Fórum Adventista
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Decreto dominical a caminho
Reportagem do Fantástico menciona longevidade de adventistas EmptyDom Fev 19, 2017 7:48 pm por Augusto

» Acordem adventistas...
Reportagem do Fantástico menciona longevidade de adventistas EmptyTer Fev 07, 2017 8:37 pm por Augusto

» O que Vestir Para Ir à Igreja?
Reportagem do Fantástico menciona longevidade de adventistas EmptyQui Dez 01, 2016 7:46 pm por Augusto

» Ir para o céu?
Reportagem do Fantástico menciona longevidade de adventistas EmptyQui Nov 17, 2016 7:40 pm por Augusto

» Chat do Forum
Reportagem do Fantástico menciona longevidade de adventistas EmptySáb Ago 27, 2016 10:51 pm por Edgardst

» TV Novo Tempo...
Reportagem do Fantástico menciona longevidade de adventistas EmptyQua Ago 24, 2016 8:40 pm por Augusto

» Lutas de MMA são usadas como estratégia por Igreja Evangélica para atrair mais fiéis
Reportagem do Fantástico menciona longevidade de adventistas EmptyDom Ago 21, 2016 10:12 am por Augusto

» Lew Wallace, autor do célebre livro «Ben-Hur», converteu-se quando o escrevia
Reportagem do Fantástico menciona longevidade de adventistas EmptySeg Ago 15, 2016 7:00 pm por Eduardo

» Ex-pastor evangélico é batizado no Pará
Reportagem do Fantástico menciona longevidade de adventistas EmptyQua Jul 27, 2016 10:00 am por Eduardo

» Citações de Ellen White sobre a Vida em Outros Planetas Não Caídos em Pecado
Reportagem do Fantástico menciona longevidade de adventistas EmptyTer Jul 26, 2016 9:29 pm por Eduardo

» Viagem ao Sobrenatural - Roger Morneau
Reportagem do Fantástico menciona longevidade de adventistas EmptyDom Jul 24, 2016 6:52 pm por Eduardo

» As aparições de Jesus após sua morte não poderiam ter sido alucinações?
Reportagem do Fantástico menciona longevidade de adventistas EmptySáb Jul 23, 2016 4:04 pm por Eduardo

SEU IP
IP

Reportagem do Fantástico menciona longevidade de adventistas

Ir para baixo

16122012

Mensagem 

Reportagem do Fantástico menciona longevidade de adventistas Empty Reportagem do Fantástico menciona longevidade de adventistas




Reportagem do Fantástico menciona longevidade de adventistas Fc3903989788552174cd7a06caa645af


Reportagem do Fantástico menciona longevidade de adventistas


Segundo reportagem, comunidade adventista norte-americana está entre os pontos cientificamente comprovados onde existe um acúmulo de centenários.


Os adventistas da Califórnia, nos Estados Unidos, mais uma vez foram mencionados entre os grupos mais longevos do planeta. A reportagem sobre os segredos dos centenários foi exibida na edição doFantástico do último domingo, 9 de dezembro. A comunidade adventista de Loma Linda, segundo apontou a matéria, está entre os pontos cientificamente comprovados onde existe um acúmulo de centenários.


Boa alimentação, amizades, exercícios e otimismo ajudam a viver mais de 100 anos, segundo mostra o vídeo. "A parte genética contribui com 30%. Os outros 70% são de fatores que nós podemos modificar", diz a geriatra Maysa Cendaroglo, consultada pela reportagem do Fantástico (confira o vídeo na íntegra).



Leia também:

Quer viver até aos 100?

Reportagem do Fantástico menciona longevidade de adventistas Dc00fd39f6a17ecae02c76f306e44234Você está de parabéns! Suas chances de viver mais e melhor estão aumentando, e podem crescer, à medida que você continua lendo este artigo. Não me interprete mal. Não é ousadia ou presunção; são fatos! É porque ao folhear esta revista, de alguma maneira você está entrando em contato com alguns princípios do Sistema Adventista de Saúde, e, de acordo com dados científicos mais recentes, isto pode lhe fazer muito bem!

Tudo começou quando, em 1968, a Universidade de Loma Linda (na Califórnia, EUA) resolveu estudar a mortalidade de 23.000 adventistas, um grupo religioso conhecido por seus peculiares hábitos saudáveis. Ao mesmo tempo, a Sociedade Americana de Câncer estudou a mortalidade de uma população com tamanho parecido, e nível social e cultural também semelhantes (AHS1).

O que se descobriu foi que as mulheres adventistas viviam de 2 a 5 anos a mais, tinham 2% menos infarto e 24% menos câncer que a população em geral. Já os homens, viviam de 5 a 8 anos a mais, tinham 34% menos infarto e 40% menos câncer!

Os resultados foram tão surpreendentes que, em 1972, o Ministério da Saúde dos Estados Unidos da América, decidiu realizar um novo estudo (AHS2), agora com 34.198 adventistas, apenas para descobrir por que a saúde deles é melhor. E penso que você já pode quase adivinhar o resultado! Descobriram que tanto a longevidade quanto a melhor qualidade de vida dos adventistas estavam fortemente associados ao seu estilo de vida e aos hábitos pessoais.

Estes princípios, que são adotados pelo Sistema Adventista de Saúde, são hoje cada vez mais reconhecidos internacionalmente como muito importantes para se viver mais. Um dos exemplos é a revista americana Newsweek, que frequentemente apresenta o fato de "ser adventista" como uma das razões para se viver mais tempo e com uma melhor qualidade de vida. (veja por exemplo, http://www.thedailybeast.com/newsweek/2011/04/10/how-to-live-forever.html, de 10 de abril de 2011).

E a Newsweek não está sozinha. Em 2005, a revista National Geographic (edição de novembro) também apresentou os adventistas do sétimo dia, especialmente os da região de Loma Linda, Califórnia (onde eles aplicam de forma mais plena seus princípios de saúde), como um dos três grupos sociais mais longevos do planeta, juntamente com os habitantes da ilha de Okinawa, no Japão, e os da Sardenha, na Itália. Nestas populações é relativamente comum encontrar pessoas que chegam aos 100 anos!

Estas pesquisas revelaram algo interessante: que longevidade e qualidade de vida não dependem em última instância da religião ou da igreja à qual você frequenta, mas de escolhas corretas, baseadas em conhecimento. A Igreja Adventista, por exemplo, aconselha seus membros a, entre outras coisas, adotarem hábitos de regularidade (dormir, comer e trabalhar, por exemplo, sempre à mesma hora, quando possível), a praticarem exercício físico diariamente, a beberem muita água pura (em lugar de refrigerantes), a dormirem de 7 a 8 horas por noite, a respirarem sempre o ar mais puro disponível, a exporem-se diariamente à luz do sol, a reservarem o sábado para Deus e a família (ênfase nos relacionamentos interpessoais saudáveis) e a adotarem hábitos saudáveis de alimentação, o que inclui um regime vegetariano saboroso, visualmente atraente e nutritivo. Ah, e eu já ia me esquecendo: os adventistas devem comer pouco... (o que por si só já é um grande fator de longevidade!).

Além disso, são aconselhados a evitar tudo aquilo que é nocivo à saúde, como a abundância de sal e açúcar, de gorduras de origem animal, as bebidas alcoólicas de qualquer tipo, os estimulantes (cafeinados e assemelhados, como o chimarrão), a nicotina e as demais drogas (lícitas ou ilícitas).

E você pode estar se perguntando por que uma igreja teria tanto a se preocupar com a saúde de seus membros? E a resposta está na Bíblia. Em I Coríntios 3:16 e 17, o apóstolo Paulo diz: "Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque o santuário de Deus, que sois vós, é sagrado." Ele também diz: "Acaso não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo." I Coríntios 6:19 e 20.

O que isto quer dizer? Que toda experiência espiritual ocorre através do corpo, que é o "santuário do Espírito Santo". Assim, quanto melhor estiver um corpo, melhor ou mais fácil será o contato com o "espiritual". Utilizando um extremo, fica fácil reconhecer que é muito mais fácil e produtivo trabalhar, relacionar-se, orar ou estudar a Bíblia, quando alguém está completamente sóbrio do que quando está sob o efeito de uma bebida alcoólica ou drogas, por exemplo. Isto demonstra que quanto mais saudáveis forem os hábitos, tanto mais eficiente será também a vida em geral, sem falar na qualidade de vida e longevidade, que são subprodutos de escolhas sábias.

A partir de 1863, Ellen G. White, uma jovem que pertenceu ao então grupo fundador da Igreja Adventista, começou a receber visões, que, entre outras coisas, recomendavam aos adventistas vários hábitos de saúde, como comer muita fruta, verduras e legumes, pão e arroz integral, por exemplo. E foi através destas visões que a Igreja Adventista foi orientada a fundar instituições de saúde que trabalhassem com forte ênfase na educação para a prevenção das doenças, e a tratar de seus pacientes do modo menos prejudicial possível, mas sempre com o melhor conhecimento científico a disposição, livres de qualquer prática não verificável cientificamente.

Na verdade, a Bíblia ensina que o plano de Deus para todos nós vai muito além dos 100 anos: "Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida." Jo 5:24.

Marcos Bomfim é o diretor para a Área de Saúde da Igreja Adventista para 8 países da América do Sul.



Vídeos relacionados:
https://www.youtube.com/watch?v=lT2-yBIsJuw

Eduardo
Eduardo

Mensagens : 5997
Idade : 54
Inscrição : 08/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Compartilhar este artigo em: reddit
- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos