Fórum Adventista
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Decreto dominical a caminho
Teoria da evolução e a sua importância para o avanço do ateísmo EmptyDom Fev 19, 2017 7:48 pm por Augusto

» Acordem adventistas...
Teoria da evolução e a sua importância para o avanço do ateísmo EmptyTer Fev 07, 2017 8:37 pm por Augusto

» O que Vestir Para Ir à Igreja?
Teoria da evolução e a sua importância para o avanço do ateísmo EmptyQui Dez 01, 2016 7:46 pm por Augusto

» Ir para o céu?
Teoria da evolução e a sua importância para o avanço do ateísmo EmptyQui Nov 17, 2016 7:40 pm por Augusto

» Chat do Forum
Teoria da evolução e a sua importância para o avanço do ateísmo EmptySáb Ago 27, 2016 10:51 pm por Edgardst

» TV Novo Tempo...
Teoria da evolução e a sua importância para o avanço do ateísmo EmptyQua Ago 24, 2016 8:40 pm por Augusto

» Lutas de MMA são usadas como estratégia por Igreja Evangélica para atrair mais fiéis
Teoria da evolução e a sua importância para o avanço do ateísmo EmptyDom Ago 21, 2016 10:12 am por Augusto

» Lew Wallace, autor do célebre livro «Ben-Hur», converteu-se quando o escrevia
Teoria da evolução e a sua importância para o avanço do ateísmo EmptySeg Ago 15, 2016 7:00 pm por Eduardo

» Ex-pastor evangélico é batizado no Pará
Teoria da evolução e a sua importância para o avanço do ateísmo EmptyQua Jul 27, 2016 10:00 am por Eduardo

» Citações de Ellen White sobre a Vida em Outros Planetas Não Caídos em Pecado
Teoria da evolução e a sua importância para o avanço do ateísmo EmptyTer Jul 26, 2016 9:29 pm por Eduardo

» Viagem ao Sobrenatural - Roger Morneau
Teoria da evolução e a sua importância para o avanço do ateísmo EmptyDom Jul 24, 2016 6:52 pm por Eduardo

» As aparições de Jesus após sua morte não poderiam ter sido alucinações?
Teoria da evolução e a sua importância para o avanço do ateísmo EmptySáb Jul 23, 2016 4:04 pm por Eduardo

SEU IP
IP

Teoria da evolução e a sua importância para o avanço do ateísmo

Ir para baixo

13012010

Mensagem 

Teoria da evolução e a sua importância para o avanço do ateísmo Empty Teoria da evolução e a sua importância para o avanço do ateísmo






Teoria da evolução e a sua importância para o avanço do ateísmo A%2Bmuta%25C3%25A7%25C3%25A3o%2Bn%25C3%25A3o%2Bocorre%2Bao%2Bacaso%2Bcharles%2Brobert%2Bdarwin





A grande façanha de Darwin




O grande mérito de Darwin não foi o de ter descoberto a “evolução” (tal conceito já existia remotamente entre os antigos gregos); também não foi o de ter trazido à tona o conceito de “seleção Natural” (em 1931 Patrick Matthew já havia publicado sua versão da seleção natural); nem muito menos foi o de ter legado ao mundo uma invenção ou descoberta que culminasse em melhoria na condição humana.

A grande façanha de Darwin foi ter oferecido à sociedade inglesa
e, consequentemente, à Europa e o resto mundo, uma alternativa ao fixismo bíblico que imperava no âmbito acadêmico até então.
Em seu livro “A Origem do Homem e a Seleção Sexual” o próprio naturalista confessa ter prestado um bom serviço ao “colocar por terra o dogma das criações separadas”:

"Alguns daqueles que admitem o princípio da evolução, mas rejeitam a seleção natural, ao tecerem críticas ao meu livro parecem esquecer que eu tinha pelo menos dois objetivos em mente. Com efeito, se me equivoquei ao atribuir à seleção natural uma excessiva importância, a qual hoje estou bem longe de admitir, ou se lhe exagerei o poder que em si mesmo é provável, pelo menos espero ter prestado um bom serviço, ajudando a pôr por terra o dogma das criações separadas." (Hemus Editora, p. 76).

Sobre isso, comenta Bertrand Russel, em “A Perspectiva Científica”:

Deixando de lado os detalhes científicos, podemos afirmar que a importância de Darwin reside no fato de ele ter levado os biólogos e, através deles, o público em geral, a abandonar a sua crença anterior na imutabilidade das espécies, e a aceitar o ponto de vista de que todas as diferentes espécies de animais se desenvolveram, por variação, a partir de um ancestral comum. Exatamente como qualquer outro inovador dos tempos modernos, Darwin teve de lutar contra a autoridade de Aristóteles. É preciso que se diga que a existência do estagirita constituiu uma das grandes infelicidades da humanidade. Atualmente, o ensino de Lógica em muitas universidades está cheio de incongruências, que são devidas ao sábio grego.
Antes de Darwin, os biólogos acreditavam que um gato ideal, um cão ideal etc, tinham sido concebidos no céu, o que significaria que os nossos gatos e cachorros atuais deveriam ser considerados como cópias mais ou menos imperfeitas desses protótipos celestiais. Cada espécie correspondia a uma idéia diferente na mente divina, e, portanto, não poderia haver nenhuma transição de uma especie a outra, porque cada espécie tinha resultado de um ato de criação separado...” (Companhia Editora Nacional, p. 38).

Embora ele não tenha sido o único a contestar a posição religiosa sempre vigente, ao menos foi aquele que buscou aplicar integralmente o materialismo filosófico ao conceito de “evolução”. Em “Darwin e os Grandes Enigmas da Vida”, Gould trata a questão da seguinte forma:

As notas provam que Darwin se interessava por filosofia e que es­tava ciente de suas implicações. Sabia que a principal característica a distinguir sua teoria de todas as outras doutrinas evolucionistas era seu inflexível materialismo filosófico. Outros evolucionistas falavam em força vital, dirigismo histórico, luta orgânica, e na irredutibilidade essencial da mente — uma armadura de conceitos que a cristandade tradicional podia aceitar como meio termo, já que permitia a um Deus cristão trabalhar pela evolução, e não pela criação. Darwin falava apenas em va­riação ao acaso e seleção natural.
Nas notas, Darwin aplicou resolutamente seu materialismo
à teoria daa evolução de todos os fenômenos da vida, inclusive ao que ele próprio chamou de "a própria cidadela" — a mente humana..." (Martins Fontes, p. 14, 15).






Teoria da evolução e a sua importância para o avanço do ateísmo


Um dos grandes paradoxos da religião ateísta está na veneração a que Darwin é alvo: os seus fiéis devotos consideram-no como um dos grandes cientistas de todos os tempos, posição esta que não deixa de ser curiosa uma vez que ele estava errado em practicamente tudo o que postulou:

1. A natureza das características herdadas (foi o criacionista Gregory Mendel - que não achou as teorias de Darwin convincentes - quem estabeleceu os fundamentos da genética moderna);
2. A origem das variações (Darwin pensava que elas apareciam devido ao uso e desuso);
3. O poder da selecção natural (que nunca foi mostrado como sendo capaz de produzir nada mais que as pequenas variações dentro do mesmo tipo);
4. A origem das espécies (que continua a ser um problema para os ateus);
5. Embriões dos vertebrados (que Darwin falsamente acreditava que mostravam o nosso progenitor "na fase adulta");
6. E a distribuição geográfica das espécies (muitas das quais, como documentou o biólogo francês Léon Croizat, não estão de acordo com a teoria de Darwin).
Apesar dos óbvios falhanços científicos de Darwin, o jornalista Chris Mooney afirma que o livro de Darwin é "um dos livros mais brilhantes alguma vez escritos".


Em relação às festividades do Ano de Darwin, Mooney questiona:
Porque é que será que isto acontece? Existirá algum outro cientista que nós celebremos assim tanto? E será apenas devido a mais famosa teoria de Darwin ou será algo mais?
Mooney responde às suas próprias perguntas:

Eu acho que Darwin significa muito (mas muito!) mais do que a ciência por si só pode transmitir. Ele epitomiza algo mais e eu quero arriscar que é o seguinte: uma visão secular.....Darwin não é apenas alguém era brilhante; ele é uma forma de vida.
Importantes admissões por parte deste evolucionista.


Apanharam bem o que ele disse? Para os ateus, Darwin não é só alguém que transmite informação científica, mas um estilo de vida. Vida secular. Secularismo mascarado de ciência.
Existem cientistas mais importantes que Darwin.

Outros cientistas que nós poderíamos celebrar incluem nomes como Isaac Newton, James Clerk Maxwell e Albert Einstein na Física; Robert Boyle, Antoine Lavoisier e Willard Gibbs na Química; e Carolus Linnaeus, Georges Cuvier e Gregor Mendel na Biologia.


Cada um deles contribuiu mais para a ciência e tecnologia que Charles Darwin.

De facto, a Física, a Química e a Biologia contemporânea poderia nem existir se não fossem eles.

Teoria da evolução e a sua importância para o avanço do ateísmo 208_NewtonS_Principia

Se vamos celebrar o livro mais importante para a história da ciência, o livro "Principia" do criacionista Isaac Newton seria um candidato melhor colocado que "A Origem das Espécies" de Charles Darwin. Mas como Mooney afirmou, a importância de Darwin é a de suportar a "visão secular" (ateísmo).

Conclusão:

O ano de Darwin não era tanto uma celebração em torno de alguém cujas palavras foram cientificamente importantes, mas sim a celebração de alguém que ofereceu aos ateus uma plataforma pseudo-científica para avançar com o ateísmo. Isto explica o porque do Dia Internacional de Darwin ter sido projectado pela Associação Humanista Americana. Esta organização dedica-se a promover uma filosofia "não teísta". Isto também explica o porquê dos ateus quererem estabelecer o "Dia de Darwin" como a alternativa secular ao Natal.

O debate entre a criação e a evolução não é um debate entre religiosos e cientistas, mas sim entre dois grupos religiosos. O que muda é só a religião, mas o fervor é o mesmo.
Carlstadt
Carlstadt
Administrador
Administrador

Mensagens : 1031
Idade : 48
Inscrição : 19/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Compartilhar este artigo em: reddit
- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos