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Uma questão de ponto de vista ou de contexto de justificação teórica???

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01092011

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Uma questão de ponto de vista ou de contexto de justificação teórica???  Empty Uma questão de ponto de vista ou de contexto de justificação teórica???




Uma questão de ponto de vista ou de contexto de justificação teórica???  Teoria+da+relativdade+-+Ci%25C3%25AAncia+Hoje+-+Anton+Prado+-+Sxc.hu


Uma questão de ponto de vista ou de contexto de justificação teórica???


Terça-feira, Agosto 23, 2011


Uma questão de ponto de vista


Para mostrar a importância da controvérsia no processo de construção do conhecimento científico, Adilson de Oliveira discute em sua coluna de agosto o exemplo das teorias propostas por Einstein, que colocaram em xeque as leis da física aceitas até então.


Por: Adilson de Oliveira


Publicado em 19/08/2011 | Atualizado em 19/08/2011





Os princípios da teoria da relatividade, que geraram a mais célebre equação da física, questionaram as leis da mecânica clássica então vigentes, como a gravitação universal, cuja origem é associada à queda de uma maçã. (foto: Anton Prado/ Sxc.hu)

Uma característica importante no processo de ensino e aprendizagem é estimular a habilidade dos alunos de emitir opiniões e refletir sobre os assuntos e temas abordados. Há sempre a expectativa de que os estudantes se interessem e sejam participativos, apresentando questionamentos e defendendo o seu ponto de vista.


Da mesma maneira, na física e na ciência em geral, quando surge uma teoria ou é feita uma descoberta, os cientistas normalmente não aceitam de imediato os resultados. Surgem controvérsias e divergências de opinião acerca do tema, que podem levar muito tempo para serem esclarecidas. Geralmente os pontos de vista são defendidos de maneira muito intensa, e polêmicas podem aparecer.


No caso de uma nova teoria física, ela somente é considerada válida quando verificada experimentalmente. [???] Além disso, pode-se ter uma centena de resultados que concordem com a teoria, mas basta apenas um para nos mostrar que ela está equivocada ou incompleta.


Quando se realiza um novo experimento e este mostra um resultado inusitado, ele somente será considerado válido quando for reproduzido, de maneira independente, por outros pesquisadores.


Nesse sentido, a grande vantagem da ciência como uma forma de conhecermos a natureza é o fato de que ela está em constante evolução, ou seja, novos resultados ou teorias sempre surgem para reforçar ou refutar o paradigma vigente.


Entre as inúmeras controvérsias que já surgiram na física, destaca-se a grande revolução que ocorreu no começo do século passado. A teoria da relatividade especial, proposta pelo físico alemão Albert Einstein (1879-1955), colocou em xeque a chamada mecânica clássica, um conjunto de conhecimentos construído ao longo de mais de 300 anos.
...


Leia mais aqui: CiênciaHoje

+++++



NOTA CAUSTICANTE DESTE BLOGGER:

Por que artigos assim não são escritos e publicados na Ciência Hoje sobre as dificuldades fundamentais da atual teoria da evolução - a Síntese Evolutiva Moderna, uma teoria científica considerada morta em 1980, e que uma nova teoria geral da evolução está sendo elaborada, a Síntese Evolutiva Ampliada, mas será apresentada somente em 2020, e o que isso significa para a ciência que abomina o vácuo epistêmico???
Eduardo
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