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Órgãos do Corpo e a Religião do Coração
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27022010
Órgãos do Corpo e a Religião do Coração
Órgãos do Corpo e a Religião do Coração
Por Angel Manuel Rodríguez
PERGUNTA:O que significa Deus sondar “mentes e corações” (Ap 2:23)?
ABíblia associa certas experiências emocionais e psicológicas com órgãos do corpo. Isso não difere totalmente do modo de expressarmos a linguagem emocional. O coração é o centro das emoções. Dizemos ao nosso cônjuge: “Eu te amo de todo coração.” Obviamente, a referência não é ao órgão dentro de nosso peito. Estamos dizendo que nosso amor vem do mais profundo de nosso ser, e, no entanto, é genuíno. Na Bíblia, essa prática é mais comum. O termo “mente”, na Bíblia em português, é a tradução da palavra grega cujo significado literal é “rins”. Vou me ater apenas ao uso desse termo.
1. Um Órgão do Corpo: Os israelitas sabiam da existência dos órgãos do corpo conhecidos como rins. Os rins dos animais sacrificados eram queimados sobre o altar de sacrifícios, provavelmente porque eram cobertos de gordura (Êx 29:13; Lv 3:4), e os israelitas eram proibidos de consumir a gordura dos animais. O pensador judeu Philo de Alexandria (20 a.C – 45 d.C) parece sugerir que os rins eram oferecidos a Deus porque eles purificavam o sangue (Leis Especiais 1:216). Nos rituais de adivinhação da Babilônia, os rins de alguns animais eram usados para predizer o futuro. De modo que, para os israelitas, queimá-los no altar era a rejeição de tal prática pagã. Como muitas outras partes do corpo, os rins eram usados para designar a pessoa como um todo (a parte do corpo representava a totalidade do corpo de uma pessoa). O salmista escreve: “Tu criaste o íntimo do meu ser [kelayôth, ‘rins’]” (139:13, NVI), significando “meu corpo”. Uma vez que os rins eram localizados na parte mais interna do corpo humano, era fácil usá-los metaforicamente para designar o aspecto íntimo da personalidade humana.
2. Centro das Emoções: Os israelitas compreendiam que as emoções não podiam ser separadas do corpo físico. O pai diz ao filho: “Exultará o meu íntimo [rins], quando os teus lábios falarem coisas retas” (Pv 23:16). Nesse caso, não foi feita a tradução literal para mostrar que o termo “rins”está sendo usado metaforicamente, indicando que essa alegria é profunda e toma conta de todo o indivíduo. Emoções negativas também eram associadas com os rins. Quando o salmista escreveu “Quando o meu coração estava amargurado” (Sl 73:21), ele estava dizendo literalmente: “meus rins estavam perfurados”, significando que ele estava com distúrbio emocional e em profunda angústia. A imagem é de uma pessoa que foi traspassada por uma flecha nos rins e está com muita dor, temendo a morte, agonizando emocinalmente. De fato, Jó descreve sua angústia emocional usando a imagem de arqueiros que lhe atiravam flechas, perfurando seus rins (Jó 16:12, 13; cf Lm 3:13). Seu íntimo estava emocionalmente arruinado.
3. Centro do Caráter: Segundo Jeremias, o povo de Israel falava constantemente sobre Deus com seus lábios, mas Ele estava “longe do coração [rins]” (12:2), como dizendo que a mensagem de Deus não havia transformado o interior daquelas pessoas. Aqui os rins estão associados com o caráter. Em casos como esse, eles se tornam sinônimos do termo bíblico “coração”, que representa, entre outras coisas, o racional, as qualidades morais de uma pessoa. Referem-se, simbolicamente, à auto-consciência humana ou o íntimo profundo. Poderia, então, designar a consciência. O salmista poderia ter isso em mente quando escreveu: “na escura noite o meu coração me ensina!” (16:7).Segundo Jeremias, o povo de Israel falava constantemente sobre Deus com seus lábios, mas Ele estava “longe do coração [rins]” (12:2), como dizendo que a mensagem de Deus não havia transformado o interior daquelas pessoas. Aqui os rins estão associados com o caráter. Em casos como esse, eles se tornam sinônimos do termo bíblico “coração”, que representa, entre outras coisas, o racional, as qualidades morais de uma pessoa. Referem-se, simbolicamente, à auto-consciência humana ou o íntimo profundo. Poderia, então, designar a consciência. O salmista poderia ter isso em mente quando escreveu: “na escura noite o meu coração me ensina!” (16:7).
4. Objeto da Análise Divina:Uma vez que os rins estão associados com o desenvolvimento do caráter, é fácil concluir que Deus o examina. A frase citada – Deus sonda “mentes (rins) e corações” – é usada várias vezes no Antigo Testamento. Assume-se que Deus vê o íntimo do ser humano e pode fazer justas decisões baseadas na sabedoria (Jr 11:20; 17:10). O salmista não tem nada a esconder; por isso, ele diz ao Senhor: “Sonda-me, Senhor, e prova-me, examina o meu coração e a minha mente [leb, ‘coração’] (26:2). Ao examinar os rins, Deus pode identificar o pecador e levá-lo a deixar a violência (Sl 7:9). A combinação dos rins (mente) e coração indica que Deus examina a totalidade de uma pessoa.
O uso dos órgãos do corpo humano em relação às emoções humanas revela que os escritores bíblicos tinham uma compreensão de totalidade da natureza humana. O corpo físico não era separado do lado espiritual e emocional das pessoas.
*Todas as citações bíblicas foram extraídas da Nova Versão Internacional.
Angel Manuel Rodríguez é diretor do Instituto dePesquisas Bíblicas da Associação Geral.
Por Angel Manuel Rodríguez
PERGUNTA:O que significa Deus sondar “mentes e corações” (Ap 2:23)?
ABíblia associa certas experiências emocionais e psicológicas com órgãos do corpo. Isso não difere totalmente do modo de expressarmos a linguagem emocional. O coração é o centro das emoções. Dizemos ao nosso cônjuge: “Eu te amo de todo coração.” Obviamente, a referência não é ao órgão dentro de nosso peito. Estamos dizendo que nosso amor vem do mais profundo de nosso ser, e, no entanto, é genuíno. Na Bíblia, essa prática é mais comum. O termo “mente”, na Bíblia em português, é a tradução da palavra grega cujo significado literal é “rins”. Vou me ater apenas ao uso desse termo.
1. Um Órgão do Corpo: Os israelitas sabiam da existência dos órgãos do corpo conhecidos como rins. Os rins dos animais sacrificados eram queimados sobre o altar de sacrifícios, provavelmente porque eram cobertos de gordura (Êx 29:13; Lv 3:4), e os israelitas eram proibidos de consumir a gordura dos animais. O pensador judeu Philo de Alexandria (20 a.C – 45 d.C) parece sugerir que os rins eram oferecidos a Deus porque eles purificavam o sangue (Leis Especiais 1:216). Nos rituais de adivinhação da Babilônia, os rins de alguns animais eram usados para predizer o futuro. De modo que, para os israelitas, queimá-los no altar era a rejeição de tal prática pagã. Como muitas outras partes do corpo, os rins eram usados para designar a pessoa como um todo (a parte do corpo representava a totalidade do corpo de uma pessoa). O salmista escreve: “Tu criaste o íntimo do meu ser [kelayôth, ‘rins’]” (139:13, NVI), significando “meu corpo”. Uma vez que os rins eram localizados na parte mais interna do corpo humano, era fácil usá-los metaforicamente para designar o aspecto íntimo da personalidade humana.
2. Centro das Emoções: Os israelitas compreendiam que as emoções não podiam ser separadas do corpo físico. O pai diz ao filho: “Exultará o meu íntimo [rins], quando os teus lábios falarem coisas retas” (Pv 23:16). Nesse caso, não foi feita a tradução literal para mostrar que o termo “rins”está sendo usado metaforicamente, indicando que essa alegria é profunda e toma conta de todo o indivíduo. Emoções negativas também eram associadas com os rins. Quando o salmista escreveu “Quando o meu coração estava amargurado” (Sl 73:21), ele estava dizendo literalmente: “meus rins estavam perfurados”, significando que ele estava com distúrbio emocional e em profunda angústia. A imagem é de uma pessoa que foi traspassada por uma flecha nos rins e está com muita dor, temendo a morte, agonizando emocinalmente. De fato, Jó descreve sua angústia emocional usando a imagem de arqueiros que lhe atiravam flechas, perfurando seus rins (Jó 16:12, 13; cf Lm 3:13). Seu íntimo estava emocionalmente arruinado.
3. Centro do Caráter: Segundo Jeremias, o povo de Israel falava constantemente sobre Deus com seus lábios, mas Ele estava “longe do coração [rins]” (12:2), como dizendo que a mensagem de Deus não havia transformado o interior daquelas pessoas. Aqui os rins estão associados com o caráter. Em casos como esse, eles se tornam sinônimos do termo bíblico “coração”, que representa, entre outras coisas, o racional, as qualidades morais de uma pessoa. Referem-se, simbolicamente, à auto-consciência humana ou o íntimo profundo. Poderia, então, designar a consciência. O salmista poderia ter isso em mente quando escreveu: “na escura noite o meu coração me ensina!” (16:7).Segundo Jeremias, o povo de Israel falava constantemente sobre Deus com seus lábios, mas Ele estava “longe do coração [rins]” (12:2), como dizendo que a mensagem de Deus não havia transformado o interior daquelas pessoas. Aqui os rins estão associados com o caráter. Em casos como esse, eles se tornam sinônimos do termo bíblico “coração”, que representa, entre outras coisas, o racional, as qualidades morais de uma pessoa. Referem-se, simbolicamente, à auto-consciência humana ou o íntimo profundo. Poderia, então, designar a consciência. O salmista poderia ter isso em mente quando escreveu: “na escura noite o meu coração me ensina!” (16:7).
4. Objeto da Análise Divina:Uma vez que os rins estão associados com o desenvolvimento do caráter, é fácil concluir que Deus o examina. A frase citada – Deus sonda “mentes (rins) e corações” – é usada várias vezes no Antigo Testamento. Assume-se que Deus vê o íntimo do ser humano e pode fazer justas decisões baseadas na sabedoria (Jr 11:20; 17:10). O salmista não tem nada a esconder; por isso, ele diz ao Senhor: “Sonda-me, Senhor, e prova-me, examina o meu coração e a minha mente [leb, ‘coração’] (26:2). Ao examinar os rins, Deus pode identificar o pecador e levá-lo a deixar a violência (Sl 7:9). A combinação dos rins (mente) e coração indica que Deus examina a totalidade de uma pessoa.
O uso dos órgãos do corpo humano em relação às emoções humanas revela que os escritores bíblicos tinham uma compreensão de totalidade da natureza humana. O corpo físico não era separado do lado espiritual e emocional das pessoas.
*Todas as citações bíblicas foram extraídas da Nova Versão Internacional.
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Inscrição : 19/04/2008
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