Fórum Adventista
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Decreto dominical a caminho
Guardador do irmão – Como ajudar os recém-conversos a se firmarem na fé ! EmptyDom Fev 19, 2017 7:48 pm por Augusto

» Acordem adventistas...
Guardador do irmão – Como ajudar os recém-conversos a se firmarem na fé ! EmptyTer Fev 07, 2017 8:37 pm por Augusto

» O que Vestir Para Ir à Igreja?
Guardador do irmão – Como ajudar os recém-conversos a se firmarem na fé ! EmptyQui Dez 01, 2016 7:46 pm por Augusto

» Ir para o céu?
Guardador do irmão – Como ajudar os recém-conversos a se firmarem na fé ! EmptyQui Nov 17, 2016 7:40 pm por Augusto

» Chat do Forum
Guardador do irmão – Como ajudar os recém-conversos a se firmarem na fé ! EmptySáb Ago 27, 2016 10:51 pm por Edgardst

» TV Novo Tempo...
Guardador do irmão – Como ajudar os recém-conversos a se firmarem na fé ! EmptyQua Ago 24, 2016 8:40 pm por Augusto

» Lutas de MMA são usadas como estratégia por Igreja Evangélica para atrair mais fiéis
Guardador do irmão – Como ajudar os recém-conversos a se firmarem na fé ! EmptyDom Ago 21, 2016 10:12 am por Augusto

» Lew Wallace, autor do célebre livro «Ben-Hur», converteu-se quando o escrevia
Guardador do irmão – Como ajudar os recém-conversos a se firmarem na fé ! EmptySeg Ago 15, 2016 7:00 pm por Eduardo

» Ex-pastor evangélico é batizado no Pará
Guardador do irmão – Como ajudar os recém-conversos a se firmarem na fé ! EmptyQua Jul 27, 2016 10:00 am por Eduardo

» Citações de Ellen White sobre a Vida em Outros Planetas Não Caídos em Pecado
Guardador do irmão – Como ajudar os recém-conversos a se firmarem na fé ! EmptyTer Jul 26, 2016 9:29 pm por Eduardo

» Viagem ao Sobrenatural - Roger Morneau
Guardador do irmão – Como ajudar os recém-conversos a se firmarem na fé ! EmptyDom Jul 24, 2016 6:52 pm por Eduardo

» As aparições de Jesus após sua morte não poderiam ter sido alucinações?
Guardador do irmão – Como ajudar os recém-conversos a se firmarem na fé ! EmptySáb Jul 23, 2016 4:04 pm por Eduardo

SEU IP
IP

Guardador do irmão – Como ajudar os recém-conversos a se firmarem na fé !

Ir para baixo

Guardador do irmão – Como ajudar os recém-conversos a se firmarem na fé ! Empty Guardador do irmão – Como ajudar os recém-conversos a se firmarem na fé !

Mensagem por Eduardo Sex Jan 28, 2011 8:50 pm

Guardador do irmão – Como ajudar os recém-conversos a se firmarem na fé ! Pecador


Guardador do irmão – Como ajudar os recém-conversos a se firmarem na fé !

Publicado em 28/01/2011 por Blog Sétimo Dia




Vívemos numa sociedade individualista, com pouca ou nenhuma preocupação com o bem-estar material e espiritual dos outros. Buscamos a solução dos nossos problemas, a satisfação das nossas necessidades, a afirmação da nossa pessoa e a priorização dos nossos interesses, sem, muitas vezes, nos importar com os dos outros.

E o que dizer de nossa conduta como membros da igreja, o corpo de Cristo? A verdade é que o ambiente da igreja deve ser o lugar onde todos pratiquem o altruísmo, em palavras e atos. Tudo o que se faz na igreja deve promover ânimo, edificação na fé e comunhão de todos. Nesse sentido, somos todos ”guardadores de nosso irmão”, algo que o egoísta Caim disse não ser, ao Deus lhe perguntar: “Onde está Abel, teu irmão?” (Gn 4:9).

Em face do grande número de pessoas que são batizadas mas acabam abandonando a igreja, deveríamos perguntar: Como igreja, o que devemos fazer para reverter esse quadro? Se o altruísmo era uma característica marcante da igreja do primeiro século (At 2:42-47) e ajudava aqueles cristãos a permanecer na igreja e viver as verdades recebidas, poderia o mesmo acontecer hoje?

Entre as razões apontadas como sendo determinantes para alguém deixar a igreja estão: discordância doutrinária ou algum procedimento inadequado por parte dos líderes da igreja, falta de envolvimento nas atividades missionárias, tentações e apelo das coisas e práticas mundanas, falta de visitação, carinho e amor (essa parece ser a razão mais forte), desapontamento com a conduta dos membros, fora e dentro da igreja, etc.

Com respeito à última razão, analisemos algumas práticas que podem desapontar e, até mesmo, escandalizar um novo membro da igreja:

Falta de reverência. Às vezes, o novo membro se lembra, com saudade, da reverência que havia em sua antiga igreja e sente falta dela. Para todos, a ordem divina é: “Guarda o pé, quando entrares na Casa de Deus” (Ec 5:1). Os pais deveriam se sentar com os filhos, e não deixá-los perambulando pela nave da igreja ou nas demais dependências, distraindo e incomodando os adoradores. Os membros deveriam evitar conversas ao entrarem na Casa de Deus.

Música tipo “fogo estranho”. Muitas vezes, a música apresentada nos cultos foge ao espírito de louvor a Deus, pendendo para a ostentação ou para o mercantilismo, eivada de um ritmo que lembra o membro do tempo em que ele era “mundano” – o que, instintivamente, conduz ao “balanço”.

Falta de paciência. Uma característica marcante dos eleitos que aguardam a volta de Jesus é a paciência (Ap 14:12). Mas, às vezes, os membros e oficiais da igreja são ríspidos, especialmente com as crianças e jovens. A verdade é que podemos e devemos melhorar muito nessa questão.

Falta de honestidade e sinceridade. Se existe algo que escandaliza um recém-converso é a desonestidade e hipocrisia por parte daqueles que estão há mais tempo na igreja. Ele espera ver coerência na vida e prática de seus irmãos de fé, e isso envolve honestidade para com Deus (dízimos e ofertas) e em relação aos negócios rotineiros e seculares do dia-a-dia.

Falta de amor. “Tendo em vista o amor fraternal não fingido, amai-vos, de coração, uns aos outros ardentemente” (I Pe 1:22). A falta de amor é apontada como a causa principal para o abandono da igreja. Se somos membros do corpo de Cristo, como podemos ignorar, deixar de demonstrar carinho, e até mesmo ferir um companheiro de jornada rumo ao Céu?

Indumentária não condizente. A roupa de um cristão deve ser de boa qualidade, que não chame a atenção nem desperte pensamentos impuros nos outros. Um novo membro espera ver nos seus irmãos de fé exemplos quanto ao vestuário – do contrário, ele não verá a diferença entre o vestuário mundano e o de um cristão adventista.

Comportamento inadequado na Casa de Deus. Por exemplo, conversas, mastigação de chicletes e demonstrações impróprias de carinho entre namorados, noivos ou pessoas casadas, hoje tão em voga, no recinto da igreja.

Concluímos que o mau exemplo é assimilado rapidamente e distorce a missão precípua da igreja, que é a adoração e a pregação do evangelho.

Texto de autoria de Gelson Câmara Siqueira, membro da igreja adventista central de São Carlos, São Paulo. Publicado na Revista Adventista de Dezembro/2008.
Eduardo
Eduardo

Mensagens : 5997
Idade : 54
Inscrição : 08/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos