Fórum Adventista
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Decreto dominical a caminho
[LIVRO] O desafio de Roma EmptyDom Fev 19, 2017 7:48 pm por Augusto

» Acordem adventistas...
[LIVRO] O desafio de Roma EmptyTer Fev 07, 2017 8:37 pm por Augusto

» O que Vestir Para Ir à Igreja?
[LIVRO] O desafio de Roma EmptyQui Dez 01, 2016 7:46 pm por Augusto

» Ir para o céu?
[LIVRO] O desafio de Roma EmptyQui Nov 17, 2016 7:40 pm por Augusto

» Chat do Forum
[LIVRO] O desafio de Roma EmptySáb Ago 27, 2016 10:51 pm por Edgardst

» TV Novo Tempo...
[LIVRO] O desafio de Roma EmptyQua Ago 24, 2016 8:40 pm por Augusto

» Lutas de MMA são usadas como estratégia por Igreja Evangélica para atrair mais fiéis
[LIVRO] O desafio de Roma EmptyDom Ago 21, 2016 10:12 am por Augusto

» Lew Wallace, autor do célebre livro «Ben-Hur», converteu-se quando o escrevia
[LIVRO] O desafio de Roma EmptySeg Ago 15, 2016 7:00 pm por Eduardo

» Ex-pastor evangélico é batizado no Pará
[LIVRO] O desafio de Roma EmptyQua Jul 27, 2016 10:00 am por Eduardo

» Citações de Ellen White sobre a Vida em Outros Planetas Não Caídos em Pecado
[LIVRO] O desafio de Roma EmptyTer Jul 26, 2016 9:29 pm por Eduardo

» Viagem ao Sobrenatural - Roger Morneau
[LIVRO] O desafio de Roma EmptyDom Jul 24, 2016 6:52 pm por Eduardo

» As aparições de Jesus após sua morte não poderiam ter sido alucinações?
[LIVRO] O desafio de Roma EmptySáb Jul 23, 2016 4:04 pm por Eduardo

SEU IP
IP

[LIVRO] O desafio de Roma

Ir para baixo

20012011

Mensagem 

[LIVRO] O desafio de Roma Empty [LIVRO] O desafio de Roma




[LIVRO] O desafio de Roma 1%2Broma

Em 24 de fevereiro de 1893, a Conferência Geral dos Adventistas do Sétimo Dia adotou certas resoluções recorrendo junto do governo e do povo dos Estados Unidos da América da decisão do Supremo Tribunal declarando os EUA como nação cristã e da ação do Congresso ao legislar sobre questões religiosas, protestando contra o princípio e as consequências do mesmo. Em março de 1893 a Associação Internacional para a Liberdade Religiosa publicou estas resoluções num panfleto intitulado Apelo e Protesto. Ao receber um destes panfletos o editor do jornal Catholic Mirror de Baltimore, Maryland, publicou uma série de quatro editoriais, que apareceram no seu jornal em 2, 9, 16 e 23 de setembro de 1893. O Catholic Mirror era o órgão oficial do cardeal Gibbons e do Papado nos EUA. Estes artigos, por conseguinte, embora não tivessem sido escritos pela própria mão do cardeal, apareceram sob a sua sanção oficial e, como a expressão do Papado sobre este tema, são o desafio aberto do Papado ao Protestantismo, e o pedido do Papado para que os protestantes lhe dêem uma resposta sobre o por que guardam o domingo e também de como o guardam. Este livro é uma reimpressão textual destes editoriais (exceto as notas de rodapé, as notas editoriais, e os apêndices). Você pode baixar este livro digitalizado aqui.


Comentário ao livro "O Desafio de Roma"

Ao explorar uma prateleira onde se encontravam alguns livros antigos, deparei-me com um pequeno livreto (36 páginas) cujo título de imediato captou a minha atenção: "O Desafio de Roma - Porque Guardam os Protestantes o Domingo?" Li-o rapidamente, e partilho com todos algumas observações que me parecem de toda a importância.

Trata-se da compilação de uma série de editoriais publicados há mais de cem anos pelo jornal 'Catholic Mirror', obviamente uma publicação de índole católica. Neles se apresenta a visão católica sobre questões cruciais que têm impacto em toda a cristandade: existe fundamento bíblico para a observância do primeiro dia da semana em vez do Sábado do sétimo dia? Quais as bases que sustentam a guarda do domingo por parte de quase toda a cristandade (curiosamente, os Adventistas do Sétimo Dia são nomeados como a única exceção a esta regra)?

Tudo começou em fevereiro de 1893 quando os Adventistas do Sétimo Dia apresentaram uma série de resoluções junto do governo dos EUA, protestando contra o princípio que o estado poderia legislar sobre questões religiosas, nomeadamente o dia sagrado de guarda. Em reação, o 'Catholic Mirror' publicou quatro editoriais nos quais se analisa minuciosamente a questão do dia de guarda, recorrendo ao ensinamento bíblico. Este livreto, é a reprodução desses editoriais.

Convém dizer que o 'Catholic Mirror' era na altura (não sei se continua a ser ainda hoje) o órgão oficial do catolicismo nos EUA, liderado pelo Cardel Gibbons. Assim, embora não escritos pela mão do Cardeal, ao serem publicados, estes textos encontram-se por ele perfeitamente sancionados.

Os editoriais analisam, como sugere o título do livreto, as razões pelas quais os protestantes (exceto os Adventistas do Sétimo Dia) assumem o domingo como dia de guarda. Espantosamente, verifica-se um alto rigor em relação ao que a Bíblia diz sobre o assunto. Reconhece-se, em imensas partes dos textos, que não há na Bíblia a mínima autorização para a substituição do Sábado do sétimo dia pelo primeiro dia da semana. Aliás, a expressão, conhecida, usada para descrever aqueles grupos que escolhem observar o Sábado do sétimo dia é: "a Bíblia, toda a Bíblia e nada senão a Bíblia".

Também é feita uma análise a todos os versos do Novo Testamento que referem: o "Sábado", o "primeiro dia da semana" e o "dia do Senhor". São passadas a pente fino esses episódios e expressões do texto sagrado. Tal e qual referi atrás, este estudo católico conclui que não se pode mencionar uma única razão bíblica para a mudança.

Assim, com justiça, devo dizê-lo, estes textos católicos, colocando à parte os Adventistas do Sétimo Dia, acusam os protestantes de incoerência na sua doutrina - se se proclamam como protestantes, deveriam guardar o Sábado do sétimo dia e nunca o primeiro dia da semana. Ao observarem o domingo, estão apenas a admitir a soberania da Igreja Católica, ela sim que pode reclamar para si o feito hediondo (expressão minha) de alterar a solenidade do Sábado do sétimo dia para o primeiro dia da semana.

Passo a citar alguns excertos dos editoriais, entre aqueles que me parecem mais relevantes (sublinhados meus).


"Numa ocasião, o redentor referiu-se a Si mesmo como 'o Senhor do Sábado', tal como mencionam Mateus e Lucas, mas durante todo o registo da Sua vida, embora guardando e utilizando invariavelmente o dia (Sábado), Ele nunca manifestou uma única vez o desejo de o mudar."
"Tendo abordado todos os textos, que se encontram no Novo Testamento, que se referem ao Sábado (sétimo dia) e ao primeiro dia da semana (Domingo) ... tendo demonstrado conclusivamente por esses textos, que, até aqui, não se encontra a mínima sombra de pretexto no Sagrado Livro para a substituição bíblica do Sábado pelo domingo..."
"Este instrutor [a Bíblia] proíbe do modo mais enfático qualquer mudança no dia [Sábado] por razões de importância capital. O mandamento obriga a um concerto perpétuo."
Finalmente, já perto do final, como parte da conclusão, surge esta afirmação:

"A Igreja Católica durante mais de mil anos antes da existência de qualquer protestante, em virtude da sua missão divina, mudou o dia do Sábado para o domingo".

Embora o excerto "em virtude da sua missão divina" careça de fundamento bíblico, o restante é total e rigorosamente correto. E vem, recordo, de uma autoritária fonte católica.

Assim, mais uma vez se demonstra, comprova e assume que aqueles que mudaram a observância do Sábado para o primeiro dia da semana, fizeram-no à margem, violando o ensinamento bíblico.

ODesafiodeRoma.zip (8.28 MB): Para descarregar, clique aqui e depois em "Click here to start download..". Link http://www.mediafire.com/?afc4p49ef133lma .

Veja também: "A História do Domingo nos EUA".
Versão .pdf de 'O Desafio de Roma'


Por gentileza do irmão Marcos Ribeiro, da IASD Central de Fortaleza, disponibilizamos para download o documento em formato .pdf com o texto integral de 'O Desafio de Roma - Porque Guardam os Protestantes o Domingo?', um livreto que despertou muito interesse junto dos leitores.


Para fazer o download clique aqui e depois em 'Click here to start download'.


Não se esqueça que além de ler o livreto, pode também facilmente partilhá-lo com outros irmãos e amigos, devido ao tamanho (264Kb) ser bem ágil para enviar por e-mail.
Eduardo
Eduardo

Mensagens : 5997
Idade : 53
Inscrição : 08/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Compartilhar este artigo em: reddit
- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos