Fórum Adventista
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Decreto dominical a caminho
DEUS - O que é um Deus pessoal? EmptyDom Fev 19, 2017 7:48 pm por Augusto

» Acordem adventistas...
DEUS - O que é um Deus pessoal? EmptyTer Fev 07, 2017 8:37 pm por Augusto

» O que Vestir Para Ir à Igreja?
DEUS - O que é um Deus pessoal? EmptyQui Dez 01, 2016 7:46 pm por Augusto

» Ir para o céu?
DEUS - O que é um Deus pessoal? EmptyQui Nov 17, 2016 7:40 pm por Augusto

» Chat do Forum
DEUS - O que é um Deus pessoal? EmptySáb Ago 27, 2016 10:51 pm por Edgardst

» TV Novo Tempo...
DEUS - O que é um Deus pessoal? EmptyQua Ago 24, 2016 8:40 pm por Augusto

» Lutas de MMA são usadas como estratégia por Igreja Evangélica para atrair mais fiéis
DEUS - O que é um Deus pessoal? EmptyDom Ago 21, 2016 10:12 am por Augusto

» Lew Wallace, autor do célebre livro «Ben-Hur», converteu-se quando o escrevia
DEUS - O que é um Deus pessoal? EmptySeg Ago 15, 2016 7:00 pm por Eduardo

» Ex-pastor evangélico é batizado no Pará
DEUS - O que é um Deus pessoal? EmptyQua Jul 27, 2016 10:00 am por Eduardo

» Citações de Ellen White sobre a Vida em Outros Planetas Não Caídos em Pecado
DEUS - O que é um Deus pessoal? EmptyTer Jul 26, 2016 9:29 pm por Eduardo

» Viagem ao Sobrenatural - Roger Morneau
DEUS - O que é um Deus pessoal? EmptyDom Jul 24, 2016 6:52 pm por Eduardo

» As aparições de Jesus após sua morte não poderiam ter sido alucinações?
DEUS - O que é um Deus pessoal? EmptySáb Jul 23, 2016 4:04 pm por Eduardo

SEU IP
IP

O que é um Deus pessoal?

2 participantes

Ir para baixo

DEUS - O que é um Deus pessoal? Empty O que é um Deus pessoal?

Mensagem por okara Sex Jun 01, 2012 7:52 am

Já vi adventista reclamando que outras denominações não acreditam que Deus é um Deus pessoal. Mas quando perguntei o que seria um Deus pessoal ou um Deus impessoal, não souberam me responder.

okara

Mensagens : 9
Idade : 44
Inscrição : 01/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

DEUS - O que é um Deus pessoal? Empty Re: O que é um Deus pessoal?

Mensagem por Eduardo Sex Jun 01, 2012 2:09 pm

A definição mais ampla do termo "Deus pessoal" é a de um ser com personalidade, incluindo a capacidade da razão e de sentir amor. Reflete a tradição de falar sobre um Deus que tem uma personalidade. Em outras palavras, o Deus pessoal possui uma volição, emoções (como ficar irado), intenções, e outras características de uma pessoa.
Eduardo
Eduardo

Mensagens : 5997
Idade : 54
Inscrição : 08/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

DEUS - O que é um Deus pessoal? Empty Re: O que é um Deus pessoal?

Mensagem por okara Sáb Jun 02, 2012 3:49 pm

Esta é a definição MAIS AMPLA? Mas qual deus, mesmo das mitologias antigas ou até de jogo de RPG que não tem personalidade?

Ou então o que seria um Deus IMpessoal? Tipo: os adventistas dizem que espíritas, testemunhas de Jeová e sei lá mais quem NÃO acreditam num Deus pessoal, PORQUE eles não acreditam ou EM QUE eles acreditam que faz o Deus deles não ser pessoal?

okara

Mensagens : 9
Idade : 44
Inscrição : 01/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

DEUS - O que é um Deus pessoal? Empty Re: O que é um Deus pessoal?

Mensagem por Eduardo Sáb Jun 02, 2012 7:25 pm

okara escreveu:Esta é a definição MAIS AMPLA? Mas qual deus, mesmo das mitologias antigas ou até de jogo de RPG que não tem personalidade?
Algumas tradições dentro do hinduismo não crêem num deus pessoal. Já o budismo é incompatível com uma determinação radical teísta ou não-teísta, o “conceito de Deus” não faz parte da doutrina pali de Buda sobre a liberação do sofrimento. Algumas interpretações entendem os deuses apenas como metáforas úteis para entender aspectos da mente.
Ou então o que seria um Deus IMpessoal?
Pergunte aos hindus e budistas.
Tipo: os adventistas dizem que...
Se quer acusar, cite as fontes.
Eduardo
Eduardo

Mensagens : 5997
Idade : 54
Inscrição : 08/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

DEUS - O que é um Deus pessoal? Empty Re: O que é um Deus pessoal?

Mensagem por okara Dom Jun 03, 2012 11:08 am

Não estou acusando, estou pedindo definição, pois este é um conceito fundamental para os adventistas (já frequentei as IASD e me um impresso oficial que punha-o como tal) só que até agora não vi nenhuma definição que eu sequer entendesse.

Quanto a quem propaga que os outros não tem um Deus Pessoal (que eu ainda não entendi o que é, e pelo jeito nem vou), já vi muitos alegando tal, mas o mais veemente é um tal de professor Azenilto Brito, procure no google pelo nome dele e verá dezenas de foruns que ele participa. A afirmação dele pode ser vista, por exemplo, em:

verdadeonline.net/textos/1078.htm

apologiaespirita.org/apologia/artigos/025_Os_20_erros_da_Doutrina_Espirita_apontados_por_um_adventista_fanatico.pdf

extestemunhasdejeova.net/forum/viewtopic.php?f=20&t=1787&st=0&sk=t&sd=a&sid=cc58f9b5db74cd37eb5aed1686c4d16b

mentesvencedoras.forumeiros.com/t38-equivocos-sobre-a-doutrina-espirita

Portanto eu não estou inventando nada. Já perguntei para o próprio Azenilto o que vem a ser afinal este "Deus Pessoal" e a outros adventistas também, e NENHUM soube me explicar o que é um "Deus Pessoal", agora que mostrei as fontes, poderia fazer a bondade de explicar melhor?

okara

Mensagens : 9
Idade : 44
Inscrição : 01/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

DEUS - O que é um Deus pessoal? Empty Re: O que é um Deus pessoal?

Mensagem por Eduardo Dom Jun 03, 2012 11:17 am

A definição de Deus pessoal está no inicio deste tópico. Vou repetir pela segunda e última vez. Deus, como pessoa, é um ser com personalidade, incluindo a capacidade da razão e de sentir amor, em outras palavras, possui uma volição, emoções (como ficar irado), intenções, e outras características de uma pessoa. Se não entender, só me resta trancar este tópico para que procure uma pessoa mais capaz de lhe explicar.
Eduardo
Eduardo

Mensagens : 5997
Idade : 54
Inscrição : 08/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

DEUS - O que é um Deus pessoal? Empty Re: O que é um Deus pessoal?

Mensagem por okara Dom Jun 03, 2012 11:22 am

É... vamos ter que ter paciência mesmo. Mas já que não pode melhorar a definição, repito a pergunta também: Porque os adventistas afirmam que o Deus pregado por espíritas e testemunhas de Jeová NÃO É PESSOAL?

okara

Mensagens : 9
Idade : 44
Inscrição : 01/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

DEUS - O que é um Deus pessoal? Empty Re: O que é um Deus pessoal?

Mensagem por Eduardo Dom Jun 03, 2012 11:35 am

okara escreveu:É... vamos ter que ter paciência mesmo. Mas já que não pode melhorar a definição, repito a pergunta também: Porque os adventistas afirmam que o Deus pregado por espíritas e testemunhas de Jeová NÃO É PESSOAL?
Mostre a fonte.
Eduardo
Eduardo

Mensagens : 5997
Idade : 54
Inscrição : 08/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

DEUS - O que é um Deus pessoal? Empty Re: O que é um Deus pessoal?

Mensagem por okara Dom Jun 03, 2012 11:38 am

Mas não fiz isto ao colocar os tópicos do ou gerados pelo Azenilto?

Tô sentindo cheiro de ping-pong aqui.

okara

Mensagens : 9
Idade : 44
Inscrição : 01/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

DEUS - O que é um Deus pessoal? Empty Re: O que é um Deus pessoal?

Mensagem por Eduardo Dom Jun 03, 2012 11:46 am

O Azenilto disse que um dos erros do espiritas é "Ter uma visão distorcida da Divindade, negando que tenhamos um "Deus pessoal"". Ele não afirma que o Deus pregado por espíritas NÃO É PESSOAL.
Eduardo
Eduardo

Mensagens : 5997
Idade : 54
Inscrição : 08/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

DEUS - O que é um Deus pessoal? Empty Re: O que é um Deus pessoal?

Mensagem por okara Dom Jun 03, 2012 12:44 pm

Se os espíritas SUPOSTAMENTE negam que tenhamos um "Deus Pessoal" então como não foi afirmado que o Deus pregado por espíritas (lembremos que todos somos monoteístas, apesar de nossas diferenças) não é pessoal?

Vocês inventam um conceito que não dá para entender direito, colocam como pilar da sua denominação (tudo bem, é direito de vocês) e depois criticam os outros por não adotar uma coisa que não dá nem para entender o que é?

Se pelo menos o conceito antagônico (Deus IMpessoal) ficasse claro, podiamos deduzir por oposição, mas segundo você isto seria o mesmo que limitar os deuses à metáforas, isto o espiritismo e as testemunhas de Jeová não fazem, portanto não dá para afirmar que pregam deus impessoal.

okara

Mensagens : 9
Idade : 44
Inscrição : 01/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

DEUS - O que é um Deus pessoal? Empty Re: O que é um Deus pessoal?

Mensagem por Eduardo Dom Jun 03, 2012 12:51 pm

Não vi ninguém afirmando que o espiritismo e as testemunhas de Jeová não acreditam em um Deus pessoal. Acho que este tópico já está servindo apenas a suas falsas acusações. Você distorceu as palavras do Azenilto e isso é um ato grave. Se quer continuar, seja objetivo e honesto.
Eduardo
Eduardo

Mensagens : 5997
Idade : 54
Inscrição : 08/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

DEUS - O que é um Deus pessoal? Empty Re: O que é um Deus pessoal?

Mensagem por okara Dom Jun 03, 2012 9:54 pm

Azenilto escreveu:
2) A visão distorcida da Divindade, negando que tenhamos um “Deus pessoal”...

EU não preciso de falsas acusações meu caro. A única coisa que pedi foi uma DEFINIÇÃO, não disse nem mesmo se esta visão de Deus Pessoal é boa ou ruim.

Agora, se a definição é deveras complexa para meu humilde entendimento (e também para vários evangélicos, incluindo alguns adventistas que já me falaram que não entendem bem) então é ter paciência.

Talvez eu nasça mais inteligente na outra encarnação.

okara

Mensagens : 9
Idade : 44
Inscrição : 01/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

DEUS - O que é um Deus pessoal? Empty Re: O que é um Deus pessoal?

Mensagem por Eduardo Dom Jun 03, 2012 9:58 pm

okara escreveu:Azenilto escreveu: 2) A visão distorcida da Divindade, negando que tenhamos um “Deus pessoal”....
Correto, foi isso que ele escreveu. Bem diferente do que você disse: "Porque os adventistas afirmam que o Deus pregado por espíritas e testemunhas de Jeová NÃO É PESSOAL?". Ele nunca afirmou que "o Deus pregado por espíritas... NÃO É PESSOAL?". Percebeu a diferença ?
Eduardo
Eduardo

Mensagens : 5997
Idade : 54
Inscrição : 08/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

DEUS - O que é um Deus pessoal? Empty Re: O que é um Deus pessoal?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos