Fórum Adventista
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Decreto dominical a caminho
sistema - O sistema nervoso e muscular humano e o relógio de Paley  EmptyDom Fev 19, 2017 7:48 pm por Augusto

» Acordem adventistas...
sistema - O sistema nervoso e muscular humano e o relógio de Paley  EmptyTer Fev 07, 2017 8:37 pm por Augusto

» O que Vestir Para Ir à Igreja?
sistema - O sistema nervoso e muscular humano e o relógio de Paley  EmptyQui Dez 01, 2016 7:46 pm por Augusto

» Ir para o céu?
sistema - O sistema nervoso e muscular humano e o relógio de Paley  EmptyQui Nov 17, 2016 7:40 pm por Augusto

» Chat do Forum
sistema - O sistema nervoso e muscular humano e o relógio de Paley  EmptySáb Ago 27, 2016 10:51 pm por Edgardst

» TV Novo Tempo...
sistema - O sistema nervoso e muscular humano e o relógio de Paley  EmptyQua Ago 24, 2016 8:40 pm por Augusto

» Lutas de MMA são usadas como estratégia por Igreja Evangélica para atrair mais fiéis
sistema - O sistema nervoso e muscular humano e o relógio de Paley  EmptyDom Ago 21, 2016 10:12 am por Augusto

» Lew Wallace, autor do célebre livro «Ben-Hur», converteu-se quando o escrevia
sistema - O sistema nervoso e muscular humano e o relógio de Paley  EmptySeg Ago 15, 2016 7:00 pm por Eduardo

» Ex-pastor evangélico é batizado no Pará
sistema - O sistema nervoso e muscular humano e o relógio de Paley  EmptyQua Jul 27, 2016 10:00 am por Eduardo

» Citações de Ellen White sobre a Vida em Outros Planetas Não Caídos em Pecado
sistema - O sistema nervoso e muscular humano e o relógio de Paley  EmptyTer Jul 26, 2016 9:29 pm por Eduardo

» Viagem ao Sobrenatural - Roger Morneau
sistema - O sistema nervoso e muscular humano e o relógio de Paley  EmptyDom Jul 24, 2016 6:52 pm por Eduardo

» As aparições de Jesus após sua morte não poderiam ter sido alucinações?
sistema - O sistema nervoso e muscular humano e o relógio de Paley  EmptySáb Jul 23, 2016 4:04 pm por Eduardo

SEU IP
IP

O sistema nervoso e muscular humano e o relógio de Paley

Ir para baixo

09032011

Mensagem 

sistema - O sistema nervoso e muscular humano e o relógio de Paley  Empty O sistema nervoso e muscular humano e o relógio de Paley




sistema - O sistema nervoso e muscular humano e o relógio de Paley  30907W

O sistema nervoso e muscular humano e o relógio de Paley

Figura 1. Célula nervosa (Fonte: http://www.glogster.com/media/4/13/97/24/13972410.gif)
Os nervos se desenvolvem a partir do sistema nervoso central, mas é necessário um sistema que os associe ao músculo certo. Além disso, as fibras alongadas e muito finas, que são parte das células nervosas que transportam os impulsos nervosos, podem medir mais de um metro; ainda assim, têm um diâmetro de apenas um milésimo de milímetro. A fim de conservar em funcionamento essas fibras celulares alongadas, sistemas especiais de transporte levam partes e substâncias químicas para lá e para cá ao longo de sua grande extensão.
Os músculos tampouco são estruturas simples. Nossa força muscular é providenciada por muitos milhares de unidades contendo minúsculas moléculas de proteína que rastejam ao longo das fibras, de modo a puxar e contrair os músculos que ativam a maioria dos 206 ossos do nosso corpo.
O controle da atividade muscular também é algo muito complexo, com as principais partes do cérebro ou da medula espinhal coordenando a ação de mais de 600 músculos do corpo. Muitos movimentos corporais envolvem a ação coordenada de vários músculos, tudo ao mesmo tempo. Sem um controle adequado, podemos sofrer espasmos musculares e outras condições graves ilustradas pela paralisia cerebral ou epilepsia.
Para facilitar um movimento suave, existem nos músculos estruturas especiais em forma de hastes, as quais monitoram constantemente a atividade muscular. Elas são especialmente abundantes nos músculos que controlam um movimento preciso, como aqueles que movem nossos dedos. Nas hastes, há dois tipos de fibras musculares modificadas que mantêm a tensão, a fim de que nervos sensoriais especiais nas fibras possam monitorar o comprimento, a tensão e o movimento muscular.
Essas hastes se parecem um pouco com sistemas musculares em miniatura dentro dos próprios músculos, e têm o seu próprio conjunto de partes interdependentes. Nem todas as partes dessas hastes dependem de outras partes, mas a maioria, se não todas, não funciona sem a presença de algumas outras partes. Um sistema de alarme contra roubo também ilustra as partes interdependentes. Quer seja num carro, quer seja numa casa, é necessário certo número de peças básicas. É preciso ter:


  • Um sensor que detecte o intruso;
  • Fios ou um transmissor para a comunicação com um sistema de controle;
  • O sistema de controle em si;
  • Uma fonte de energia;
  • Fios que se comuniquem com um alarme;
  • Um alarme que, geralmente, é uma sirene.
Assim como o exemplo do músculo, nervo e mecanismo de controle, esses são sistemas de partes interdependentes, em que o sistema não funciona a menos que todas as partes necessárias estejam presentes. Representam a complexidade irredutível, às vezes também chamada de estrutura irredutível.

DISTINÇÃO DOS CONCEITOS DE COMPLICAÇÃO E COMPLEXIDADE

Ao falar de complexidade, referimo-nos especificamente a sistemas como um alarme contra roubo, que têm partes interdependentes. Não é, de forma alguma, o mesmo que complicação. Muitas coisas podem ser complicadas, mas não são complexas porque suas partes não se relacionam umas com as outras e não dependem umas das outras.
Por exemplo, um relógio com engrenagens girando e ligando-se a outras é complexo; consiste de partes interdependentes, necessárias para o devido funcionamento do relógio. Por outro lado, um monte de lixo pode ser muito complicado e ter mais partes que um relógio, mas não é complexo porque as peças não são interdependentes. Páginas de vários documentos numa lixeira podem ser uma complicação, mas as páginas de um romance são complexas; relacionam-se com outras e são interdependentes à medida que o enredo se desenvolve.
Coisas complexas são complicadas, mas coisas complicadas não precisam ser complexas, se as partes não se relacionam entre si. Na grande questão da ciência descobrindo Deus, é importante distinguir entre complexo e complicado. Infelizmente muitos, inclusive cientistas, confundem os dois termos. A maioria dos sistemas biológicos é complexa; tem muitas partes interdependentes que, como os músculos, serão inúteis a menos que outras partes necessárias, como os nervos e o mecanismo de controle, também estejam presentes.

O RELÓGIO DE PALEY

Dois séculos atrás, o filósofo e eticista inglês William Paley (1743-1805) publicou um famoso livro intitulado Natural Theology [Teologia Natural], que se tornou um popular manual filosófico, tendo várias edições. O livro foi uma resposta a sugestões de que a vida poderia ter originado por si e de que não havia um Deus. Paley argumentava que as coisas vivas devem ter tido algum tipo de fabricante. Ele chegou a essa conclusão muito antes de termos quailquer ideia sobre quão complexas elas são.
Seu mais famoso exemplo diz respeito a um relógio. Se numa caminhada, afirmava ele, encontrássemos uma pedra, provavelmente não saberíamos explicar como ela se originou. Por outro lado, se encontrássemos um relógio no chão, concluiríamos imediatamente que o relógio teve um fabricante. Alguém que compreendia a sua construção e o seu uso o havia montado. Sendo que a natureza é mais complexa que um relógio, também deve ter um fabricante.
Argumentou ainda que, se um instrumento como um telescópio teve um idealizador, também deve ser esse o caso dos olhos, que são [mais] complexos. Paley desafiou a ideia de que o avanço evolutivo tenha sido o resultado de uma multidão de pequenas alterações e ilustrou referindo-se à estrutura indispensável que chamamos de epiglote, em nossa garganta. Quando engolimos, o alimento e a bebida são conservados fora do pulmão pela epiglote, que fecha a traqueia. Se a epiglote se houvesse desenvolvido gradualmente por um longo tempo, teria sido inútil na maior parte desse tempo, já que não fecharia a traqueia antes de ter chegado ao seu tamanho completo.
Os argumentos de Paley foram difamados por longo tempo. Afirma-se frequentemente que Darwin e seu conceito de seleção natural se encarregaram de refutar os exemplos de Paley. No livro The Blind Watchmaker [O Relojoeiro Cego] Richard Dawkins, famoso professor da Universidade de Oxford, trata especialmente do exemplo do relógio citado por Paley, mostrando que “ele está errado, gloriosa e completamente errado”. Disse também que o “único relojoeiro da natureza são as forças cegas da física”, e que “Darwin tornou possível ser um ateu intelectualmente realizado”. Parece que isso tudo não vem ao caso.
Os recentes avanços na moderna biologia, revelando uma vasta coleção de sistemas interdependentes, têm levado muitos a se perguntarem se Paley e seu ridicularizado relógio não teriam acertado o alvo.
Fonte:
ROTH, Ariel A. A ciência descobre Deus: Evidências convincentes de que o Criador existe. Casa Publicadora Brasileira, 2010, p. 105-108.
Eduardo
Eduardo

Mensagens : 5997
Idade : 54
Inscrição : 08/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Compartilhar este artigo em: reddit
- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos