Fórum Adventista
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Decreto dominical a caminho
O profeta Elias e os "Sete Mil" que não dobraram os joelhos  EmptyDom Fev 19, 2017 7:48 pm por Augusto

» Acordem adventistas...
O profeta Elias e os "Sete Mil" que não dobraram os joelhos  EmptyTer Fev 07, 2017 8:37 pm por Augusto

» O que Vestir Para Ir à Igreja?
O profeta Elias e os "Sete Mil" que não dobraram os joelhos  EmptyQui Dez 01, 2016 7:46 pm por Augusto

» Ir para o céu?
O profeta Elias e os "Sete Mil" que não dobraram os joelhos  EmptyQui Nov 17, 2016 7:40 pm por Augusto

» Chat do Forum
O profeta Elias e os "Sete Mil" que não dobraram os joelhos  EmptySáb Ago 27, 2016 10:51 pm por Edgardst

» TV Novo Tempo...
O profeta Elias e os "Sete Mil" que não dobraram os joelhos  EmptyQua Ago 24, 2016 8:40 pm por Augusto

» Lutas de MMA são usadas como estratégia por Igreja Evangélica para atrair mais fiéis
O profeta Elias e os "Sete Mil" que não dobraram os joelhos  EmptyDom Ago 21, 2016 10:12 am por Augusto

» Lew Wallace, autor do célebre livro «Ben-Hur», converteu-se quando o escrevia
O profeta Elias e os "Sete Mil" que não dobraram os joelhos  EmptySeg Ago 15, 2016 7:00 pm por Eduardo

» Ex-pastor evangélico é batizado no Pará
O profeta Elias e os "Sete Mil" que não dobraram os joelhos  EmptyQua Jul 27, 2016 10:00 am por Eduardo

» Citações de Ellen White sobre a Vida em Outros Planetas Não Caídos em Pecado
O profeta Elias e os "Sete Mil" que não dobraram os joelhos  EmptyTer Jul 26, 2016 9:29 pm por Eduardo

» Viagem ao Sobrenatural - Roger Morneau
O profeta Elias e os "Sete Mil" que não dobraram os joelhos  EmptyDom Jul 24, 2016 6:52 pm por Eduardo

» As aparições de Jesus após sua morte não poderiam ter sido alucinações?
O profeta Elias e os "Sete Mil" que não dobraram os joelhos  EmptySáb Jul 23, 2016 4:04 pm por Eduardo

SEU IP
IP

O profeta Elias e os "Sete Mil" que não dobraram os joelhos

Ir para baixo

16112010

Mensagem 

O profeta Elias e os "Sete Mil" que não dobraram os joelhos  Empty O profeta Elias e os "Sete Mil" que não dobraram os joelhos




O profeta Elias e os "Sete Mil" que não dobraram os joelhos  Capa-de-elias

Tem uma passagem bíblica que me intriga.

"Também conservei em Israel sete mil, todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda boca que o não beijou" - 1Reis 19:18.


Este é um dos relatos mais conhecidos da Bíblia. Muitos são os sermões que se pregam a cada ano com base na experiência de Elias no Carmelo.

E o que me intriga neste verso?

Poucos versos antes, encontramos Elias aparentemente SOZINHO diante de um exército de adoradores de Baal a serviço de Jezabel. Segundo o texto sagrado, Elias ficou em cima do monte, incitando o povo a tomar uma decisão:

"Então, Elias se chegou a todo o povo e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o SENHOR é Deus, segui-o; se é Baal, segui-o. Porém o povo nada lhe respondeu" (18:21).

Aparentemente, apenas Elias, e ninguém mais, estava ao lado do Senhor naquela ocasião. Ele ainda foi mais longe e disse que APENAS ELE, dentre todos os profetas do Senhor havia ficado para enfrentar a batalha (v. 22).

O desfecho, todos conhecemos. Elias saiu vencedor após um dia inteiro de rídicula demonstração de adoração pagã (semelhante à que vemos hoje em alguns lugares). Deus havia sido vitorioso, e todo o povo reconheceu, afinal, que somente Ele é o Senhor (18:39).

A arrogância de Elias

Algum tempo depois, Elias se encontra escondido com medo da sentença condenatória de Jezabel... sim, o mesmo irônico e sarcástico profeta que havia humilhado centenas de funcionários do diabo, agora estava escondido, dentro de uma caverna, com medo de uma mulher... A Bíblia é mesmo fantástica, não é?!

Em seu esconderijo, Elias argumenta com o Senhor sobre sua condição aviltante... chega a pedir mesmo a morte!

No alto de sua arrogância religiosa, Elias diz ao Senhor:

"Tenho sido zeloso pelo SENHOR, Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derribaram os teus altares e mataram os teus profetas à espada; e eu fiquei só, e procuram tirar-me a vida" (19:10).

Na cabeça de Elias, somente ele era fiel... somente ele era zeloso... somente ele permaneceu firme à aliança... somente ele.

É quando o Senhor faz, na minha opinião, a intrigante revelação:

- Que nada, Elias... deixa de ser arrogante! Ainda existem 7000 no meio do povo que permaneceram fiéis, e não se curvaram diante dos falsos deuses.

E eu pergunto:
- Onde estavam estes 7000? Por que eles não se apresentaram quando Elias estava incitando o povo à decisão? Quando ele acusou a todo o povo de estar "coxeando" entre dois pensamentos, porque estes sete mil se calaram (cf. 18:21)?

Deus é mesmo "ilógico"

Há algum tempo eu escrevi aqui sobre o quanto considero Deus um Ser "ilógico" , e a história de Elias na caverna só vem me confirmar esta "tese".

É muito comum, infelizmente, encontrarmos em nossas igrejas algumas pessoas que se consideram mais zelosas, santas e consagradas que outras. Exemplos:
- Eu faço culto familiar, e você não faz...
- Eu levanto de madrugada para orar, e você não...
- Eu chego cedo todo sábado na igreja, e você só chega atrasado...
- Eu devolvo o dízimo e a oferta minuciosamente, e você não...
- Eu sigo a Reforma de Saúde nos mínimos detalhes, mas você...
- Já li todos os livros do Espírito de Profecia... e você?
- Eu aboli a televisão da minha casa, e você não...
- Eu detesto sermão "enlatado", mas você...
- Eu sou Adventista de berço... e você?
- Eu estou em todas as semanas de oração... e você?
- Todo ano eu vou para o retiro de carnaval, das mulheres, dos PGs... e você?

Eu, eu, eu, eu... esse é o problema do arrogante, do falso zeloso, do pseudo-consagrado. Ele usa coisas que, a princípio, são boas e importantes na vida cristã, e fazem delas um "chicote" para atormentar seus irmãos menos "consagados".

Quantas vezes não vemos pregadores subirem ao púlpito imbuídos da arrogância de Elias, e esbravejarem: "Só eu e minha família fazemos as coisas direitos por aqui... se quiserem se salvar, olhem para mim..."! Um dia vi um pregar deste "naipe" discursando no IAENE... e nossa professora de Psicologia na época confirmou o Transtorno Obsessivo Compulsivo pelo qual o imimente pregador estava passando.

E Deus, em Sua infinita, abundante e terna misericórdia, olha para estes arrogantes, escondidos em suas cavernas, e diz:
- Filho, pára com isso! Seja mais humilde e reconheça que você não é nada perfeito... e você sabe que Eu sei disso muito bem... Mesmo que você não consiga ver, Eu tenho muitos outros filhos fiéis aqui, mesmo entre estes que, aparentemente, estão calados, improdutivos e estáticos. Eles também estão vivendo a fé verdadeira, assim como você. Por isso, querido filho, não seja arrogante, e saia dessa sua caverna de egoísmo!

É maravilhoso ver nas entrelinhas da Bíblia o quanto o nosso Deus é diferente de nós, em todos os sentidos. Aleluia!

Nós somos arrogantes, presunçosos, invejosos, ciumentos, vingativos, implacáveis, egoístas...

Ele é TODO AMOR E MISERICÓRDIA.

Da próxima vez que eu ou você nos sentirmos tentados a bater no peito e dizer "só eu", vamos nos lembrar que ao nosso lado podem existir outros "sete mil" que estão firmes na fé, mesmo que nossos olhos pecadores não consigam enxergar isso.

Por: Gilson Medeiros



ELIAS E A VIÚVA DE SEREPTA
Escrito por Pr. Álvaro Martinho da Silva
Qua, 17 de Dezembro de 2008 09:02
ELIAS E A VIÚVA DE SAREPTA


Pr. Álvaro Martinho da Silva
Texto Bíblico: 1 Reis 17: 1- 16
I - Introdução
Elias, profeta de Deus, foi orientado por Ele para comparecer diante do rei Acabe levando a mensagem do Senhor para todo o povo de Israel. A mensagem que Elias tinha para levar não era uma mensagem agradável; pelo contrário era uma palavra frustrante.
Falta de chuva durante alguns anos para o povo da Palestina significava miséria, pobreza, desgraça, morte, sofrimento para toda a nação.
Muitas famílias teriam fome, muitas crianças ficariam órfãs, muitas mulheres viúvas; a região toda precisava de chuva para a agricultura.
A Palavra do Senhor que deveria ser de alento, ânimo, esperança, bênção para toda a nação, veio como uma palavra dura, pessimista, antipática. A Palavra do Senhor nem sempre é uma palavra agradável que “restaura a alma”. “Quão doces são as tuas palavras ao meu paladar! Mais que o mel à minha boca”. “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para os meus caminhos” (Sal. 119).
A Palavra do Senhor é também “viva e eficaz, mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração” (Hebreus 4: 12).
“Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça” (2Tim. 3: 16).


II - Parte

O rei Acabe deve ter ficado muito furioso com Elias que, possivelmente deve ter desejado matar o profeta. Neste ínterim, o Senhor, providencialmente interveio para preservar a vida do Seu profeta: “Retira-te daqui, vai para a banda do Oriente e esconde-te junto à torrente de Querite, fronteira ao Jordão.” (v. 3)
Deus, também tem providenciado em nosso favor evitando que males maiores nos sobrevenham.
O Senhor é quem “livra do laço do passarinheiro e da peste perniciosa. Caem mil ao teu lado, e dez mil à tua direita; tu não tens sido atingido. Porque aos seus anjos dará ordens a teu respeito, para que te guardem em todos os teus caminhos” (Salmo 91).
“É certo que não dormita nem dorme o guarda de Israel. O Senhor guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre” (Sal. 121).
Refugiado próximo ao Jordão, Deus providenciou novamente a Elias o que ele precisava: “Os corvos lhe traziam pela manhã pão e carne, como também pão e carne ao anoitecer; e bebia da torrente.” (v. 6)
Deus tem “mil maneiras de providenciar em nosso favor, maneiras que nada sabemos.” O fato relevante não deve ser as aves do céu trazendo alimento para o profeta, mas que Elias tinha alimento enquanto toda a nação de Israel tinha fome e sede devido à seca anunciada.
Deus tem providenciado o alimento para seus filhos desde o período mais remoto: Durante 40 anos, no deserto, pão caiu do céu todas as manhãs alimentando as famílias. Através de cinco pães e dois peixinhos alimentou toda uma multidão de cerca de vinte mil pessoas.
“O seu pão lhe será dado, as suas águas serão certas” (Isa. 33: 16). “Jamais vi um justo desamparado, nem a sua descendência a mendigar o pão” (Sal. 37: 25).
“Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves?” (Mateus 6: 26).
Pode ser que você não tenha aquilo que gostaria de dar à sua família: Um prato de comida mais elaborado, uma torta, lasanha, sobremesa especial, etc.
Mas, tem com certeza aquilo que a sua família precisa, pois Deus nem sempre dá o que queremos, porém sempre aquilo que precisamos.
Elias depois de vários dias comendo “pão e carne”, talvez desejasse algo diferente, mas ao lembrar que todo o povo de Israel não tinha sequer pão e água; comia com muito gosto! Deus não dá sempre o que queremos, mas com certeza, sempre o que precisamos!
III - Parte

Depois de algum tempo, a Palavra do Senhor veio novamente ao profeta dizendo: “Dispõe-te, e vai a Sarepta, que pertence a Sidom, e demora-te ali, onde ordenei a uma mulher viúva que te dê comida.” (v.9)
Palavra estranha, esquisita, incompreensível. A Palavra do Senhor, num primeiro momento, parece estranha ao coração do homem!
Sarepta era uma pequena cidade, inexpressiva, situada numa região idólatra. Criam na direção dos astros sobre a vida dos seres humanos; não criam no mesmo Deus que Elias cria.
Agora, a Palavra do Senhor orienta o profeta a buscar alimento nesta cidade. Elias poderia discutir com Deus dado às impossibilidades de conseguir ajuda numa região como esta.
Pior: buscar ajuda na casa de uma viúva pobre? Se ao menos fosse na casa de uma família rica, mas na casa de viúva pobre?!? Loucura!!!
A Palavra de Deus não é para ser discutida, sim para ser obedecida, mesmo que pareça loucura ao olhos do homem. Você mesmo, quando veio para a Igreja Adventista algumas coisas pareciam estranhas: Sétimo dia é dia de descanso?! O que tem haver religião com comida?! Devolver dízimo?!
“O justo viverá pela fé” (Gál. 3: 11). Fé na Palavra do Senhor, mesmo que pareça estranha, absurda, loucura ao coração do homem.
Parecia loucura construir um grande barco, quando nunca havia chovido sobre a terra; parecia loucura viajar, pelo deserto, com a multidão do povo de Israel, sem fazer nenhuma provisão para isto!


IV - Parte

“Então, ele se levantou e se foi a Sarepta...” (v.10) Felizmente, este verso faz parte da história bíblica, pois registra a resposta do homem à Palavra do Senhor.
Muitos, têm boa vontade em obedecer a Palavra do Senhor, mas são vacilantes, preocupados com o futuro, racionais em exagero, não admitindo a possibilidade da fé.
Outros, em semanas de oração, tomam decisões das mais sérias: fazer ano bíblico, batismo, abandonar pecados acariciados, estudar a Lição da Escola Sabatina diariamente, etc. Mas, desanimam com o passar do tempo, não conseguem cumprir com os compromissos espirituais.
“Porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a Sua boa vontade.” Filipenses 2: 13
“...chegando à porta da cidade, estava ali uma mulher viúva apanhando lenha...” (v.10)
Quando o homem decide obedecer a Palavra do Senhor, seja ela qual for, surjam as conseqüências que forem; Deus ajuda na resposta do crente fiel, prepara o caminho pelo qual percorreremos.
Deus motivou uma mulher viúva da cidade de Sarepta para buscar lenha seca num ponto da cidade que não era muito comum ter lenha seca para o fogo.
Mas, Deus sabia que por aquele caminho passaria o profeta Elias e que iria ver uma mulher apanhando lenha à porta da cidade.
Quantas vezes, Deus tem feito também o mesmo com cada um de nós! Acontecem coincidências, situações inesperadas, que por inúmeras vezes atribuímos à sorte.
Deus sempre está provendo para cada um de nós, preparando o caminho que será percorrido, ministrando de maneira singular.
Emprego com o sábado livre, exames na faculdade que serão feitos em outro dia letivo, namorado(a) que professa a mesma fé cristã, etc.
Precisamos, apenas crer que Deus está trabalhando para o nosso benefício e, que mais cedo, ou mais tarde, as coisas acontecerão segundo o Seu plano.
Se o profeta estivesse obstinado em fazer a sua vontade, ou em obedecer apenas parcialmente a Palavra do Senhor; ele passaria pela porta da cidade e não veria a mulher viúva apanhando lenha, pois seu propósito poderia ser procurar um hotel, restaurante, pensão, ou lanchonete na cidade.
V - Parte

Ao ver a mulher, o profeta Elias pede água, que já era um artigo racionado devido a seca na região. Ela entende que não pode negar água para um viajante, porque significava atrair maldição.
Quando volta para buscar água, o profeta pede pão para comer, pois tem muita fome.
“Porém, ela respondeu; Tão certo como vive o Senhor, teu Deus, nada tenho cozido; há somente um punhado de farinha numa panela e um pouco de azeite numa botija; e, vês aqui, apanhei dois cavacos e vou preparar esse resto de comida para mim e para meu filho; comê-lo-emos e morreremos.” (v. 12)
Esta resposta o profeta Elias não esperava, pois tudo até aquele momento vinha dando certo na vida dele.
Deus protegeu quando Acabe ficou furioso com a mensagem de falta de chuva; alimento e água fresca quando toda a nação de Israel passava fome e sede; as aves do céu providenciando o pão de cada dia; uma mulher viúva apanhando lenha à porta da cidade de Sarepta.
Quando pede o pão que Deus havia prometido, a mulher nega com uma razão humanitária bastante forte e compreensível.
Neste momento, alguns de nós desanimaríamos na fé; revoltados contra Deus; retorno à velha vida de pecado; arrependimento pelo dia do batismo.
A vida cristã não é uma apólice de seguro contra problemas. Alguns, se revoltam contra Deus porcausa dos problemas e dificuldades na vida cristã. Mas, Deus não prometeu uma vida sem problemas, sim Sua companhia.
“Eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.” Mateus 28: 20
“Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque Tu estás comigo.” Salmo 23 : 4
“Neste mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci.” João 16: 33
Elias estava diante de uma situação extrema de fé: crer, ou não crer na Palavra do Senhor!
“Não temas; vai e faze o que disseste; mas primeiro faze dele para mim... depois, farás para ti mesma e para teu filho.” (v. 13)
Palavra absurda, estranha, principalmente por causa da justificativa apresentada pela mulher. O profeta continua insistindo com o pão primeiro para ele.
Assim é com a Palavra de Deus; acima de tudo que possa existir contrário, ela se sobrepõe a todas as circunstâncias, culturas e épocas.
Que fazer quando o separar o dízimo provoca falta de dinheiro para saldar outros compromissos durante o mês: mensalidade escolar, alimentação, aluguel da residência, etc.???
Que fazer quando a guarda do sábado pode desencadear o desemprego, ou a perda do ano letivo na faculdade??? Que fazer quando o batismo na Igreja Adventista pode causar atrito na família, descontentamento do esposo, perseguição dos pais, ou ainda, a perda de amigos???
A Palavra do Senhor é uma só: “Trazei todos os dízimos à casa do tesouro... provai-me nisto, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida.” (Mal. 3: 10)
“Lembra-te do dia de sábado para o santificar. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. Mas, o sétimo dia é o sábado do Senhor, teu Deus, não farás nenhum trabalho.” (Êxo. 20: 8- 10)
“Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a Mim não é digno de Mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a Mim não é digno de Mim”(Mat. 10: 37)
VI - Conclusão

“Foi ela e fez segundo a palavra de Elias; assim, comeram ele, ela e a sua casa muitos dias.”(v. 15) Aquele último pedaço de pão que, na palavra da mulher, não daria nem para ela e o filho naquele dia comerem; ao ser consagrado ao Senhor, em obediência à Sua palavra, deu para ela, o filho e o profeta, “por muitos dias.”
Quando confiamos no Senhor, as bênçãos ocorrem, sempre em medida muito maior. “A farinha não se acabou na panela, nem o azeite na botija faltou, até o dia que o Senhor fez chover novamente sobre a terra.” (vs.16, 14)
Imaginemos o que teria acontecido com aquela mulher se houvesse negado pão ao profeta: sua história não faria parte do cenário bíblico e, não teria sobrevivido ao período de seca.
Deus colocou o profeta Elias no caminho da viúva de Sarepta para ser ele uma bênção à vida desta pobre mulher e seu único filho. Coitada dela se não tivesse confiado na Palavra do Senhor por intermédio de Elias!
Com o profeta Elias, Deus não falharia, teria providenciado qualquer outra mulher viúva da cidade de Sarepta para alimentá-lo, conforme a Sua palavra, pois a Palavra do Senhor não falha!!!
A Palavra do Senhor é favorável também para cada um de nós, basta confiar nela e observar o que está escrito, mesmo que em alguns momentos pareça absurdo, estranho, esquisito.
Eduardo
Eduardo

Mensagens : 5997
Idade : 54
Inscrição : 08/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Compartilhar este artigo em: reddit
- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos