Fórum Adventista
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Decreto dominical a caminho
Céticos do clima sem voz na imprensa brasileira  EmptyDom Fev 19, 2017 7:48 pm por Augusto

» Acordem adventistas...
Céticos do clima sem voz na imprensa brasileira  EmptyTer Fev 07, 2017 8:37 pm por Augusto

» O que Vestir Para Ir à Igreja?
Céticos do clima sem voz na imprensa brasileira  EmptyQui Dez 01, 2016 7:46 pm por Augusto

» Ir para o céu?
Céticos do clima sem voz na imprensa brasileira  EmptyQui Nov 17, 2016 7:40 pm por Augusto

» Chat do Forum
Céticos do clima sem voz na imprensa brasileira  EmptySáb Ago 27, 2016 10:51 pm por Edgardst

» TV Novo Tempo...
Céticos do clima sem voz na imprensa brasileira  EmptyQua Ago 24, 2016 8:40 pm por Augusto

» Lutas de MMA são usadas como estratégia por Igreja Evangélica para atrair mais fiéis
Céticos do clima sem voz na imprensa brasileira  EmptyDom Ago 21, 2016 10:12 am por Augusto

» Lew Wallace, autor do célebre livro «Ben-Hur», converteu-se quando o escrevia
Céticos do clima sem voz na imprensa brasileira  EmptySeg Ago 15, 2016 7:00 pm por Eduardo

» Ex-pastor evangélico é batizado no Pará
Céticos do clima sem voz na imprensa brasileira  EmptyQua Jul 27, 2016 10:00 am por Eduardo

» Citações de Ellen White sobre a Vida em Outros Planetas Não Caídos em Pecado
Céticos do clima sem voz na imprensa brasileira  EmptyTer Jul 26, 2016 9:29 pm por Eduardo

» Viagem ao Sobrenatural - Roger Morneau
Céticos do clima sem voz na imprensa brasileira  EmptyDom Jul 24, 2016 6:52 pm por Eduardo

» As aparições de Jesus após sua morte não poderiam ter sido alucinações?
Céticos do clima sem voz na imprensa brasileira  EmptySáb Jul 23, 2016 4:04 pm por Eduardo

SEU IP
IP

Céticos do clima sem voz na imprensa brasileira

Ir para baixo

11112011

Mensagem 

Céticos do clima sem voz na imprensa brasileira  Empty Céticos do clima sem voz na imprensa brasileira




Céticos do clima sem voz na imprensa brasileira  Globalwarmingisahoaxnewsweek


O Brasil é o país que menos dá voz aos chamados “céticos” das mudanças climáticas, de acordo com um estudo da universidade de Oxford em parceria com a Fundação Reuters realizado também em outros cinco países - França, Índia, China, Estados Unidos e Grã-Bretanha. Costumam ser chamados “céticos” os cientistas que não partilham da opinião consensual do Painel Intergovernamental para Mudanças Climáticas (IPCC), que conta com a participação de mais de 3 mil estudiosos e representa a grande maioria da comunidade científica, de que o aquecimento global tem muito provavelmente causas humanas. Segundo a maior parte dos que estudam o fenômeno, pesquisas recentes vêm reforçando a hipótese. O IPCC - cujas conclusões inclusive são consideradas por muitos conservadoras - deve publicar um novo relatório em 2014. Já a pesquisa da universidade britânica indica que a imprensa britânica e americana foi responsável por 80% do conteúdo contrário à hipótese aceita pelo IPCC publicado nos países estudados. Desses, quase metade apareceu em páginas de opinião, e não em reportagens.

O coordenador do projeto, o acadêmico e jornalista James Painter, afirma que no Brasil o espaço reduzido se deve a uma “combinação entre cultura jornalística, poucos ou nenhum grupo de pressão ligados ao setor petrolífero e à virtual ausência de vozes fortes céticas na elite científica, política e econômica” do país.

O Planeta & Clima foi até um dos poucos grupos organizados de cientistas contrários à tese antropogênica do aquecimento global, o FakeClimate. Para o professor de Climatologia da Universidade de São Paulo (USP), Ricardo Augusto Felício, os motivos para a falta de espaço na imprensa seriam outros.

Por email, o cientista afirmou que “o Brasil cumpre uma agenda internacional que necessita estipular o falacioso desenvolvimento sustentável, ou seja, alterar matrizes energéticas por fontes alternativas duvidosas, caras e ineficientes, estipular novos impostos e cercear direitos civis de escolha, por exemplo, além, é claro, de entrar na onda da internacionalização dos recursos naturais”.

Ele também nega que não existam vozes céticas fortes na comunidade científica brasileira e diz que a opinião está “espalhada por todas as universidades e instituições”. “Ela só não ganha destaque por causa da falta proposital de visibilidade e, ao mesmo tempo, se você for um docente, por exemplo, pelos riscos de perder o emprego, perder financiamentos, perder sua credibilidade.”

Por isso, o doutor em climatologia compara a situação atual com a Idade Média. “A ciência do século 21 é feita por achismos e ideia de consenso. Isso é um grande absurdo! Então, em outras palavras, querer contestar o dogma do ‘aquecimento global’, mesmo mostrando dados e fatos, tornou-se uma empreitada perigosa, cansativa e no final, inglória.”

Embora os chamados céticos sejam minoria na comunidade científica mundial, muitas vezes façam parte de grupos financiados por empresas petrolíferas e se oponham a alguns dos nomes mais respeitados do planeta em diversas áreas de pesquisa, você acredita que eles deveriam ter mais espaço? Ou isso só serviria para confundir o debate entre leigos?

(BBC Brasil) via Céticos do clima sem voz na imprensa brasileira

Nota: Os motivos para a disseminação da ideia de que o aquecimento global seja culpa dos seres humanos não são apenas políticos/econômicos. Há razões filosóficas e religiosas por trás da bandeira ECOmênica, conforme temos mostrado aqui no blog já faz algum tempo. Mas a matéria acima revela uma faceta negativa da imprensa nacional: a falta de abertura para posicionamentos discordantes do mainstream vigente. E isso não é exclusividade da discussão em torno do aquecimento global. Experimente ler novamente o texto trocando as palavras “aquecimento global” e “mudanças climáticas” por “darwinismo”, e a palavra “céticos” por criacionistas. Dará na mesma.[MB]

Leia também: “Mudanças climáticas e o aumento das catástrofes” e "Folha vê relação entre criacionismo e aquecimento" (que eu saiba, essa foi a única vez em que a Folha deu espaço para um negacionista do aquecimento antropogênico)
Eduardo
Eduardo

Mensagens : 5997
Idade : 54
Inscrição : 08/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Compartilhar este artigo em: reddit
- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos