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Designou a lua para as estações; o sol conhece o seu ocaso. Salmo 104:19

Nos tempos do Antigo Testamento, a festa da lua nova se celebrava no primeiro dia de cada mês lunar com as seguintes práticas e cerimônias:


1. Cessação de negócios.
2. Soar de trombetas (Núm. 10:10).
3. Sacrifícios especiais1 de animais, vegetais e libações (Núm. 28:11-15).
4. Comidas festivas (1 Sam. 20:18-24).
5. Visita ao profeta (2 Rei. 4:23).
6. Adoração no templo (Ezeq. 46:3).
7. Antecipação da futura redenção (Isa. 66:23).


Embora seja certo que antes do exílio o período da lua nova se celebrava com suspensão do trabalho, o costume perdeu força durante o exílio,2 e só as mulheres deixavam de trabalhar. Supõe-se que lhes foi concedido este privilégio porque foram as mulheres as menos dispostas a adorar o bezerro de ouro quando ocorreu a apostasia do Israel ao pé do Sinai.3
A cerimônia da proclamação da lua, que com o tempo cobrou grande significação, era inicialmente uma tarefa exclusiva do sumo sacerdote e posteriormente foi do presidente do sinédrio.

Lua Nova e Redenção
A relação que havia entre a festa da nova lua e a "redenção de Israel" foi expressa pelos judeus do exílio mediante orações recitadas pelo leitor e respondidas pela congregação.4 Eis aqui o texto a cargo da congregação:
"Que o Santo, bendito seja seu nome, renove-nos e a todo seu povo, a casa do Israel, para vida e paz, para alegria e gozo, para a salvação [messiânica] e a consolação! Digamos Amém!"
A mesma conotação messiânica se expressava na bênção proferida pelos membros da haburah (associação de judeus que no tempo dos macabeus se uniram para preservar a pureza das leis levíticas) na festa da nova lua. A última parte da bênção dizia assim:
"Fez a lua para os tempos (Sal. 104:19), porque como os novos céus e a nova terra que farei permanecerão diante de mim, diz Jeová, quem renova a Israel e a lua".5
O reaparecimento periódico da lua devia ser reconhecida com louvor e gratidão ao Criador, e a bênção da lua nova era recitada ao ar livre. Eis aqui parte da oração:
"E ordenou à lua que se renovasse como coroa de beleza sobre os que sustentou desde a infância (Israel), e como símbolo de que eles também adorarão a seu Criador em seu reino glorioso. Bendito seja o SENHOR que renova a lua".6
De acordo com o exposto, vemos que a festa do novilúnio era (1) um dia de alegria, (2) um dia de gratidão, (3) um dia para adorar a DEUS, (4) um símbolo da redenção de Israel, (5) um símbolo da consolação futura, (6) um símbolo da imortalidade no reino futuro, (7) uma antecipação da adoração a DEUS no novo reino.

A Árvore da Vida e a Lua Nova
Parece que é possível estabelecer uma relação entre a festa da lua nova e o "comer o fruto da árvore da vida" na nova Terra (Apoc. 22:1-3), já que a árvore da vida produz doze frutos e dá seu fruto cada mês (Apoc. 22:2), e na nova Terra os remidos irão adorar a DEUS "de mês em mês" (Isa. 66:23), o que coincide com a freqüência do reaparecimento da lua nova.
É valioso lembrar que no livro do Apocalipse se usam imagens e conceitos próprios da piedade judaica, e João esboça o gozo do cristão no reino vindouro onde serão restauradas as glórias e privilégios que o homem possuía antes da entrada do pecado. Daí que para o cristão o reino vindouro signifique possuir tudo o que os profetas reclamavam e desejavam para o povo judeu.
Ali todos têm acesso à árvore da vida, a qual é um emblema da imortalidade. A árvore produz doze colheitas por ano; não doze tipos de frutas na mesma árvore, a não ser cada mês uma colheita. A idéia é de abundância e nem tanto de variedade. Assim como é impossível que haja um mês sem lua nova, do mesmo modo é impossível comer do fruto da árvore e perder a vida eterna.

Referências:
1. Patriarcas y profetas, p. 710.
2. The Jewish Encyclopedia, vol. 9, pp. 243-244.
3. S. Japas, Fiestas, nuevas lunas y sábado en Colosenses 2:16, p. 8.
4. The Jewish Encyclopedia, vol. 9, pp. 243-244.
5. Id., P. 244.
6. Ibid.
Eduardo
Eduardo

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