu discurso antes de declarar o tema. Não era ainda oportuno mencionar abertamente a destruição da nação judaica.” (João Calvino, Romanos. Edições Paracletos, p. 322, 323).

O tema proposto por Paulo, tão melindroso de Paulo falar pros judeus, no comentário de Calvino era “a destruição da nação judaica”. Portanto, a análise desse discurso de Paulo no capítulo 9 de Romanos, baseando-se nas fontes calvinistas, epígrafes da Bíblia de Genebra e comentário de Calvino, infere, necessariamente, que o tema principal desse capítulo fala da rejeição de uma parte da nação de Israel, ou da reprovação de alguns judeus na carne, e não da humanidade ou dos homens em geral. Sendo assim, é absolutamente infundado e absurdo o argumento que Romanos 9 trata da eleição e reprovação absolutista individual de todos os homens em geral.

2- O ÁPICE DA PROBLEMÁTICA DO CAPÍTULO 9, 10 E 11 GIRA EM TORNO DOS ISRAELITAS NA CARNE, E NÃO DOS ESPIRITUAIS

O versiculo “6” é o texto chave do cap. 9, porque realmente ele faz uma perfeita conecção entre a introdução e o desenvolvimento do capítulo. Sei que é verdade que os fiéis da terra, que compõem a igreja invisível, pode até ser chamada de israelitas, porém as evidências contextuais mostram que os “verdadeiros israelitas” de Rm 9.6 não inclui os gentios, mas se refere somente aos fiéis da nação de Israel. Vejamos: “Não que a palavra de Deus haja falhado. Porque nem todos os que são de Israel são israelitas” (Rm 9.6).

a) Quem era o objeto da preocupação de Paulo no texto, os rejeitados gerais ou somente os judeus? A resposta se encontra na introdução, nos versículos 2, 3: “que tenho grande tristeza e incessante dor no meu coração. Porque eu mesmo desejaria ser separado de Cristo, por amor de meus irmãos, que são meus parentes segundo a carne”.

b) Versículo 3: “Porque eu mesmo desejaria ser separado de Cristo, por amor de meus irmãos, que são meus compatriotas segundo a carne”. Podemos observar que nos primeiros versículos deste capítulo Paulo tenta externar a sua tristeza por causa da incredulidade de Israel. Aqui no versículo 3 o apóstolo declara com firmeza que está se referindo ao Israel “segundo” (gr. katà) “a carne” (gr. sárka) e não ao Israel espiritual.

c) Versículos 4 e 5: “os quais são israelitas, de quem é a adoção, e a glória, e os pactos, e a entrega da lei, e o culto, e as promessas; de quem são os patriarcas; e de quem descende o Cristo segundo a carne, o qual é sobre todas as coisas, Deus bendito eternamente. Amém”. Três fortes evidências que o apóstolo se referia ao Israel etnia podem ser apresentadas daqui: primeiramente, a frase “os quais são israelitas” está gramaticalmente e contextualmente ligada à última frase do versículo anterior: “que são meus parentes segundo a carne (sárka)”.

Segundo, os termos: “a entrega da lei” e “de quem são os patriarcas”, jamais podem ser empregada para o Israel espiritual, porque a legislação (nomothesia) foi entregue à nação de Israel, e não para os crentes gentios; terceiro, a oração: “e de quem descende o Cristo segundo a carne” declara explicitamente que Paulo se refere aos judeus, visto que Jesus não descende dos gentios, mas da sárka judaica. Mesmo a calvinista Bíblia de Genebra concorda em seu comentário que esse texto fala de judeus na carne: “9:1-5 - O apóstolo agora explica a rejeição da maioria de seus compatriotas judeus ao evangelho” (Bíblia de Estudo de Genebra. P. 1332).

d) Qual foi a palavra que Deus disse que o texto (Rm 9.6) defende que não falhou? O contexto aproximado mostra que foi uma promessa divina: “os quais são israelitas, de quem é ... as promessas” (Rm 9.4), “... mas os filhos da promessa são contados como descendência” (Rm 9.8). Se referia a promessa de salvação à nação judaica, que os judaizantes imaginavam que era incondicional e fatalística para todos os descendentes de Abraão, coisa que Paulo estava refutando. Entretanto, o versículo 6 se apresenta como versículo chave para discernimento da problemática desse discurso de Paulo.

e) Pra quem era, originalmente, a promessa referida no texto, pra todos os fiéis da terra ou somente pra os fiéis judeus? A resposta está nos versículos 3, 4 que diz: “... que são meus parentes segundo a carne; os quais são israelitas, de quem é ... as promessas”.

f) Paulo escreveu o cap. 10 com o objetivo de explicar a introdução e uma parte do desenvolvimento do cap. 9. Sua epígrafe pode ser: “os judeus rejeitam a justiça de Deus”, pois explica que os atos da soberania divina estavam atrelados à genuína justiça, e não à tirania. O primeiro versículo retrata bem a introdução e revela que o assunto da salvação do cap. 9 se referia aos judeus: “Irmãos, o bom desejo do meu coração e a minha súplica a Deus por Israel é para sua salvação” (Rm 10.1).

g) O cap. 11 complementa a explicação do conteúdo do cap 9. A sua epígrafe pode ser: “os judeus, a justiça divina e a consistência da promessa fatalista de salvação deles”, pois esclarece que os atos do endurecimento divino é consequência do endurecimento voluntário deles, e revela que a consistência da promessa da salvação dos judeus é coletiva no futuro escatológico.

No primeiro versículo Paulo diz: “Pergunto, pois: Acaso rejeitou Deus ao seu povo? De modo nenhum; por que eu também sou israelita, da descendência de Abraão, da tribo de Benjamim” (Rm 11.1). Este esclarece que quando Paulo discorria no cap. 9 sobre a rejeição pra salvação estava se preocupando em trazer uma explicação para aos judeus, e mesmo que na conclusão mostrou a inclusão dos gentios, porém seu objetivo era o assunto da eleição e reprovação da etnia de Israel, e não da humanidade.

É perceptível que o texto chave que inicia o tema do discurso paulino dos capítulos 9, 10 e 11 seja: “Não que a palavra de Deus haja falhado. Porque nem todos os que são de Israel são israelitas” (Rm 9:6), somando com seu tema já indentificado: “A eleição e a reprovação de Israel”, acertadamente deduzido das epígrafes da Bíblia de Genebra, podemos concluir que a problemática que Paulo tenta solucionar no texto em comento consiste em: “Se as promessas que Deus fez aos patriarcas e à nação de Israel parecem indicar uma predestinação incondicional para todo israelita, então como Deus poderia condenar qualquer um desses que rejeitarem a Jesus Cristo, sem quebrar essas promessas?”. Em síntese, os argumentos de Paulo em Romanos 9, 10 e 11 giram em torno da etnia e dos indivíduos israelitas na carne, explicando que Deus não é obrigado a salvar todos, a Sua soberania e o fundamentos das Suas promessas Lhe dão o direito a eleger condicionalmente só em Cristo. Portanto, interpretar que os israelitas que Paulo se refere são todos os eleitos da terra, é um erro de particularização do texto; e texto sem contexto é pretexto para heresia!

3- O OBJETIVO DE PAULO NÃO É DEFENDER O ENSINO DA DUPLA PREDESTINAÇÃO INCONDICIONAL, MAS SALIENTAR A AUTORIDADE DIVINA NA ESCOLHA POR CRITÉRIOS SOBERANOS, E NÃO JUDAIZANTES

A começar pela análise bibliográfica do livro de Romanos vemos que seu propósito não coaduna com o ensino da predestinação fatalista incondicional; Paulo escreve a carta com o objetivo principal de esclarecer e provar aos judeus em Roma que não adiantava apenas ser descendente de Abraão, Isaque e Jacó para conseguir a salvação eterna; assim, era necessário ser “justificado pela fé em Cristo Jesus”, e não pela carne ou por obras (1.6, 16, 17; 2.1-4.25; 9.1-11.36). Portanto, pela análise bibliográfica percebemos que Paulo não usa, necessariamente, em Romanos o termo “Israel” significando, como via de regra, a igreja invisível, não. Porque ele se refere à descendência de Abraão. Quatro fortes evidencias na análise do discurso quebram a idéia que o Apóstolo queria ensinar a doutrina da predestinação fatalista incondicional em Romanos 9:

Primeiro. Após Paulo salientar a soberania divina ele esmera-se a defender que “ISRAEL é responsável pela sua rejeição”, esta é a epígrafe da Bíblia de Genebra para Rm 9.30-33. Daí, infere-se necessariamente que essa soberania divina não é tirania, ela baseia-se na justa justiça; se Israel é responsável pela sua rejeição, então a predestinação não é incondicional, é condicionada pelo conhecimento da sua rejeição a Cristo.

Segundo. Os capítulos 9, 10 e 11, que estão atrelados entre si, fixam como objeto principal de discussão a nação e o povo israelita, e não a humanidade. O apóstolo já inicia em Romanos 9.1-5 tentando inculcar nos judeus que ele cria que Deus havia elegido a nação de Israel e se condoia pela sua reprovação. O capítulo 11 de Romanos, que fecha toda essa perícope, revela que Paulo discorria sobre o pacto coletivo, quando fala de uma restauração futura de Israel, no plano escatológico (pela prensa da grande tribulação). Pois bem, a nação foi escolhida primordialmente para obra: servir de palco para a revelação do poder de Deus, da Palavra e a revelação de Cristo ao mundo. Para obra a escolha era incondicional e absolutista, porém para salvação a Bíblia já havia apresentado para os judeus que é condicional e individual: “A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniquidade do pai, nem o pai levará a iniquidade do filho; a justiça do justo ficará sobre ele, e a impiedade do ímpio cairá sobre ele” (Ez 18.20).

Terceiro. A tese em Rm 9.30-33 que “ISRAEL é responsável pela sua rejeição” não é um texto sem contexto, pois todo capítulo 10 de Romanos vem consubstanciá-lo; em Rm 10.1-15 Paulo declara que “os JUDEUS rejeitam a justiça de Deus”, e para não sobrar dúvidas que a soberania divina não é tirania, o apostolo ressalta em Rm 10.16-21 que “ISRAEL não pode alegar falta de oportunidade”. Essas conclusões textuais na Bíblia (calvinista) de Genebra inferem necessariamente duas coisas contrárias a ela: que se os israelitas não podem alegar falta de oportunidade é porque tinham livre-arbítrio real de escolherem a Cristo; e que a eleição e a reprovação divina individual não se baseiam em tirania, mas no amor e justiça onisciente divino: “Mas contra Israel diz: todo dia estendi as mãos a um povo rebelde e contradizente” (Rm 10.21). Paulo não se contradiz, e nem a Bíblia pode se contradizer, pois Deus não poderia estender uma mão de salvação pra todos pegar (cap. 10), e ao mesmo tempo, afastar as pessoas com a outra para que não pudessem alcançar a mão da salvação (cap. 9). Essa interpretação é um tremendo absurdo! Faz de Deus bondoso e maligno ao mesmo tempo!

Quarto. O apóstolo inicia transparecendo que a problemática que discutirá seria que a promessa para os judeus não falhou, e que nem todos os que são de Israel são israelitas. A Bíblia de Estudo de Genebra comentando Romanos 9.6, a chave da problemática do discurso de Paulo em Romanos 9, diz: “A promessa e o plano de Deus de que seria o Deus da descendência de Abraão (Gn 17.7-8) estão aqui em foco. Na era do Antigo Testamento, a descendência natural não garantia automaticamente a herança da promessa. Deus a escolhera quem a herdaria. Esse princípio é evidente na família de Isaque”. Pois bem, como a problemática discutida era que se Deus reprovasse qualquer judeu quebraria suas promessas (apesar de Calvino afirmar que o objeto da discussão em Romanos 9 era os judeus, porém fez interpretações fora do contexto), então Paulo tenta desconstruir a idéia fatalista incondicional dos judaizantes, salientando a soberania divina para poder rejeitar, pelos Seus próprios critérios (cristãos), alguns judeus. É óbvio que como ele estava refutando o determinismo incondicional, não poderia objetivar defendê-lo ao mesmo tempo, pois isso seria uma pretensão absurda!

4- A ILUSTRAÇÃO DE JACÓ E ESAÚ NÃO VEM ADVOGAR A ELEIÇÃO E REJEIÇÃO INCONDICIONAL, MAS ENSINA QUE AS PROMESSAS ESTÃO FIDELIZADAS NO PACTO, NÃO PODEM SUBORDINAR-SE AOS CRITÉRIOS DOS JUDAIZANTES

Versículos 9-14: Paulo postou aqui sem pretensão primária de figurar Esaú e Jacó como representando todos os réprobos e todos os eleitos; não há problema se o sentido for pessoal, porque as evidências corroboram que a eleição da descendência abraâmica objetivava prioritariamente obra, assim a de Jacó não era diferente disso. Porque a sentença é bem pessoal para os dois: cita a avó Sara, a mãe Rebeca e o pai Isaque. Porém, aqui não é cabível a interpretação universal espiritualizada, pois será que todos os rejeitados gentios também são descendentes de Abraão? Não tem lógica. Como também, Deus nunca disse a Abraão “Eu te escolhi só pra ti salvar”, ao contrário Ele disse-lhe: “de ti farei uma grande nação”, “... e em ti serão benditas todas as famílias da terra” (Gn 12.2a, 3b). E sobre Jacó e Esaú Deus disse: “duas nações há no teu ventre, e dois povos se dividirão das tuas entranhas: um povo será mais forte do que o outro povo, e o maior servirá o menor” (Gn 25.22), o que tem a ver aqui ser patriarca de um povo com ser eternamente salvo? E o que foi que Deus disse a Jacó, será que disse que ele era um predestinado para salvação? vejamos: “por cima dela estava o Senhor, que disse: Eu sou o Senhor, o Deus de Abraão teu pai, e o Deus de Isaque; esta terra em que estás deitado, eu a darei a ti e à tua descendência; e a tua descendência será como o pó da terra; dilatar-te-ás para o ocidente, para o oriente, para o norte e para o sul; por meio de ti e da tua descendência serão benditas todas as famílias da terra. Eis que estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei tornar a esta terra; pois não te deixarei até que haja cumprido aquilo de que te tenho falado” (Gn 28.13, 14).

É mais que evidente que a eleição de Jacó foi apenas uma extensão do propósito de Deus de fazê-lo, do mesmo jeito que fez a Abraão e Isaque, um patriarca de uma nação escolhida para obra. Por isso Deus disse: “... não te deixarei até que haja cumprido aquilo de que te tenho falado”. Deus havia elegido Israel para a tríplice missão: demonstrar o poder de Deus ao mundo, revelar sua palavra ao mundo e revelar o Messias ao mundo. Portanto, interpretar que a escolha de Jacó foi exatamente para predestinação para salvação incondicional é um assassinato da hermenêutica e ignorância bíblica!

Se o cap. 9 de Romanos objetiva tratar universalmente dos rejeitados e dos eleitos, então quando ele fala de Jacó e Esaú estaria tratando de todos os eleitos e de todos os rejeitados universalmente pra salvação. Então vamos analizar o texto:

V. 11: “pois não tendo os gêmeos ainda nascido, nem tendo praticado bem ou mal (para que o propósito de Deus segundo a eleição permanecesse firme, não por causa das obras, mas por aquele que chama)”. Primeiramente, todo mundo sabe que a escolha de Abraão, Isaque e Jacó objetivava a formação do povo eleito, e não objetivava primariamente a salvação deles. Veja: “Eu farei de ti uma grande nação; abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome; e tu, sê uma bênção. Abençoarei aos que te abençoarem, e amaldiçoarei àquele que te amaldiçoar; e em ti serão benditas todas as famílias da terra” (Gn 12.2, 3); “por cima dela estava o Senhor, que disse: Eu sou o Senhor, o Deus de Abraão teu pai, e o Deus de Isaque; esta terra em que estás deitado, eu a darei a ti e à tua descendência; e a tua descendência será como o pó da terra; dilatar-te-ás para o ocidente, para o oriente, para o norte e para o sul; por meio de ti e da tua descendência serão benditas todas as famílias da terra” (Gn 28.13, 14). A Bíblia não declara em canto nenhum que escolheu Jacó especialmente para ser salvo, mas formar um povo para ser luz para os gentios (Is 49.6).

V. 12: “foi-lhe dito: O maior servirá o menor”. Se o texto tivesse falando em eleição e rejeição pessoal, esse texto que Paulo se refere estaria tratando de indivíduos. Vamos então ao texto no VT.: “Respondeu-lhe o Senhor: Duas nações há no teu ventre, e dois povos se dividirão das tuas estranhas, e um povo será mais forte do que o outro povo, e o maior servirá ao menor” (Gn 25.23). Essa profecia jamais se cumpriu entre as pessoas de Esaú e Jacó, pois Esaú herdou todos os bens de Isaque, e jamais precisou serviu a Jacó, porém foram os descendentes de Esaú que serviram ao povo de Israel (2Sm 8.14).

V. 13: “Como está escrito: Amei a Jacó, e aborreci a Esaú”. Será que essa revelação foi dita referindo-se às pessoas de Jacó e Esaú? O único texto do VT que fala isso é Ml 1.1-4: “A palavra do Senhor a Israel, por intermédio de Malaquias. Eu vos tenho amado, diz o Senhor. Mas vós dizeis: Em que nos tens amado? Acaso não era Esaú irmão de Jacó? diz o Senhor; ‘todavia amei a Jacó, e aborreci a Esaú’; e fiz dos seus montes uma desolação, e dei a sua herança aos chacais do deserto. Ainda que Edom diga: Arruinados estamos, porém tornaremos e edificaremos as ruínas; assim diz o Senhor dos exércitos: Eles edificarão, eu, porém, demolirei; e lhes chamarão: Termo de impiedade, e povo contra quem o Senhor está irado para sempre”. Nesse tempo de Malaquias, já não existiam Jacó e Esaú há muitos anos, portanto, está mais que claro que a interpretação que Jacó e Esaú em Romanos 9 ensina eleição e rejeição incondicional é forçosa e anti-bíblica, pois essa declaração quer dizer que Deus amou ao povo de Israel e aborreceu o povo de Edom.

O ponto distintivo e esclarecedor é que a eleição de Jacó e a rejeição de Esaú, como era para a missão de formar uma nação escolhida, Deus havia escolhido os descendentes de Jacó e rejeitado os descendentes de Esaú para obra: “e aborreci a Esaú; e fiz dos seus montes uma desolação, e dei a sua herança aos chacais do deserto” (Ml 1.3). Esaú já havia morrido nesse contexto, há muitos anos, então isso é uma declaração que Deus desolou os montes dos descendentes de Esaú. Então, quando Paulo diz que Deus aborreceu Esaú antes de o haver nascido, fala da sua rejeição e da sua descendência para obra e não pra salvação! Veja como a Bíblia fala de Esaú referindo-se à sua descendência: “não contendais com eles, porque não vos darei da sua terra nem sequer o que pisar a planta de um pé; porquanto a Esaú dei o monte Seir por herança” (Dt 2.5). “E a casa de Jacó será um fogo, e a casa de José uma chama, e a casa de Esaú restolho; aqueles se acenderão contra estes, e os consumirão; e ninguém mais restará da casa de Esaú; porque o Senhor o disse” (Ob 1.18). “Mas eu desnudei a Esaú, descobri os seus esconderijos, de modo que ele não se poderá esconder. E despojada a sua descendência, como também seus irmãos e seus vizinhos, e ele já não existe” (Jr 49.10). Portanto, Esaú foi rejeitado incondicionalmente para obra, e não para salvação (Hb 12.16, 17); é iníquo afirmar que Deus predestina incondicionalmente para perdição!

Como, também, quando Paulo usa a expressão em que Deus fala a Moisés que terá misericórdia de quem lhe aprouver ter misericórdia, (v.15) não quer dizer de forma alguma que a vontade divina não se submeta aos critérios da perfeição do Seu caráter moral, apenas dizia que da mesma forma que a arrogância de Moisés não dobrou os critérios divinos, não se dobrará aos critérios judaizantes que reclamava pelo direito à salvação incondicional por causa das promessas (ou seja, não necessitar aceitar a jesus Cristo).
5- A ILUSTRAÇÃO DE FARAÓ NÃO VEM ADVOGAR COERÇÃO DIVINA PARA A PRÁTICA DE PECADO, MAS SALIENTA A SOBERANIA DE USAR QUEM QUISER, IMPLICITANDO O DIREITO MORAL DIVINO DE PERMITIR O PECADO E PODER FAZER DELE UMA OBRA PARA O BEM.

A frase em Rm 9.18 “endurece a quem quer” jamais poderia advogar que Deus, com poder coercitivo, faz o homem pecar ou impede que este procure amá-lo. A Bíblia não afirma só a soberania divina, mas também a perfeição do caráter moral divino. O endurecer de Deus é nada mais que Sua resposta ao coração impenitente, Deus libera-o totalmente para o pecado (Rm 1.18-28). Então, quando o homem segue voluntariamente sua carne, torna-se mais bronco para com Deus. Godet apropriadamente escreveu: “O que não deve ser esquecido, e o que aparece claramente, de toda a narrativa em Êxodo, é que o endurecimento de Faraó, foi inicialmente um ato seu. Cinco vezes é dito dele que ele mesmo endureceu, ou tornou pesado seu coração (Êx 7.13; 7.22; 8.15; 8.32; 9.7), antes da vez quando é finalmente dito que Deus o endureceu (Êx 9.12), e mesmo depois disso é dito que ele endureceu a si mesmo (Êx 9.34). Assim ele inicialmente fechou seu próprio coração aos apelos de Deus; ficou mais firme pela resistência obstinada sob os julgamentos de Deus, até que finalmente Deus, como punição por sua rejeição obstinada do direito, entregou-o à sua louca insensatez e afastou seu julgamento”. Essas verdades provam que esse endurecimento nada mais é do que a “Lei divina das Causas e Efeitos” em plena evidência. Perceba como a Bíblia afirma isso: “Não vos enganeis; Deus não se deixa escarnecer; pois tudo o que o homem semear, isso também ceifará” (Gl 6.7).

Deus já havia visto, pela Sua onisciência do futuro, e dito a Moisés que o rei do Egito tinha o coração obstinado e não deixaria os israelitas saírem, mas Ele faria o Faraó liberar o povo pela força das pragas: “Eu sei, porém, que o rei do Egito não vos deixará ir, a não ser por uma forte mão. Portanto estenderei a minha mão, e ferirei o Egito com todas as minhas maravilhas que farei no meio dele. Depois vos deixará ir.” (Êx 3.19, 20). Podemos ver na Bíblia, sem nenhuma agressão à hermenêutica, como o endurecer de Deus era apenas uma força de expressão pela reação natural de Faraó diante de um circunstancia contrária a seus intentos. Vejamos: “Disse o Senhor a Moisés: Fala aos filhos de Israel que se voltem e se acampem diante de Pi-Hairote, entre Migdol e o mar, diante de Baal-Zefom; em frente dele assentareis o acampamento junto ao mar. Então Faraó dirá dos filhos de Israel: Eles estão embaraçados na terra, o deserto os encerrou. Eu endurecerei o coração de Faraó, e ele os perseguirá; glorificar-me-ei em Faraó, e em todo o seu exército; e saberão os egípcios que eu sou o Senhor. E eles fizeram assim. Quando, pois, foi anunciado ao rei do Egito que o povo havia fugido, mudou-se o coração de Faraó, e dos seus servos, contra o povo, e disseram: Que é isso que fizemos, permitindo que Israel saísse e deixasse de nos servir?” (Êx 14.1-5). Não há qualquer quebra de livre-arbítrio nesse texto. O que há é uma reação naturalíssima de Faraó diante de uma oportunidade de realizar seu intento, continuar usando o povo como escravo, pois esse trabalho saía muito barato para o Egito!

A justiça divina libera para tornar-se mais incrédulo e mais pecador todo aquele que, voluntariamente conhecendo a verdade, se faz impenitente. Era isso que o Apóstolo implicitou quando fez referencia a Faraó, pois salientava a soberania divina para permitir que alguns judeus se perdessem. Veja o que Paulo diz: “Mas pergunto: Porventura não ouviram? Sim, por certo: Por toda a terra saiu a voz deles, e as suas palavras até os confins do mundo”. “Quanto a Israel, porém, diz: Todo o dia estendi as minhas mãos a um povo rebelde e contradizente” (Rm 10.18, 21). E como os judeus eram rebeldes e contradizentes o oleiro permitiu, em Seu governo universal, que a Lei da semeadura entrasse em efeito: “E Davi diz: Torne-se-lhes a sua mesa em laço, e em armadilha, e em tropeço, por justa retribuição” (Rm 11.9).

Deus, por desejar ser amado por amor livre e voluntário, e não com amor coagido pelo poder da Sua soberania, precisou dar livre arbítrio ao homem. Mas, como o livre arbítrio humano não é soberania, então Deus aplicou a essa liberdade moral à Lei das causas e efeitos, que sentencia: “O que semear a perversidade segará males...” (Pv 22.8; veja também Is 40.24); mas, também para o bem: “Semeai para vós em justiça, colhei segundo a misericórdia; lavrai o campo alqueivado; porque é tempo de buscar ao Senhor, até que venha e chova a justiça sobre vós” (Os 10.12). Portanto, em questão de interpretação bíblica, até o próprio Calvinista Charles Hodge concorda que não deve haver contradição na Bíblia: “Se as Escrituras são o que alegam ser, a palavra de Deus, são a obra de uma só mente, a mente divina. À luz desse fato, segue-se que a Escritura não pode contradizer a Escritura. Deus não pode em um lugar ensinar algo que seja inconsistente com o que Ele ensina em outro lugar. Por conseqüência, a Escritura deve explicar a Escritura. Se uma passagem admite diferentes interpretações, a única que pode ser verdadeira é aquela que concorda com que a Bíblia ensina em outros lugares sobre o mesmo tema” (Teol. Sist. C. Hodge. P. 140). Então como é que Deus endureceria o coração de alguém só para que não pudesse ser salvo? Isso contradiz as Escrituras no que diz respeito à lei da semeadura e do Seu amor universal: “Tenho eu algum prazer na morte do ímpio? diz o Senhor Deus. Não desejo antes que se converta dos seus caminhos, e viva?” (Ez 18.23). Deus é soberano, mas também é santo e justo, não faz ninguém pecar!

HIPERCALVINISMO
CALVINISMO-MODERADO
ARMINIANISMO

QUANTO À JUSTIFICATIVA

Deus faz o homem pecar, porque é absolutista (preordenação)

Deus fataliza cada pecado, porque é absolutista (preordenação)

Deus permite o pecado, porque deseja ser amado livremente

(conhecimento prévio)

QUANTO AO SENTIMENTO DIVINO

Deus deseja, decreta e opera o pecado, porque não é oposto a Ele

Deus deseja que o pecado aconteça, mas odeia o pecado

Deus não deseja que o pecado aconteça e odeia-o

QUANTO À CONCORRÊNCIA DIVINA

O pecado acontece por ação objetiva de Deus em causas primárias irresistíveis (criando uma necessidade de pecar) (Concorrência Moral Imediata)

O pecado acontece por ação objetiva divina em causas secundárias irresistíveis (motivando para que peque) (Concorrência Moral Mediata)

O pecado acontece pelo decreto divino universal do livre curso natural e livre-arbítrio. (Concorrência Física Mediata)

6- A ILUSTRAÇÃO DOS VASOS NÃO ADVOGA QUE DEUS CRIA SERES MORAIS OBJETIVAMENTE ESTRUTURADOS E PROGRAMADOS PARA PECAR, MAS INSINUA QUE FOI DEUS QUEM FORMOU A NAÇÃO DE ISRAEL, PORÉM PERMITIU QUE JUDEUS PUDESSEM DESONRAR O PACTO PRESTABELECIDO.

Quando Paulo fala do direito do oleiro de fazer o barro do jeito que quiser, responde duas questões da problemática judaica: a primeira é que o criador da nação de Israel fez este povo permitindo que alguns pudessem quebrar o pacto divino; isso pode ser explicado pela Lei do livre-arbítrio (Rm 10.21; At 7.51; Mt 23.37). Segundo, Deus tem o direito de usar quem Ele quiser ou deixar de usar, sem dar explicações a ninguém. Usou Israel do mesmo modo que usou faraó para um propósito. Para obra a eleição é incondicional, para salvação a coisa muda, a condição é abraçar a Cristo.

Na questão dos vasos, é evidenciado pelo VT que o texto que Paulo usa fala sobre a promessa divina para o povo judeu (coletividade), que assim que o objeto de barro recebe a forma conferida pelo oleiro, assim também Deus iria moldar uma situação política de salvação através da Pérsia (Is 45.9-16). Perceba outras referencias acerca do assunto: “Os preciosos filhos de Sião, comparáveis a ouro puro, como são agora reputados por vasos de barro, obra das mãos de oleiro!” (Lm 4.2). “Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o Senhor. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel” (Jr 18.6). Elas também se referem ao povo israelita (nação), e não particularmente a indivíduos. Isso indica a eleição para obra.

Agostinho (354-430 dC) acertadamente disse: “O intérprete deve consultar o verdadeiro credo ortodoxo” (Henry Virkler, Hermenéutica Avançada, p. 45). Os calvinistas só conseguem ver a soberania divina como credo ortodoxo, e esquecem que a perfeição dos atributos morais divino, quanto à Sua imutabilidade moral, também, são pilares da ortodoxia (Ml 3.6; Tg 1.17; 1Pe 1.15, 16). Dizer que Deus faz objetivamente seres morais programados para pecar por pura vontade soberana é uma blasfêmia! A isso Agostinho aconselha: “Com efeito, conceber de Deus a opinião mais excelente possível é o começo mais autêntico da piedade. E ninguém terá de Deus um alto conceito, se não crer que Ele é todo-poderoso e que não possui parte alguma de sua natureza submissa a qualquer mudança” (O Livre-Arbítrio. Paulus. P. 29).

Não se pode interpretar a Bíblia dando significados anti-bíblicos para os textos. Deus jamais pode ser tão oposto ao pecado (Hb 1) e ao mesmo tempo fazer que alguém peque. Agostinho dá a receita da hermenêutica ortodoxa: “Se o significado de um texto é obscuro, nada na passagem pode constituir-se matéria de fé ortodoxa” (Agostinho, Henry Virkler, Hermenéutica Avançada, p. 45). Portanto, toda interpretação que diz que Deus, por pura vontade, preordena Suas criaturas para pecar, pode ser até conservadora se conserva o ensino de algum teólogo, mas não pode ser ortodoxa, pois quebra pilares da ortodoxia: a perfeição dos atributos morais divinos e Sua imutabilidade.

HIPERCALVINISMO
CALVINISMO-MODERADO
ARMINIANISMO

Deus programou fatalisticamente cada pecado no coração dos homens, antes da queda. (Determinismo - supralapsariano)

Deus decretou liberdade volitiva ao homem (livre- agência), porém fatalizou cada pecado depois da queda. (Determinismo - infralapsariano)

Deus decretou liberdade de volição moral (livre-arbítrio), previu, pode intervir, mas não fatalizou cada pecado. (Intervencionismo - Sublapsariano)

Ebenezer José de Oliveira
é Bacharel em Teologia e Monitor da ESTEADEB-Recife,
e serve como Diácono na Assembléia de Deus, convenção de Recife.





Contexto Aproximado:
O Apóstolo Paulo trata no cap.9 de Romanos da problemática levantada na igreja em Roma: "Deus não pode condenar nenhum judeu por ter rejeitado Jesus como o Cristo, porque todos os judeus, como descendentes de Abraão, estão debaixo da promessa de salvação feita aos patriarcas".
Por isso, Paulo planejou desconstruir essa idéia de "predestinação Incondicional" para todos judeus ensinando aqui que os critérios estabelecidos por Deus são soberanos e não estão subjugados a essa falácia judaizante. Primeiramente, Paulo começa seu argumento afirmando que a promessa de Deus não falhou (v.6), e depois aclara que nem todos os que são descendentes de Abraão na carne são filhos (vs.7,8):
"Nem por serem descendência de Abraão são todos filhos; mas: Em Isaque será chamada a tua descendência. Isto é, não são os filhos da carne que são filhos de Deus, mas os filhos da promessa são contados como descendência"(Rm 9:7,8). E em Gl 3:7 ele explica que os filhos de Abraão são os da FÉ.

Portanto, o que Paulo quer dizer nesse versículo 13 é que Esaú era tão descendente de Abraão quanto seu irmão Jacó, porém Deus o rejeitou. Então, o Apóstolo provou que essa tese de que todo descendente de Abraão tem que ser salvo independente de aceitarem a Jesus, não passa de falácia humana.

Contextos Paralelos:
Primeiro, o único texto do VT em que Paulo pode ter se baseado que fala que "Deus amou a Jacó e aborreceu a Esaú" encontra-se em Ml 1:2-4. Por esse contexto paralelo (Ml 1:2-4) encontramos um esclarecimento bombástico para a correta interpratação de Rm 9:13:
Que o Esaú que Deus ABORRECEU não se trata da "pessoa" dele, mas dos seus descendentes (que também eram descendentes de Abraão), pois Malaquias não usou essa frase referindo-se as pessoas de Jacó e de Esaú, mas dos seus descendentes; que são respectivamente os judeus (Jacó) e os edonitas (Esaú). Os edonitas já tinham feito muito mal a Israel, então Deus estava aborrecido com eles e prometeu destruí-los. Aqui além de revelar uma eleição corporativa, também ensina aos leitores que Deus, por causa da transgressão de Seus critérios soberanos, rejeitou os descendentes de Esaú que também eram CARNE de Abraão; não há predestinação Incondicional! A Interpretação de Romanos 9 à Luz da Ortodoxia  _alegre

E depois, os contextos Paralelos revelam que a questão aqui não é eleição para salvação, mas para OBRA. Abraão e seus descendentes israelitas não foram escolhidos, à principio, para salvação, mas para OBRA. Quando Deus chamou Abraão jamais Ele disse que era pra salvá-lo, mas para formar uma grande nação (Gn 12:2). E essa nação (Israel) seria Luz para os gentios (Is 42:6; 49:6; At 13:47). Ou seja, atraves dela Deus revelaria Seu poder ao mundo, Sua Palavra e por ela viria o redentor ao mundo.

Portanto, jamais Paulo pretendeu defender em Rm 9:13 que Jacó foi predestinado incondicionalmente para a salvação eterna, e nem que Esaú foi predestinado Incondicionalmente para a perdição eterna. Muito pelo contrário, Paulo quis refutar a teoria judaizante do fatalismo incondicional para salvação dos descendentes de Abraão, apresentando a soberania divina em rejeitar para eleição pra obra e, ainda, aborrecer-se de Esaú e sua descendência porque não se adequaram aos critérios revelados por Deus (Hb 12:16,17).


Última edição por Eduardo em Ter Nov 30, 2010 9:35 pm, editado 1 vez(es)
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A Interpretação de Romanos 9 à Luz da Ortodoxia :: Comentários

Eduardo

Mensagem Ter Nov 30, 2010 9:22 pm por Eduardo

DEBATE


Só quero acrescentar aqui que Paulo cita Gênesis ("O maior servirá o menor") e Malaquias ("Amei a Jacó, e odiei a Esaú"), não por coincidência o primeiro e o último livro do Velho Testamento, para mostrar que toda a história dos israelitas e dos edomitas é uma comprovação de que Deus escolheu Jacó e rejeitou a Esaú.

Paulo, portanto, usa os termos "amar" e "odiar" com o significado de "escolher" e "rejeitar" (Cf. Calvino, Barth, Cranfield). Em nenhum momento Paulo fala do destino dos indivíduos Esaú e Jacó. Ele tem em vista os descendentes de Abraão.

Os casos de Esaú e Jacó (e também Isaque e Ismael) são citados para mostrar que Deus sempre foi livre em sua escolha, e se ele teve liberdade para escolher um (Isaque e Jacó) e não outro (Ismael e Esaú), apesar de suas primogenituras, nenhum israelita pode objetar ao fato que Deus é livre para salvar um gentio crente e condenar um israelita incrédulo. Deus é livre. Ele não é obrigado a salvar um israelita apenas porque este é descendente físico de Abraão. A promessa a Abraão dizia respeito aos descendentes espirituais (e não naturais) de Abraão.



Cristão escreveu:Partindo do princípio de que Deus já sabia que Abraão iria se converter ao Deus verdadeiro, minha dúvida é: por que Abraão não foi chamado para ser salvo se ele creu posteriormente em Gn.15:6 e foi chamado depois de pai dos crentes?

Abraão não foi inicialmente chamado para salvação porque a Bíblia registra e revela que a chamada dele tinha intenção primária para obra (Gn 12:1,2). Até porque quando Abraão foi chamado ele não tinha nem idéia que precisava de salvação da ira futura, e se chegou a essa revelação foi muito depois.

Se o irmão pensa que pré-conhecimento significa pré-determinação, então explique-nos:

1º) Deus sabia que o Querubim ungido Lucifer, que era o sinete da perfeição, ia cair; então, foi Deus quem predeterminou que ele caísse irresistivelmente, quando ele desejava naturalmente continuar perfeito?? Deus é o satanás do satanás??

2º) Deus pré-conhece cada ato de pecado das criaturas, então Ele pré-determinou cada uma dessas iniquidades que fosse praticada inelutavelmente?? Deus é o soberano diabão pra você??


Cristão escreveu: Preciso de uma explicação dos vs.14-18 de Romanos 9.

Sabendo que em todo do capítulo 9 Paulo tenta desconstruir a teoria judaizante do "Fatalismo Incondicional para salvação" em que se baseavam na argumentação que todo descendente de Abraão teria promessa incondicional de salvação, como já explicamos anteriormente e isso é plenamente evidenciado no contexto antecedente.

A perícope que compreende os versículos 14 à 18 trata do assunto: "A arrogância dos judaizantes não dobrarão os critérios soberanos de Deus". vejamos os detalhes mais adiante.



Cristão escreveu:Como devemos interpretar Rom.9:14 que os calvinistas tanto distorcem?

Vamos rever o contexto antecedente para interpretar a justiça divina no versículo 14.

No vs. 7 Paulo declara em alto e bom som para todos os israelitas que "nem por serem descendência de Abraão são todos filhos" de Abraão no sentido salvífico, mas em Isaque, que era um dos filhos de Abraão.

No vs.8 Paulo esclarece que o significado salvífico de ser filho de Abraão não tem haver com descendência na carne, mas no que se baseia a promessa divina sobre a salvação, pois Isaque era a figura da promessa feita a Abraão. Então a frase do vs.7: "em Isaque será chamada a tua descendencia", significa: Os que estão debaixo da promessa serão considerados filhos da promessa. Entretanto, quem são os que estão debaixo da promessa?? Paulo só responde essa questão para os judeus na conclusão do capitulo 9 implicitando-nos que são os que crêem em Cristo, pois na questão da salvação só são filhos de Abraão os da fé, e não os da carne: "Que diremos, pois? Que os GENTIOS, que não buscavam a justiça, alcançaram a justiça? Sim, mas a justiça que é pela FÉ. Mas Israel, que buscava a lei da justiça, não chegou à lei da justiça. Por quê? Porque não foi pela FÉ, mas como que pelas obras da lei. Tropeçaram na pedra de tropeço"(Rm 9:30-32).

Nos vs.10-13 Paulo pretende comprovar para os judeus que mesmo no pacto para obra Deus não se obrigou a aceitar fatalisticamente todos os descendentes de Abraão (na carne= sarka) da geração do seu filho Isaque, pois Deus escolheu a Jacó e sua descendência (os israelitas), mas rejeitou Esaú e seus descendentes (os edonitas), mesmo que Jacó e Esaú eram gêmeos e filhos legítimos de Isaque, mas Deus fez distinção entre eles até para obra. Paulo está apenas retocando o que havia dito no vs.6: "Não que a palavra de Deus haja faltado, porque nem todos os que são de Israel são israelitas"

Agora, no vs.14 o Apóstolo Paulo, baseiando-se na prova veterotestamentária da rejeição dos edonitas que eram descendentes de Abraão e Isaque na carne, faz a pergunta cabal contra o determinismo judaizante: "Que diremos, pois? Que há injustiça da parte de Deus?...", e ele mesmo responde na continuação: "De maneira nenhuma!".
Portanto, o Apóstolo faz esse desfeche para mostrar que os critérios divinos para salvação eram soberanos e justo, porém os critérios de salvação da idéia judaizante era que estava equivocada em pensar que a promessa estava atrelada num determinismo para descendência de Abraão na carne (sarka).


Cristão escreveu:Como podemos conciliar Romanos 9:15 com o livre-arbítrio?

É muito fácil, meu irmão. vamos ver:

"Pois diz a Moisés: Compadecer-me-ei de quem me compadecer e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia"(Rm 9:15).

Paulo, em continuação, só está afirmando aqui que os judeus, de forma alguma, são predestinados incondicionalmente a salvação por serem descendentes de Abraão na carne, pois o próprio Deus havia dito a Moises que iria se compadecer e ter misericórdia do israelita que Ele quisesse, e não por que Moises estava arrogando.
Paulo tirou essa frase de Exôdo 33:19 em que Deus diz pra Moises em resposta a sua dupla petulância:

1º) Moises havia dito a Deus que se Ele não perdoasse aquele povo, então riscasse o seu nome do Seu livro (Ex 32:32). E o que foi que o povo tinha feito? Enquanto Moises estava no monte recebendo as tábuas da Lei, os israelitas fizeram um bezerro de ouro e ainda diserram: "esses são teus deuses, ó Israel, que ti tiraram da terra do Egito"(Ex 32:1-4). E eles ainda achando pouco faziam orgias dançando nus diante da estátua (Ex 32:19,25). Então, Moises foi muito arrogante pondo Deus na parede para perdoar o povo incondicionalmente, ou se não riscasse seu nome. A resposta divina foi CONDICIONAL: "Então, disse o SENHOR a Moisés: Aquele que pecar contra mim, a este riscarei eu do meu livro"(Ex 32:33).

2º) Moises havia, ainda, arrogado a Deus que se Ele não fosse com eles então não fisessem sair dali (Ex 33:15), quando Deus lhe pedira que saísse com o povo.

3º) Deus querendo traquilizar Moises atende seu pedido volta atrás respondendo que Sua presença iria acompanhá-los. Mas, Moises ainda pede que provasse isso a ele lhe mostrando a Sua glória.

Então, Deus disse que mostraria Sua glória a Moises, porém só iria ter misericórdia de quem tivesse misericórdia. Em outras palavras, Deus quis dizer: "Eu vou com vocês israelitas, porém não me dobrarei aos critérios de Moises quanto ao perdão, pois só terei misericórdia de quem Eu achar que devo ter misericórdia". Pois bem, daqueles judeus só Josué e Calebe puderam entrar na terra santa, e nem mesmo Moises pode entrar!

Portanto, quando Paulo transcreve em Rm 9:15 a frase divina: "Pois diz a Moisés: Compadecer-me-ei de quem me compadecer e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia", ele realmente quis dizer que na questão da salvação Deus não privilegia raça alguma, e escolhe uns israelitas e rejeita outros dentre os israelitas. Sendo assim, de forma alguma Paulo pretendeu defender determinismo, mas a soberana condicionalidade para salvação. E isso não pode excluir o livre-arbítrio, muito pelo contrário, o inclui!


Cristão escreveu:Vi uma interpretação de Romanos 9:16 que diz que esse verso ensina apenas que a fonte da salvação é Deus e que Ele toma a iniciativa na salvação, mas a misericórdia neste verso não se refere a escolha de Deus para a obra?

O vs.16 complementa a refutação judaizante do vs.15, quando Paulo diz: "Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece"(Rm 9:15,16).
Quem são os que querem, na perspectiva judaizante? são os judeus que queriam ser salvos apenas com base na descendência de Abraão na carne. E quem são os que correm? São os fariseus que achavam que as obras podiam reder méritos aos descendetes de Abraão para justificação independente de Cristo. Estes dois grupos tropeçaram na pedra de tropeço!(Rm 9:32).

A conclusão desse texto, meu amigo arminiano, primariamente, não tem haver com escolha para obra, mas também não quer dizer que é Deus quem toma iniciativa na salvação, pois o contexto imediato e o contexto paralelo (Ex caps. 32 e 33), de forma alguma apóiam essa interpretação. Os calvinistas adoram isolar o texto para encontrarem pretextos para suas idéias errôneas!

A conclusão de Rm 9:16 implicita que a unica forma de os judeus alcançarem salvação é se colocando na posição que exige a promessa da misericórdia, que é crendo e aceitando ao Cristo Jesus, para não tropeçarem nEle, pois quando Deus disse a Moisés que teria misericórdia de quem tivesse misericórdia, até Moisés foi reprovado no critério dessa misericórdia não entrando na terra prometida por ter quebrado as tábuas da Lei naquele episódio (Ex 32:19; Nm 14:30-33). Portanto, o texto realça condicionalidade na questão da escolha para salvação!


Cristão escreveu:Bom dia! como Moisés foi reprovado no critério da misericórdia sendo impedido de entrar na terra promedida se Rom.9:16 trata da condicionalidade da salvação e não na entrada da terra prometida em Rom 9:16, não entendi isso por favor me explique.

Meu irmão, tanto em Ex 33:19 quanto em Rm 9:15, faz referência aos israelitas (no qual Moises estava incluso), e é verdade que Deus, no contexto de êxodo, estava deixando claro para Moisés que a misericórdia divina para perdão dos israelitas tinha critério soberano e não se subordinava a apelação de Moises em favor daquele povo para fazê-los entrar na terra prometida. Ou seja, a misericórdia divina era CONDICIONAL por respeitar critérios pré-estabelecidos na obediência. Confira pela Bíblia Deus declarando para israelitas a CONDICIONALIDADE para entrada na terra prometida:
"Eis que eu envio um anjo adiante de ti, para que te guarde pelo caminho e te INTRODUZA NO LUGAR que tenho preparado. Estai de sobreaviso diante dele e ouvi a sua voz. Não o provoqueis, porque NÃO PERDOARÁ a vossa TRANSGRESSÃO; pois nEle está o MEU NOME"(Ex 23:20,21).

Entretanto, a terra prometida aos judeus era a Canaã (terrestre) que é figura da Canaã celeste, ambas prometidas como terras do repouso (Hb 4:1,2,7-11) a quem obedecesse ao anjo do Senhor. Por isso, Paulo na carta de Romanos usa Ex 33:19 para comprovar que os critérios da misericórdia são soberanos para entrada na terra prometida, tanto a terrestre quanto a espiritual, que era a obediência ao anjo em que estava o nome de Deus: Jesus!

Portanto, Paulo tenta dizer em Rm 9:16 contra a idéia judaizante quanto a salvação (entrada na Canaã celestial) que a misericórdia divina não está fatalizada ao critério de descender de Abraão na carne; mas estava condicionado à sujeição a Jesus Cristo, para não tropeçarem na pedra de tropeço (Rm 9:32,33).



Cristão escreveu:e outra coisa que não ficou claro, não é Deus que sempre toma a iniciativa de buscar o homem para salvação, que na teologia arminiana chamamos de graça preveniente? capacitando o homem a escolher a Cristo, isso para todos
abraço

É bem verdade, que é Deus quem toma a iniciativa de chamar os homens para a salvação utilizando-se da Sua graça preveniente, porém o que eu discordei foi da interpretação calvinista que Rm 9:16 ensina que a fonte da salvação é Deus e que Ele toma a iniciativa na salvação, pois a exegese contextual prova que esse texto não trata dessa questão.

Se isolar o texto fosse válido para a interpretação como regra hermenêutica, então tanto os testemunhas de Jeová quanto a teologia gay estavam com a verdade, porque é isso que eles fazem. O problema é que os calvinistas não permitem a Bíblia explicar a Bíblia, como clama a regra master da Hermenêutica!


Cristão escreveu:o v.17 ensina que Faraó foi usado por Deus apenas para a obra?

Porque diz a Escritura a Faraó: Para isto mesmo te levantei, para em ti mostrar o meu poder e para que o meu nome seja anunciado em toda a terra”(Rm 9:17).

Se isolarmos esse texto poderemos dar qualquer idéia para ele, porém o que ele diz, dentro da linha de raciocínio de Paulo neste capitulo, é que, do mesmo modo que Deus usou Israel para revelar Seu nome e poder em toda terra usou Faraó também, e nem por isso foi obrigado a salvá-lo, e porque Deus deveria salvar os israelitas que tem o coração impenitente quanto ao de Faraó?



Cristão escreveu:e o verso 18 ensina misericórdia para a obra também?

“Logo, pois, compadece-se de quem quer e endurece a quem quer”(Rm 9:18).

Como vimos no vs.17 Paulo fez um paralelo entre Faraó e os israelitas na questão da obra, porém pra enfocar que quando Deus usa alguém para obra Ele não fica obrigado a salvá-lo por causa disso. No entanto, esse vs.18 é o desfeche do vs.17 quando o Apóstolo sumariza que Deus pode usar Israel para obra pela aliança abraãmica, porém assim como fez com Faraó Deus pode permitir o endurecimento de qualquer um israelita também.

Agora, nos resta saber, pelo contexto paralelo, como Deus operou o endurecimento de Faraó? A Interpretação de Romanos 9 à Luz da Ortodoxia  Icon_think

1°) Antes de Moises ir a Faraó, Deus já lhe havia informado que ele já tinha o coração endurecido: “Eu sei, porém, que o rei do Egito não vos deixará ir, nem ainda por uma mão forte”(Ex 3:19);

2) O modo de Deus endurecer o coração de Faraó era apenas permitir circunstâncias em que Faraó auto-endurecesse seu coração:
“Então, Moisés e Arão entraram a Faraó e fizeram assim como o SENHOR ordenara; e lançou Arão a sua vara diante de Faraó, e diante dos seus servos, e tornou-se em serpente. E Faraó também chamou os sábios e encantadores; e OS MAGOS DO EGITO FIZERAM TAMBÉM O MESMO COM OS SEUS ENCANTAMENTOS”(Ex 7:10,11).
“E Moisés e Arão fizeram assim como o SENHOR tinha mandado; e levantou a vara e feriu as águas que estavam no rio, diante dos olhos de Faraó e diante dos olhos de seus servos; e todas as águas do rio se tornaram em sangue.
PORÉM OS MAGOS DO EGITO TAMBÉM FIZERAM O MESMO COM OS SEUS ENCANTAMENTOS; de maneira que o coração de Faraó se endureceu, e não os ouviu, como o SENHOR tinha dito”(Ex 7:20,22);

3°) O contexto geral das Escrituras revelam que o ministério do endurecimento se baseia em precedentes de pecado no coração do homem é quando entra em funcionamento a Lei da semeadura, e não em um endurecimento arbitrário ou tirano como querem alguns:
“Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque TUDO O QUE O HOMEM SEMEAR, ISSO TAMBÉM CEIFARÁ. Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna”(Gl 6:7,8).
“Segundo eu tenho visto, os que lavram iniqüidade e semeiam o mal segam isso mesmo”(Jó 4:8).


Cristão escreveu:Irmão, fiquei pensando nas seguintes questões 1) Romanos 9:15 tem o mesmo significado do verso 18 do mesmo capítulo, ou seja, Paulo está falando que a salvação não é obtida pelo fato de um judeu ser descendente físico de Abraão?

A problemática que serve de pano de fundo do discurso de Paulo no capitulo 9 de romanos é exatamente a questão da condicionalidade para salvação dos judeus também, pois nele Paulo desconstrói a idéia de determinismo salvífico que se basea na descendência de Abraão.

No versículo 15 e no 18 Paulo tem a mesma intenção argumentativa contra o erro judaizante quando explicita que em questão de salvação Deus não privilegia raça alguma, e escolhe uns israelitas e rejeita outros dentre os israelitas. A justiça de Deus é universal e imparcial quando Seus santos e imutáveis princípios sinaliza para se compadecer ou para endurecer, pois aquilo que o homem semear isso também ceifará(Gl 6:7).


Cristão escreveu:
2) outra questão, os calvinistas enfatizam o verbo "querer" nos versos 15 e 18 e dizem que quando nós arminianos dizemos que a obra salvífica de Deus nestes versos é conforme a resposta de cada pessoa a aceitar ou rejeitar a Cristo, dizem que isso é procurar pelo em casca de ovo, ou dizer o que Paulo não quis dizer. Aí dizem que a salvação depende da vontade de Deus somente e não da nossa. Como devemos responder a essa questão?

A resposta é simples, porque se isolar textos fosse válido nas regras de interpretação, então não tínhamos como reclamar da interpretação dos testemunhas de Jeová. Pelos contextos aproximados e paralelos só existe uma interpretação válida dentro da linha de raciocínio de Paulo em Rm 9.15,18:

Que o querer e o correr dos judaizantes fora da justiça da fé não mudará os critérios de Deus quanto a salvação (Rm 9:6,31,32; 10:3,4).
"Não que a palavra de Deus haja faltado, porque nem todos os que são de Israel são israelitas"(Rm 9:6)
"Mas Israel, que buscava a lei da justiça, não chegou à lei da justiça. Por quê? Porque não foi pela fé, mas como que pelas obras da lei. Tropeçaram na pedra de tropeço"(Rm 9:31,32)

pois, os princípios pré-estabelecidos de Deus são soberanos para decidir se compadecer ou endurecer em resposta a atitude de cada judeu, pois o que o homem semear isso também ceifará
"Como está escrito: Eis que eu ponho em Sião uma pedra de tropeço e uma rocha de escândalo; e todo aquele que crer nela não será confundido"(Rm 9:33).

"Mas contra Israel diz: Todo o dia estendi as minhas mãos a um povo rebelde e contradizente"(Rm 10:31).

"
Deus não rejeitou o seu povo, que antes conheceu. Ou não sabeis o que a Escritura diz de Elias, como fala a Deus contra Israel, dizendo: Senhor, mataram os teus profetas e derribaram os teus altares; e só eu fiquei, e buscam a minha alma?
E Davi diz:
Torne-se-lhes a sua mesa em laço, e em armadilha, e em tropeço, por sua retribuição"(Rm 11:2,3,9)


Cristão escreveu:Outro texto que gostaria de um esclarecimento é Romanos 9:20-22, esse trecho também é muito usado pelos calvinistas para justificarem o erro de que não temos livre-arbítrio para salvação.
por favor me explique como se deve interpretar corretamente esses três versísulos.
Romanos 9:23 também.


Desculpe a demora, meu querido irmão! vamos aos textos:

Rm 9:20 "Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura, a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim?"

Quem é este homem, dentro do contexto, que Paulo está reclamando que replica a Deus?? Não podemos nos esquecer que o apóstolo está refutando neste capitulo a teoria judaizante que todo o descendente de Abraão tem promessa de salvação incondicional (Rm 9:6,7).
Paulo não expôs esta indagação do v.20 do nada, ela foi gerada pela seqüência dos argumentos dentro da mesma linha de raciocínio do tema sobre a rejeição de uma parte dos israelitas.
Primeiramente Paulo usou o fato que Esaú na posição de descendente de Abraão e tendo a prioridade de ser eleito por ser o primogênito, mas foi rejeitado por Deus e substituído pelo seu irmão Jacó.

Segundo, Paulo apresenta o episódio da grande idolatria judaica em que Deus havia dito a Moisés que só teria misericórdia do israelita que tivesse misericórdia, e só se compadeceria do israelita que se compadecesse. Comprovando com isso que em relação aos israelitas impenitentes Deus nem teria misericórdia e nem se compadeceria deles.

E por derradeiro, Paulo apresenta o episódio de Faraó, para provar contra os judaizantes, que Deus usa quem quer e usou a Faraó para mostrar o seu poder, porém nem por isso se viu obrigado a salvar Faraó de modo incondicional.

Portanto, só podemos concluir disso que Paulo procura no v.20 desmotar qualquer replicação judaizante em que acusaria Deus de injustiça na intenção de provar que Deus não pode rejeitar qualquer Israelita pelo motivo de ter formado e usado este povo para revelar o Seu poder. Percebamos que o texto diz: "Porventura a coisa formada [povo ou nação israelita] dirá ao que formou [a Deus] porque me fizeste assim?
Fez assim como? A resposta contextual a isso exala a inconformação do judaizante por Deus ter formado a nação de Israel com a possibilidade de eles estarem dentro ou saírem da aliança salvífica fundamentada em Cristo Jesus como as demais nações(Rm 9:31-33).

"Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra?"(Rm 9:21).

Como os judaizantes não queriam acreditar que Deus havia dado liberdade para particularmente cada judeu aceitar a salvação em Jesus ou perder-la rejeitando Jesus como o Cristo pelo argumento que eram descendentes de Abraão, então Paulo agora por ultimo joga contra eles o argumento bíblico da soberania divina em relação a formação do povo israelita revelada no VT quando trata Deus na figura de um oleiro que faz tanto os vasos para honra quanto os vasos para desonra, e esses vasos figuram espiritualmente o povo israelita.

Os calvinistas se esforçam para isolarem esse texto da linha de raciocínio de Paulo no contexto afirmando que esses vasos representam a predestinação tirânica de Deus ao criar cada ser humano já descriminado incondicionalmente como eleito e rejeitado, mas o contexto desmantela essa heresia, vejamos:

1º) Pelo contexto imediato fica claro que Paulo não estava se referindo a todos e cada pessoa humana, mas apenas do povo ISRAELITA (Rm 9:1-9).

2º) Pelo contexto paralelo encontramos que o Apostolo estava baseando nos textos do VT que figura Deus como um oleiro e os iraelitas como obras de Suas mãos, no entanto esses textos não ensinam uma predeterminação incondicional nem particular das pessoas dos israelitas, mas falam que Deus iria quebrar a obstinação impenitente da nação judaica daquele momento usando o mal físico ou politico contra a nação(Jr 18; Is 45:1-11). Portanto, não trata especificamente de individuos, mas de corporação, nação ou povo.

3º) Como os contextos imediato e paralelo do v.21 comprovam que Paulo escrevia Romanos cap.9 não tinha em mente uma predestinação individual para salvação ou perdição de cada ser humano pois tinha em mente a problemática israelita-judaizante, então quando Paulo cita a figura do oleiro e dos vasos para honra e para desonra não estava ensinando uma programação incondicional para uma parte das pessoas da humanidade serem criadas por Deus no propósito viverem irresistivelmente e inelutavelmente uma vida de pecado e perdição.

"E que direis se Deus, querendo mostrar a sua ira e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita paciência os vasos da ira, preparados para perdição"(Rm 9:22).

Neste texto o Apóstolo procura mostrar aos seus leitores o por que Deus não retirou o livre-arbítrio dos israelitas no objetivo de impedi-los fatalisticamente de sair da aliança salvifica, implicitando que Deus também pretendia mostrar com isso a Sua ira na história dos desobedientes e o Seu poder quando agia para moldar a massa israelita quebrando-a através de um mal físico para levar a nação ao arrependimento.

"Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? —diz o SENHOR; eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.
Ora, pois, fala agora aos homens de Judá e aos moradores de Jerusalém, dizendo: Assim diz o SENHOR: Eis que estou forjando mal contra vós e projeto um plano contra vós; convertei-vos, pois, agora, cada um do seu mau caminho, e melhorai os vossos caminhos e as vossas ações"(Jr 18:6,11).


"Mas contra Israel diz: Todo o dia estendi as minhas mãos a um povo rebelde e contradizente"(Rm 10:21).

"Deus não rejeitou o seu povo, que antes conheceu. Ou não sabeis o que a Escritura diz de Elias, como fala a Deus contra Israel, dizendo: Senhor, mataram os teus profetas e derribaram os teus altares; e só eu fiquei, e buscam a minha alma?"(Rm 11:2,3)


"Para que também desse a conhecer as riquezas da sua glória nos vasos de misericórdia, que para glória já dantes preparou"(Rm 9:23)

Como vimos anteriormente, a ilustração do oleiro criando os vasos não se refere o propósito divino na criação de cada individuo, mas o trabalhar na nação israelita de modo a possibilitá-los a tanto ficarem firmes na aliança como renegarem o pacto com Deus, pois Paulo pretendia prová-los que o israelita que renega a Jesus como o Cristo também renega e perde a aliança de salvação que Ele propricia.

Paulo falou dos vasos para honra e vasos para desonra no v.21 referindo-se especificamente aos judeus, e nos vs.22 e 23 ele fala dos vasos da ira e dos vasos de misericórdia querendo mostrar que qualquer judeu se iguala aos gentios espiritualmente de acordo com sua escolha, porque para Deus:

*Vaso para desonra [Judeu impenitente que rejeita a Jesus] é um vaso para IRA [qualquer pecador impenitente].

* E todo vaso para honra [Judeu que aceita a Jesus] é um vaso de Misericórdia [qualquer crente obediente a jesus].

O Apóstolo Paulo já havia tratado esse assunto dos judeus no começo do livro de Romanos, e não devemos nos esquecer que o livro de Romanos foi escrito com o objetivo principal de revelar que tanto para o gentio como para o judeu Não há salvação sem a fé em Cristo Jesus:

"Mas, segundo a tua dureza e teu coração impenitente, entesouras ira para ti no dia da ira e da manifestação do juízo de Deus, o qual recompensará cada um segundo as suas obras, a saber: a vida eterna aos que, com perseverança em fazer bem, procuram glória, e honra, e incorrupção; mas indignação e ira aos que são contenciosos e desobedientes à verdade e obedientes à iniqüidade; tribulação e angústia sobre toda alma do homem que faz o mal, primeiramente do judeu e também do grego; glória, porém, e honra e paz a qualquer que faz o bem, primeiramente ao judeu e também ao grego;porque, para com Deus, não há acepção de pessoas"(Rm 2:5-11).

"Porque não é judeu o que o é exteriormente, nem é circuncisão a que o é exteriormente na carne. Mas é judeu o que o é no interior, e circuncisão, a que é do coração, no espírito, não na letra, cujo louvor não provém dos homens, mas de Deus"(Rm 9:28,29).

Cristão escreveu:Bom dia irmão Ebenézer!
Três questões: Os calvinistas quando explicam Rm.9:20-23 dizem que esses textos mostram Deus fazendo os vasos de ira e de misericórdia, porque o texto usa as seguintes expressões: " preparou de antemão, "a quem o fez" etc. segundo os calvinistas já que o trecho não mostra a ação do homem para ser um vaso de ira ou misericórdia mas apenas a ação de Deus então o homem não escolhe ser vaso de ira ou misericórdia mas é Deus que escolhe isso. como refutar esse argumento calvinista?


É verdade que Romanos cap.9 enfatiza a ação divina, mas isso não conclui que inexista a livre ação humana na questão da salvação/perdição porque Paulo jamais pretendeu ensinar isso aqui. O que ele pretendeu foi salientar a soberania divina para desmontar a arrogância judaizante que argumentava que Deus não poderia condenar um judeu por ter negado a Jesus, pelo motivo das promessas feitas concernentes aos descendentes de Abraão.

Portanto, Paulo não pretendeu destruir a idéia da escolha humana quanto ao destino eterno, mas ensinou que quando Deus formou a nação de Israel (a massa) na figura de um oleiro fez vaso para honra e vaso para desonra, isto é, dessa massa israelita sairá tanto vaso para salvação quanto para perdição igualmente as outras nações, pois Cristo Jesus serviu de pedra de tropeço para os israelitas infieis.

Quando os calvinistas argumentam que o texto só trata da soberania divina em contra-posição a escolha humana eles se enganam tremendamente, pois ignoram que os capitulos 9, 10 e 11 falam dentro do mesmo tema: "A eleição de Israel e a rejeição de uma parte dele", e enquanto no capitulo 9 salienta a soberania divina no cap.10 salienta o livre-arbítrio humano, vejamos:

"
Mas a justiça que é pela fé diz assim: Não digas em teu coração: Quem subirá ao céu (isto é, a trazer do alto a Cristo)? Mas que diz? A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que pregamos, a saber: Se, com a tua boca, confessares ao Senhor Jesus e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo.
De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus. Mas digo: Porventura, não ouviram? Sim, por certo, pois por toda a terra saiu a voz deles, e as suas palavras até aos confins do mundo.
Mas contra Israel diz: Todo o dia estendi as minhas mãos a um povo rebelde e contradizente
"(Rm 10:6-9, 17,18, 21).

Agora, você tem a liberdade pra dizer aos calvinistas que texto sem contexto é pretexto para heresia, e quem isola os textos dos seus contextos não é digno para falar contra a interpretação dos testemunhas de Jeová.


Cristão escreveu:Segunda questão: Os calvinistas dizem que Romanos 9 está falando de eleição de indivíduos e não eleição coletiva porque o texto cita: Jacó, Esaú e Faraó. Também gostaria de uma explicação quanto a isso.

O texto não só fala de jacó, Esaú e Faraó pois fala tb a Moises acerca dos israelitas: "me compadecerei de quem Eu me compadecer, e terei misericódia de quem Eu tiver misercórdia"(Rm 9:15), além de toda a introdução (vs.1 a 5) só falar dos israelitas (coletividade) e de toda a problemática a ser discutida no capitulo (vs.6-8) só tratar dos israelitas (coletividade), e toda a conclusão desse capitulo só fazer referencia no plural (coletividade) sem falar do cap.10 e do cap.11 que trata especificamente da COLETIVIDADE israelita!! A Interpretação de Romanos 9 à Luz da Ortodoxia  _alegre

Paulo usa as passagens de Jacó, Esaú e Faraó só para explicar verdades sobre a questão da perdição de uma parte dos israelitas, e não para afirmar e ensinar que esses foram escolhidos ou rejeitados para salvação pessoalmente. Sem falar que esses personagens não estão diretamente relacionados com a eleição salvífica, mas com eleição para obra: Jacó eleito para formar a nação israelita, Esaú rejeitado para formar a nação escolhida, e Faraó escolhido para de suas trangressões revelar o poder de Deus. Aonde é no texto que fala de salvação ou perdição deles??

Portanto, esse personagens bíblicos são utilizados por Paulo somente para salientar a soberania divina contra a arrogância judaizante que pretendia defender a predestinação incondicional de todos os israelitas (COLETIVIDADE) para salvação, e não pra tratar de salvação ou perdição particular deles ou de cada pessoa da humanidade.
Diga a eles que texto sem contexto é pretexto para heresia!


Cristão escreveu:e Terceira questão: Os calvinistas dizem que Jeremias 18 não trata de salvação da alma mas apenas física por isso dizem que não se encaixa em Romanos 9. como refutar a este argumento? abraço

É muito fácil, porque nenhuma das passagens do VT utilizadas na argumentação de Paulo no cap.9, discutidas aqui, trata especificamente de salvação. O texto fala de jacó, Esaú e Faraó, mas esses personagens marcou na passagem uma relação com obra, e não com salvação ou perdição eterna. E Paulo fez referência tb a passagem de Moises em que Deus trata do assunto do perdão/condenação dos israelitas (Rm 9:15) em referência a um JUÍZO TEMPORAL ou FÍSICO, e não eterno (Ex cap.32 e cap.33:1-19 ).

Então, não existe impedimento algum de Paulo ter usado a passagem de Jeremias 18 em Rm 9:21, até porque o contexto comprova que o que o Apóstolo pretendia era esclarecer que o VT já revelava que havia vaso para desonra em Israel (massa), e com isso aproveitou para confirmar que Deus não era obrigado a usar de misericórdia para com os israelitas impenitentes contra Jesus, pois enquanto estivessem nesse estado se enquadravam como vasos da ira (Rm 9:21,22,31-33).

Portanto, todos essas referências de Paulo na sua argumentação tenciona apenas salientar a soberania divina em rejeitar judeus também, e não em afirmar salvação ou perdição eterna nessas referências.


Cristão escreveu:Bom dia irmão Ebenézer!
Não entendi direito uma coisa, quando você disse o seguinte: "O texto fala de jacó, Esaú e Faraó, mas esses personagens marcou na passagem uma relação com obra, e não com salvação ou perdição eterna."
Mas como que Paulo não se refere á salvação nessa passagem se o que ele está refutando é justamente a arrogância dos judeus de acharem que a salvação é por serem decendentes de Abraão? isso é salvação, concorda?. por favor me explique"


Meu irmão Cristão, ficou difícil de entender porque você embaralhou os assuntos; mas vamos recapitular.
Você expôs a interpretação calvinista de Rm 9:21 que argumenta que a figura do oleiro e os vasos não podia ter relação com Jeremia 18 pelo motivo que em Jeremias não trata de salvação da alma como em Rm 9:21, mas salvação física. E eu como resposta mostrei as passagens de Jacó, Esaú e Faraó que na sua passagem original no VT está igualmente relacionado com obra da mesma forma que Jeremias 18, mas Paulo também as usou para mostra alguma verdade delas contra a idéia judaizante de predestinação fatalista de todos os judeus.

Essas passagens do VT se relacionam diretamente com obra, mas Paulo não distorce o original, pois o que ele faz em Romanos 9 é salientar alguma verdade delas que refutam o argumento da predestinação incondicional judaizante. Como outrora eu já havia escrito nas minhas postagens, mas vou te relembrar.

Por exemplo: na passagem de Jacó e Esaú Paulo usa para ensinar que já era revelação no VT o fato de Deus escolher um judeu (descendente de Abraão) e rejeitar outro quanto a sua aliança usando seus critérios soberanos pré-estabelecidos e já revelados. Então, Paulo tira dessa passagem apenas a verdade sobre os critérios de Deus para afirmação ou negação de Seus pactos para fazer uma aplicação hermenêutica válida quando queria argumentar que Deus não respeitava os critérios da descendencia abraâmica na carne para se obrigar a eleger para aliança ou rejeitar qualquer judeu, mas se fundamentava nos Seus critérios soberanos revelados para aceitação de uma aliança com o judeu.
Na passagem de Faraó Paulo salienta a verdade que Deus usa quem ele quer para obra, assim como usou Israel (nação), mas assim como não estava obrigado a salvar Faraó apenas pelo motivo de o haver usado na obra, da mesma forma não se obrigava a salvar qualquer judeu apenas por fazer parte de um povo escolhido para obra.
Perceba que esse uso aplicativo que Paulo fez dessas passagens, como descrevi acima, não quebra as regras hemenêuticas da interpretação; mas as interpretação calvinista é forçosa e transforma Paulo num distorcedor das Escrituras, quebra os principios e regras hermenêuticas, e além disso apresenta uma grave desarmonia com o texto imediato (Caps. 9,10 e 11 de Romanos), com o contexto histórico, com os contextos paralelos e com o contexto geral das Escrituras Sagradas!

Portanto, eu de forma alguma afirmei que Paulo não estava discorrendo sobre o tema da salvação, apenas que as outras passagens originais usadas por esse Apóstolo (em discussão) não estavam diretamente relacionadas com salvação eterna, da mesma forma que Jeremias 18 originalmente não trata de salvação eterna; sendo assim esse argumento calvinista que tenta desatrelar Jr 18 de Rm 9:21 ficou completamente desconstruído e eu não distorci nada. ok?

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