Fórum Adventista
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Decreto dominical a caminho
Ensinem ciência objetiva, honestamente e permitam as críticas  EmptyDom Fev 19, 2017 7:48 pm por Augusto

» Acordem adventistas...
Ensinem ciência objetiva, honestamente e permitam as críticas  EmptyTer Fev 07, 2017 8:37 pm por Augusto

» O que Vestir Para Ir à Igreja?
Ensinem ciência objetiva, honestamente e permitam as críticas  EmptyQui Dez 01, 2016 7:46 pm por Augusto

» Ir para o céu?
Ensinem ciência objetiva, honestamente e permitam as críticas  EmptyQui Nov 17, 2016 7:40 pm por Augusto

» Chat do Forum
Ensinem ciência objetiva, honestamente e permitam as críticas  EmptySáb Ago 27, 2016 10:51 pm por Edgardst

» TV Novo Tempo...
Ensinem ciência objetiva, honestamente e permitam as críticas  EmptyQua Ago 24, 2016 8:40 pm por Augusto

» Lutas de MMA são usadas como estratégia por Igreja Evangélica para atrair mais fiéis
Ensinem ciência objetiva, honestamente e permitam as críticas  EmptyDom Ago 21, 2016 10:12 am por Augusto

» Lew Wallace, autor do célebre livro «Ben-Hur», converteu-se quando o escrevia
Ensinem ciência objetiva, honestamente e permitam as críticas  EmptySeg Ago 15, 2016 7:00 pm por Eduardo

» Ex-pastor evangélico é batizado no Pará
Ensinem ciência objetiva, honestamente e permitam as críticas  EmptyQua Jul 27, 2016 10:00 am por Eduardo

» Citações de Ellen White sobre a Vida em Outros Planetas Não Caídos em Pecado
Ensinem ciência objetiva, honestamente e permitam as críticas  EmptyTer Jul 26, 2016 9:29 pm por Eduardo

» Viagem ao Sobrenatural - Roger Morneau
Ensinem ciência objetiva, honestamente e permitam as críticas  EmptyDom Jul 24, 2016 6:52 pm por Eduardo

» As aparições de Jesus após sua morte não poderiam ter sido alucinações?
Ensinem ciência objetiva, honestamente e permitam as críticas  EmptySáb Jul 23, 2016 4:04 pm por Eduardo

SEU IP
IP

Ensinem ciência objetiva, honestamente e permitam as críticas

Ir para baixo

11022011

Mensagem 

Ensinem ciência objetiva, honestamente e permitam as críticas  Empty Ensinem ciência objetiva, honestamente e permitam as críticas




Ensinem ciência objetiva, honestamente e permitam as críticas


A revista Science publicou recentemente uma pesquisa sobre o ensino da evolução em escolas secundárias dos Estados Unidos: Defeating Creationism in the Courtroom, But Not in the Classroom [Derrotando o criacionismo no tribunal, mas não em sala de aula], deplorando a abordagem da evolução feita pelos professores.


Ensinem ciência objetiva, honestamente e permitam as críticas  Criticism
Source/Fonte




Muito mais interessante destacar o artigo publicado na Science sobre o papel dos alunos em salas de aulas de ciência: Arguing to Learn in Science: The Role of Collaborative, Critical Discourse [Discutindo para aprender em ciência: o papel do discurso colaborativo e crítico]. Neste artigo, Osborn alerta para a apresentação da ciência como sendo "fatos monolíticos" e "um discurso autoritário":


"A crítica, portanto, não alguma característica periférica da ciência, mas antes ela é essencial para sua prática, e sem debate e avaliação, a construção de conhecimento confiável seria impossível...Tipicamente, na pressa de apresentar as características principais do terreno científico, a maioria dos argumentos requeridos para alcançar tal conhecimento é eliminada. Consequentemente, a ciência pode parecer para seus alunos como fatos monolíticos, um discurso autoritário onde a exploração discursiva das ideias, suas implicações, e sua importância estão ausentes. Os alunos emergem então com ideias ingênuas ou interpretações incorretas sobre a natureza da própria ciência itself..."


"Critique is not, therefore, some peripheral feature of science, but rather it is core to its practice, and without argument and evaluation, the construction of reliable knowledge would be impossible...Typically, in the rush to present the major features of the scientific landscape, most of the arguments required to achieve such knowledge are excised. Consequently, science can appear to its students as a monolith of facts, an authoritative discourse where the discursive exploration of ideas, their implications, and their importance is absent. Students then emerge with naive ideas or misconceptions about the nature of science itself..."(Jonathan Osborne, "Arguing to Learn in Science: The Role of Collaborative, Critical Discourse," Science, Vol. 328 (5977): 463-466 (April 23, 2010).)


Ensinem ciência objetiva, honestamente e permitam as críticas  Constructive_criticism
Source/Fonte




Vá entender a turma da Science. Um artigo é a favor do ensino objetivo e crítico das teorias científicas, e o outro deplora o comportamento dos professores na abordagem da teoria da evolução? Qual devemos seguir? Para desespero da Nomenklatura científica que treme nas bases quando a questão é Darwin, eu sugiro o conselho de Osborne: ensinem e discutam as evidências a favor e contra a teoria geral da evolução através da seleção natural e n evolucionários.


Aqui no Brasil um cientista membro da Nomenklatura científica se pronunciou favorável ao artigo de Berkman e Plutzer no seu blog, mas nunca abordou no seu site a tese proposta por Osborne. Por que? A ficha ainda não caiu que Darwin não fecha as contas no contexto de justificação teórica. Além disso, ele sabe que se isso acontecer um dia os alunos serão críticos da suposta robustez epistêmica da teoria da evolução de Darwin através da seleção natural e n mecanismos evolucionários.


Alô MEC/SEMTEC, quando é que isso vai acontecer no Brasil???
Eduardo
Eduardo

Mensagens : 5997
Idade : 54
Inscrição : 08/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Compartilhar este artigo em: reddit
- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos