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[Análise] O uso de "télos" em Rm 10:4 TELOSpt

[Análise] O uso de "télos" em Rm 10:4 Telos

Grego: τελος [telos] (Substantivo neutro). Fim. Terminação, consumação, conclusão. Meta, alvo, finalidade, propósito, objetivo. Taxa, tributo, imposto.

τελος [telos] aparece 42 vezes no NT:

No texto de estudo para hoje, Rm 10:1-4, chamam a atenção as palavras do verso 4: “...o fim da lei é Cristo, para justiça de todo aquele que crê.” Essa declaração é costumeiramente usada por aqueles que negam a validade da lei dos Dez Mandamentos depois da morte de Jesus. “A lei terminou em Cristo, e não mais temos nenhuma obrigação para com ela”, afirmam. Mas os que assim se expressam, o fazem apenas em referência ao quarto mandamento, que requer a observância do sábado como dia do Senhor. Em são juízo, ninguém diria que a cruz autoriza os que creem em Cristo a matar, roubar, adulterar, etc., atitudes condenadas pela lei tanto quanto a transgressão do dia de guarda. Ademais, afirmasse Paulo, com estas palavras, que a lei foi abolida pela morte de Cristo, e estaria fortalecendo a (falsa) acusação de seus adversários de que ele era um antinomista, acusação esta, como temos notado, que o apóstolo repudia em sua epístola. Então, qual é o significado real de suas palavras? Bem, a lição nos lembra de que a palavra grega télos, traduzido como “fim” em Romanos 10:4, “também pode ser traduzida como objetivo, propósito.” Portanto, fim significando finalidade. “Cristo é o propósito final da lei, no sentido de que a lei deve nos levar a Jesus.” Esse é indiscutivelmente o sentido de télos em 1 Pedro 1:9, onde é afirmado que o “fim da fé” é a salvação. Ninguém deve imaginar, todavia, que, uma vez salvo, o crente não mais precisa da fé; muito ao contrário! Creio que mais do que isso está envolvido no texto. Com efeito, télos significa “fim”, como quando o texto sagrado fala do fim desta era (Mt 24:6, 14; 1Co 15:24). Aplicando-se este sentido à lei, Cristo é o fim, o término do empenho no cumprimento dela como meio de justiça; a cessação da lei como recurso de salvação. Télos também significa finalidade, objetivo, etc., como no texto de Pedro acima referido, e também em 1 Timóteo 1:5, onde é traduzido “intuito”. O termo, todavia, tem mais de dois significados, e Paulo, preferencialmente a um termo de sentido mais restrito, empregou télos para deixar claro que Cristo é o tudo da lei. De fato, se quisesse apenas afirmar que Cristo é o fim da lei, no sentido de que ela caducou na cruz, que acabou ali, Paulo teria empregado péras, que significa limite, o ponto extremo, conclusão, terminação, fim (como em Hb 6:16). Da mesma forma, se ele quisesse afirmar que Cristo é apenas a finalidade, o objetivo, o propósito da lei, teria empregado próthesis ou skopós, ou ainda énnoia. Além dos dois sentidos acima, télos também significa: imposto (como em Mt 17:25 e Rm 13:7); destinação última (como em Hb 6:8), pleno desempenho, execução, desencargo, cumprimento (como em Lc 22:37); tratamento final (como em Tg 5:11); estágio final (com em 1Co 10:11); resultado (como em Rm 6:21); e plenitude (como em 1Ts 2:16). É possível divisar em cada um desses sentidos aquilo que Cristo é da lei. Ele é a plenitude dela, considerando que, na qualidade de vida que Cristo viveu, vemos até onde a vai a lei e o que ela abrange. Ele é o resultado da lei, no sentido de que as reivindicações dela, se perfeitamente cumpridas, resultam numa qualidade de vida precisamente idêntica à vida de Jesus. Ele é o estágio final da lei, no sentido de que ela não pode ser exibida, exposta, desvelada mais do que o foi em Jesus. Ele é a demonstração mais clara do tratamento final da lei: tudo o que Jesus sofreu agonizando até morrer, é claro, por tomar nosso lugar e nos salvar, é uma antecipação daquilo que a lei requererá que ocorra no último dia com os ímpios impenitentes e perdidos, os quais, por rejeitarem o que Ele fez por eles, “terão de sofrer a angústia sentida por Cristo na cruz...” (Testemunhos Para a Igreja, v. 1 [2004], p. 124). Em Jesus, a lei alcança plena execução, desencargo e cumprimento, pois foi profetizado que Ele engrandeceria a lei e a tornaria gloriosa (Is 42:21, Tradução Brasileira). “Cristo... mostrou que ela está baseada no amplo fundamento do amor a Deus e amor aos homens, e que a obediência a seus preceitos compreende todo o dever do homem. Em Sua própria vida Ele deu exemplo de obediência à lei de Deus. No Sermão da Montanha Ele mostrou como seus requisitos vão além dos atos exteriores, e penetram os pensamentos e as intenções do coração” (Atos dos Apóstolos [1999], p. 505). Além disso, em Jesus não há anomía, isto é, ilegalidade de espécie nenhuma. É plena Sua harmonia com a lei divina e, portanto, com a natureza e caráter de Deus. O cumprimento da lei por Cristo foi total. Ele também é a destinação última da lei, no sentido de que Sua exaltação e glorificação a partir da ressurreição se tornam uma clara demonstração daquilo que aguarda os que a cumprem perfeitamente, pois Ele viveu integralmente seus justos reclamos. Por nossa vez, também seremos exaltados e glorificados, pois a lei não reserva outro destino final para aqueles que estiverem revestidos da perfeita justiça de Cristo. Finalmente, Jesus é o imposto, o tributo que ela cobra daqueles que almejam a salvação. Como “o salário do pecado é a morte” (Rm 6:23), e só em Jesus e por Jesus é possível a libertação do pecado, o “imposto” a ser pago pela vida eterna, requerido pela própria lei, é a aceitação dEle como Salvador. Naturalmente o pecador pode se omitir de pagar tal preço; mas, nesse caso, terá que pagar um preço correspondente, isto é, ele mesmo terá que morrer pelo seu pecado. A lei, portanto, se revela um credor implacável: ou nós pagamos, ou Cristo paga em nosso lugar. Não há uma terceira alternativa. Qual é nossa escolha? Notemos, portanto, quanta coisa está envolvida na declaração paulina de Romanos 10:4. Tudo isso foi tecido por Paulo, sob a direção do Espírito Santo, no esforço de ajudar “seus irmãos... segundo a carne” (9:3), os judeus, a entender que só em Jesus existe a justiça necessária para se desfrutar verdadeiramente a vida. A situação deles era tal que, rejeitando a justiça de Cristo, estabeleciam “a sua própria”, não se sujeitando “à que vem de Deus.” (Rm 10:3). O zelo que tinham por Deus, um zelo sem entendimento (v. 2), era-lhes de nenhuma valia, pois não se apoderando da justiça de Cristo não se apoderaram de justiça nenhuma, pois fora dEle não há justiça. Não incorremos nós, adventistas, no mesmo perigo? Com razão, alguém já observou que o adventismo é um terreno fértil para o legalismo. Temos que estar constantemente atentos.

(1) Mateus 10: 22
Sereis odiados de todos por causa do meu nome; aquele, porém, que perseverar até ao fim, esse será salvo. - τελος [telos] Acus. sing. ("até ao fim" - εις τελος [eis telos]).

(2) Mateus 17: 25
Sim, respondeu ele. Ao entrar Pedro em casa, Jesus se lhe antecipou, dizendo: Simão, que te parece? De quem cobram os reis da terra impostos ou tributo: dos seus filhos ou dos estranhos? - τελη [telê] Acus. pl.

(3) Mateus 24: 6
E, certamente, ouvireis falar de
guerras e rumores de guerras; vede, não vos assusteis, porque é necessário assim acontecer, mas ainda não é o fim. - το τελος [to telos] Acus. sing.

(4) Mateus 24: 13
Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo. - τελος [telos] Acus. sing. ("até o fim" - εις τελος [eis telos]).

(5) Mateus 24: 14
E será pregado este
evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então, virá o fim. - το τελος [to telos] Nom. sing.

(6) Mateus 26: 58
Mas Pedro o seguia de longe até ao pátio do sumo sacerdote e, tendo entrado, assentou-se entre os serventuários, para ver o fim. - το τελος [to telos] Acus. sing.

(7) Marcos 3: 26
Se, pois, Satanás se levantou contra si mesmo e está dividido, não pode subsistir, mas perece*. - τελος [telos] Acus. sing. (*"mas perece" - αλλα τελος εχει [alla telos echei] Lit: "mas fim tem").

(8) Marcos 13: 7
Quando, porém, ouvirdes falar de
guerras e rumores de guerras, não vos assusteis; é necessário assim acontecer, mas ainda não é o fim. - το τελος [to telos] Nom. sing.

(9) Marcos 13: 13
Sereis odiados de todos por causa do meu nome; aquele, porém, que perseverar até ao fim, esse será salvo. - τελος [telos] Acus. sing. ("até ao fim" - εις τελος [eis telos]).

(10) Lucas 1: 33
ele reinará para sempre sobre a casa de Jacó, e o seu reinado não terá fim. - τελος [telos] Nom. sing.

(11) Lucas 18: 5
todavia, como esta viúva me importuna, julgarei a sua causa, para não suceder que, por fim, venha a molestar-me. - τελος [telos] Acus. sing. ("por fim" - εις τελος [eis telos]).

(12) Lucas 21: 9
Quando ouvirdes falar de
guerras e revoluções, não vos assusteis; pois é necessário que primeiro aconteçam estas coisas, mas o fim não será logo. - το τελος [to telos] Nom. sing.

(13) Lucas 22: 37
Pois vos digo que importa que se cumpra em mim o que está escrito: Ele foi contado com os malfeitores. Porque o que a mim se refere está sendo cumprido. - τελος [telos] Acus. sing.

(14) João 13: 1
Ora, antes da Festa da Páscoa, sabendo Jesus que era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai,
tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até ao fim. - τελος [telos] Acus. sing. ("até ao fim" - εις τελος [eis telos]).

(15) Romanos 6: 21
Naquele tempo, que resultados colhestes? Somente as coisas de que, agora,
vos envergonhais; porque o fim delas é morte. - το τελος [to telos] Nom. sing.

(16) Romanos 6: 22
Agora, porém, libertados do pecado, transformados em servos de Deus, tendes o vosso fruto para a santificação e, por fim, a vida eterna; - το τελος [to telos] Acus. sing. Lit: "o fim".

(17) Romanos 10: 4
Porque o fim da lei é Cristo, para justiça de todo aquele que crê. - τελος [telos] Nom. sing.

(18, 19) Romanos 13: 7
Pagai a todos o que lhes é devido: a quem tributo, tributo; a quem imposto¹, imposto¹; a quem respeito, respeito; a quem
honra, honra. - ¹το τελος [to telos] Acus. sing.

(20) 1 Coríntios 1: 8
o qual também vos confirmará até ao fim, para serdes irrepreensíveis no Dia de nosso Senhor Jesus Cristo. - τελους [telous] Gen. sing. ("até ao fim" - εως τελους [heôs telous]).

(21) 1 Coríntios 10: 11
Estas coisas lhes sobrevieram como exemplos e foram escritas para advertência nossa, de nós outros sobre quem os fins dos séculos têm chegado. - τα τελη [ta telê] Nom. pl.

(22) 1 Coríntios 15: 24
E, então, virá o fim, quando ele entregar o reino ao Deus e Pai, quando houver destruído todo principado, bem como toda potestade e
poder. - το τελος [to telos] Nom. sing. ("E, então, virá o fim" - ειτα το τελος [eita to telos] Lit: "então o fim").

(23) 2 Coríntios 1: 13
Porque nenhuma outra coisa vos escrevemos, além das que ledes e bem compreendeis; e espero que o compreendereis de todo*, - τελους [telous] Gen. sing. (*"de todo" - εως τελους [heôs telous]).

- Porque nenhumas outras coisas vos escrevemos, senão as que já sabeis ou também reconheceis; e espero que também até ao fim as reconhecereis, (Almeida Revista e Corrigida). - τελους [telous] Gen. sing. ("até ao fim" - εως τελους [heôs telous]).

(24) 2 Coríntios 3: 13
E não somos como Moisés, que punha véu sobre a face, para que os filhos de Israel não atentassem na terminação do que se desvanecia. - το τελος [to telos] Acus. sing. ("na terminação" - εις το τελος [eis to telos]).

(25) 2 Coríntios 11: 15
Não é muito, pois, que os seus próprios ministros se transformem em ministros de justiça; e o fim deles será conforme as suas obras. - το τελος [to telos] Nom. sing. ("e o fim deles" - ων το τελος [hôn to telos] Lit: "dos quais o fim").

(26) Filipenses 3: 19
O destino* deles é a perdição, o deus deles é o ventre, e
a glória deles está na sua infâmia, visto que só se preocupam com as coisas terrenas. - το τελος [to telos] Nom. sing. (*"O destino deles" - ων το τελος [hôn to telos] Lit: "dos quais o fim").

(27) 1 Tessalonicenses 2: 16
a ponto de nos impedirem de falar aos gentios para que estes sejam salvos, a fim de irem enchendo sempre a medida de seus pecados. A ira, porém, sobreveio contra eles, definitivamente. - τελος [telos] Acus. sing. ("definitivamente" - εις τελος [eis telos]).

(28) 1 Timóteo 1: 5
Ora, o intuito da presente admoestação visa ao
amor que procede de coração puro, e de consciência boa, e de fé sem hipocrisia. - το τελος [to telos] Nom. sing.

(29) Hebreus 3: 6 [Variante]
Cristo, porém, como Filho, em sua casa; a qual casa somos nós, se guardarmos firme, até ao fim, a ousadia e a exultação da esperança. - τελους [telous] Gen. sing. ("até ao fim" - μεχρι τελους [mechri telous]).

(30) Hebreus 3: 14
Porque nos temos tornado participantes de Cristo, se, de fato, guardarmos firme, até ao fim, a confiança que, desde o princípio, tivemos. - τελους [telous] Gen. sing. ("até ao fim" - μεχρι τελους [mechri telous]).

(31) Hebreus 6: 8
mas, se produz
espinhos e abrolhos, é rejeitada e perto está da maldição; e o seu fim é ser queimada. - το τελος [to telos] Nom. sing. ("e o seu fim" - ης το τελος [hês to telos] Lit: "da qual o fim").

(32) Hebreus 6: 11
Desejamos, porém, continue cada um de vós mostrando, até ao fim, a mesma diligência para a plena certeza da esperança; - τελους [telous] Gen. sing. ("até ao fim" - αχρι τελους [achri telous]).

(33) Hebreus 7: 3
sem pai, sem mãe, sem genealogia; que não teve princípio de dias, nem fim de existência, entretanto, feito semelhante ao Filho de Deus), permanece sacerdote perpetuamente. - τελος [telos] Nom. sing.

(34) Tiago 5: 11
Eis que temos por felizes os que perseveraram firmes. Tendes ouvido da paciência de Jó e vistes que fim o Senhor lhe deu; porque o Senhor é cheio de terna misericórdia e compassivo. -
το τελος [to telos] Acus. sing. ("e vistes que fim o Senhor lhe deu" - και το τελος κυριου ειδετε [kai to telos kuriou eidete] Lit: "e o fim do Senhor vistes").

(35) 1 Pedro 1: 9
obtendo o fim da vossa fé: a salvação da vossa alma. - το τελος [to telos] Acus. sing.

(36) 1 Pedro 3: 8
Finalmente*, sede todos de igual ânimo, compadecidos, fraternalmente amigos, misericordiosos, humildes, -
το τελος [to telos] Acus. sing. (*"Finalmente" - το δε τελος [to de telos]).

(37) 1 Pedro 4: 7
Ora, o fim de todas as coisas está próximo; sede, portanto, criteriosos e sóbrios a bem das vossas orações. -
το τελος [to telos] Nom. sing.

(38) 1 Pedro 4: 17
Porque a ocasião de começar o juízo pela casa de Deus é chegada; ora, se primeiro vem por nós, qual será o fim daqueles que não obedecem
ao evangelho de Deus? - το τελος [to telos] Nom. sing.

(39) Apocalipse 1: 8 [Variante]
Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-poderoso. (Almeida Revista e Corrigida) - τελος [telos] Nom. sing.

- Eu sou o Alfa e Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso. (Almeida Revista e Atualizada).

(40) Apocalipse 2: 26
Ao vencedor, que guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei autoridade sobre as nações, - τελους [telous] Gen. sing. ("até ao fim" - αχρι τελους [achri telous]).

(41) Apocalipse 21: 6
Disse-me ainda: Tudo está feito. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. Eu, a quem tem sede, darei
de graça da fonte da água da vida. - το τελος [to telos] Nom. sing.

(42) Apocalipse 22: 13
Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim. - το τελος [to telos] Nom. sing.
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[Análise] O uso de "télos" em Rm 10:4 :: Comentários

Eduardo

Mensagem Dom Jul 17, 2011 10:29 pm por Eduardo

Télos


1 - "Com ele, o cálice circunscreve-se como utensílio sacrificial. A circunscrição finaliza o utensílio. Com este fim, porém, o utensílio não termina ou deixa de ser, mas começa a ser o que será depois de pronto. É, portanto, o que finaliza, no sentido de levar à plenitude, o que, em grego, se diz com a palavra télos. Com muita freqüência, traduz-se télos por "fim", entendido como meta, e também por "finalidade", entendida como propósito, interpretando-se mal essa palavra grega" (1).

Referência:

(1) HEIDEGGER, Martin. Ensaios e conferências. Petrópolis: Vozes, 2002, p.14.

2 - "A integração de penhor e bem constitui e perfaz o sentido, tò télos, do empenho na dinâmica da ação. Costuma-se traduzir télos por meta, fim, finalidade. Todavia, télos não diz nem a meta a que dirige a ação nem o fim em que a ação finda, nem a finalidade a que serve a ação. Télos é o sentido, enquanto sentido implica princípio de desenvolvimento, vigor de vida, plenitude de estruturação. Assim o télos, o sentido de toda ação, é consumar a atitude, é o sumo desenvolvimento do vigor de sua plenitude. Atitude, como a consumação de todos os sentidos das ações, to teleio taton, é pois, a perfeita integração de penhor e bem" (1).

Referência:

(1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. Aprendendo e pensar II. Petrópolis, Vozes, 1992, p. 156.

3 - "O manter-se que se contém nos limites, o ter-se seguro a si mesmo, aquilo no que se sutenta o consistente, é o ser do sendo. Faz com que o sendo seja tal em distinção ao não-sendo. Vir à consistência significa, portanto: conquistar limites para si, de-limitar-se. Daí ser um caráter fundamental do sendo o telos, que não diz nem finalidade nem meta ou alvo e, sim, "fim". Mas "fim" nãó é entendido aqui no sentido negativo, como se alguma coisa já não continuasse e, sim, findasse e cessasse de todo. "Fim" é conclusão no sentido do grau supremo, de plenitude. No sentido de per-feição. Pois bem, limite e fim constituem aquilo em que o sendo principia a ser. Sáo os princípios do ser de um sendo" (1).

Referência:

(1)HEIDEGGER, Martin. Introdução à metafísica. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1969, p. 88. Obtido em "http://www.dicpoetica.letras.ufrj.br/index.php/T%C3%A9los"

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