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O Espírito Santo - Uma Pessoa, Uma Influência ou Uma Força?

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08042012

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O Espírito Santo - Uma Pessoa, Uma Influência ou Uma Força?   Empty O Espírito Santo - Uma Pessoa, Uma Influência ou Uma Força?




Respondendo às objeções de "testemunhas de Jeová" e outros quanto à Divindade e personalidade do Espírito Santo
Primeiramente,
temos que definir, o que vem a ser uma "pessoa"? Os atributos da
personalidade são a posse de uma mente, inteligência, a habilidade de
exercer pensamento independente e ação, além de ter emoções, habilidade
de manter conversa com pessoas e de dirigir e comandar outros, além de
ter capacidade de influenciar e mudar vidas, e mesmo possuir um corpo
distinto, visto por seres humanos.

Pois bem, todos esses
atributos de uma pessoa são possuídos pelo Espírito Santo . Isso prova
além de qualquer dúvida que o Espírito Santo é uma Pessoa real, tal como
Jeová Deus, e mesmo Satanás, são pessoas reais.

Eis a evidência:

O Espírito Santo Tem Todos os Atributos de uma Pessoa Real

1. MENTE -- Uma pessoa real tem uma mente. O Espírito Santo também tem uma mente:

"E
aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque
segundo a vontade de Deus é que ele intercede pelos santos" - Romanos
8:27

A palavra grega traduzida por "mente" é phroneo.
Quando empregada como um substantivo, significa: "o que alguém tem em
mente, o pensamento, ter uma opinião, pensar". Quando empregada como
verbo, a palavra significa "pensar, ter certa preocupação", e implica
interesse ou reflexão moral e não mera opinião irrazoável". - Vines, p.
409.

Vários textos traduzem esta palavra como "ter mesma
opinião", "de uma mesma mente", "de mesma posição", e "de pensamento
diverso". Em cada caso, o conceito de uma mente e um processo de
pensamento é bastante evidente.

CONCLUSÃO: Uma pessoa real
tem uma mente. O Espírito Santo tem uma mente. Uma "influência" ou
"força ativa", semelhante à eletricidade, não tem uma mente. (Ninguém
diria, "a eletricidade tomou sua decisão!").

2. PENSAMENTO E AÇÕES INTELIGENTES
-- Uma pessoa real tem inteligência, é capaz de tomar decisões e levar
avante ações independentes. O Espírito Santo também tem inteligência, é
capaz de tomar decisões e levar avante ações independentes:

".
. . a outro, no mesmo Espírito, fé; dons de curar; a outro, operações
de milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a
um variedade de línguas; e a outro, capacidade para interpreta-las, mas
um só e o mesmo Espírito realiza todas estas cousas, distribuindo-as,
como lhe apraz, a cada um, individualmente".
- 1 Coríntios 12:9-11.

A palavra grega traduzida aqui como "apraz" é boulayma
que significa "decide, determina, deseja, propõe". Todos estes termos
denotam inteligência e habilidade de tomar decisão independente. Mais do
que isto, o Espírito Santo opera e age independentemente ao dar dons
espirituais à Igreja. Este mesmo termo grego boulayma é empregado em Tiago 1:18 para descrever a vontade do Senhor: "Pois, segundo o seu querer (boulayma ), ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como que primícias das suas criaturas".

Assim
como Deus tem a habilidade de tomar uma decisão independente, o
Espírito Santo tem a mesma habilidade para decisões independentes.

CONCLUSÃO:
Uma pessoa real tem inteligência, é capaz de tomar decisões
inteligentes e levar avante ações independentes. Uma influência, ou
"força ativa", como a eletricidade, não conta com inteligência, não pode
tomar decisões independentes. (Ninguém diria: "A eletricidade decidiu
vender a casa"!).

3. PESQUISA E ESTUDA -- Uma pessoa real tem a habilidade de pesquisar e estudar. O Espírito Santo também tem a a habilidade de pesquisar e estudar:

"Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito; porque o Espírito a todas as cousas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus" - 1 Coríntios 2:10.

A palavra grega traduzida como "perscruta" é ereunao
e significa "pesquisar, investigar, explorar, estudar". É a mesma
palavra usada por Jesus em João 5:39, ao dizer aos judeus: "Examinais (ereunao)
as Escrituras porque julgais ter nelas a vida eterna". Tal como os
judeus utilizavam suas mentes para estudar e pesquisar as Escrituras,
assim o Espírito Santo emprega Sua mente para pesquisar e estudar as
coisas de Deus.

CONCLUSÃO: Uma pessoa real tem a
habilidade de pesquisar e estudar. O Espírito Santo também tem a
habilidade de pesquisar e estudar. Uma influência ou "força ativa", tal
como a eletricidade, não tem a habilidade de pesquisar e estudar.
(Ninguém diria: "A eletricidade estudou o dicionário ao procurar pela
palavra certa").

4. EXPERIÊNCIA E EMOÇÕES -- Uma pessoa real tem experiências e emoções. O Espírito Santo tem experiências e emoções:

"E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção". - Efésios 4:30

A palavra grega traduzida por "entristecer" é lupay
tendo o sentido de "dor, pesar, angústia, sofrimento". A dor é uma
emoção que alguém sente. Essa mesma palavra é usada para descrever o
sofrimento dos cristãos coríntios após receberam a severa carta
corretiva de Paulo: "Se alguém causou tristeza não o fez apenas a mim,
mas, para que eu não seja demasiadamente áspero . . ."- 2 Coríntios 2:5.
Tal como os cristãos em Corinto experimentaram dor por seus pecados,
assim o Espírito Santo experimenta dor quando pecamos.

"Mas
eles foram rebeldes, e contristaram o seu Espírito Santo pelo que se
lhes tornou em inimigo, e ele mesmo pelejou contra eles".
- Isaías 63:10.

A palavra hebraica traduzida como "contristar" é asab, com o sentido de "desagradou, contrariou".

CONCLUSÃO:
Dor, desprazer e contrariedade são emoções que uma pessoa real sente. O
Espírito Santo experimenta emoções tais como dor, contrariedade,
tristeza. Uma influência ou "força ativa", tal como a eletricidade, não
tem a habilidade de sentir emoções. (Ninguém diria: "A eletricidade
ficou contrariada e ficou amuada no canto!")

5. CONVERSAÇÕES
-- Uma pessoa real tem a habilidade de manter uma conversação com outra
pessoa. O Espírito Santo também tem a habilidade de manter
conversações com pessoas reais:

"Quando,
porém, vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o
Espírito da verdade, que dele procede, esse dará testemunho de Mim; e
vós também testemunhareis, porque estais comigo desde o princípio".
- João 15:26, 27.

Assim
como os discípulos de Jesus testificaram sobre Jesus Cristo a outras
pessoas, o Espírito Santo testificará sobre Jesus Cristo a outras
pessoas. Uma influência ou "força ativa", tal como a eletricidade, não
pode testemunhar sobre nada. (Ninguém diria: "A eletricidade testificou
sob juramento na corte").

"Então disse o
Senhor: O meu Espírito não agirá para sempre no homem, pois este é
carnal; e os seus dias serão cento e vinte anos".
- Gênesis 6:3.

A palavra hebraica traduzida aqui por "agir" é din significando "contender, pleitear, arguir".

"Também
o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossas fraquezas; porque
não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós
sobremaneira com gemidos inexprimíveis".
- Romanos 8:26.

"Quem
os condenará? É Cristo Jesus quem morreu, ou antes, quem ressuscitou, o
qual está à direita de Deus, e também intercede por nós".
- Romanos 8:34.

Assim como Jesus Cristo, (uma pessoa real) intercede por nós, o Espírito Santo também intercede por nós. A mesmo palavra grega entugaxano
é vertida como "intercede" e é empregada em ambos os textos com o
sentido de "ter conversações com, falar com, pleitear a causa de,
interceder em favor de".

"Mas o Consolador, o
Espírito Santo, a quem o Pai enviará em Meu nome, esse vos ensinará
todas as cousas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito".
- João 14:26.

Assim
como uma pessoa real pode atuar como professor e comunicar conhecimento
a seus estudantes, o Espírito Santo também ensina e lembra os cristãos
do que Jesus lhes disse.

CONCLUSÃO: Uma pessoa real pode
testificar, argumentar, ensinar, interceder e levar adiante uma
conversação. Uma influência ou "força ativa", como a eletricidade, não
pode testificar, interceder e levar avante uma conversação. (Ninguém
diria: "A eletricidade disse ao juiz exatamente o que aconteceu aos
estudantes na aula que estava ministrando").

6. REQUER OBEDIÊNCIA -- Uma pessoa real pode emitir ordens e requerer obediência. O Espírito Santo pode também ordenar e requer obediência:

"Então disse o Espírito a Filipe: Aproxima-te desse carro, e acompanha-o". - Atos 8:29.

"E,
servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Separai-me
agora a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado. . .
Enviados, pois, pelo Espírito Santo , desceram a Selêucia e dali
navegaram para Chipre".
- Atos 13:2, 4.

"E percorrendo a região frígio-gálata, tendo sido impedidos pelo Espírito Santo de pregar a palavra na Ásia. . ." - Atos 16:6.

CONCLUSÃO:
Uma pessoa real pode emitir ordens e requerer obediência. O Espírito
Santo também pode emitir ordens e requerer obediência. Uma influência
ou "força ativa", tal como a eletricidade, não pode emitir ordens e
requerer obediência. (Ninguém diria: "A eletricidade me mandou ir para
outro Estado!").

"E, servindo eles ao Senhor, e
jejuando, disse o Espírito Santo: Separai-me agora a Barnabé e a Saulo
para a obra a que os tenho chamado. . . Enviados, pois, pelo Espírito
Santo , desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre".
- Atos 13:2, 4.

"E percorrendo a região frígio-gálata, tendo sido impedidos pelo Espírito Santo de pregar a palavra na Ásia. . ." - Atos 16:6.

CONCLUSÃO:
Uma pessoa real pode emitir ordens e requerer obediência. O Espírito
Santo também pode emitir ordens e requerer obediência. Uma influência
ou "força ativa", tal como a eletricidade, não pode emitir ordens e
requerer obediência. (Ninguém diria: "A eletricidade me mandou ir para
outro Estado!").

7. INFLUENCIA E TRANSFORMA VIDAS
-- Uma pessoa real exerce influência sobre o comportamento de outras e é
capaz de mudar a vida de outros. O Espírito Santo também exerce
influência sobre o comportamento de outros e é capaz de mudar-lhes a
vida:

"Mas o fruto do Espírito é: amor,
alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão,
domínio próprio. Contra estas coisas não há lei".
- Gálatas 5:22-23.

CONCLUSÃO:
Uma pessoa real exerce influência sobre o comportamento de outros e é
capaz de mudar suas vidas. O Espírito Santo também exerce influência
sobre o comportamento de outros e é capaz de mudar suas vidas. Uma mera
influência ou "força ativa", tal como a eletricidade não pode
influenciar o comportamento de outros e é incapaz de mudar suas vidas.
(Ninguém diria: "A eletricidade me tornou mais amorável, alegre,
paciente, bondoso e bom!").

8. PRONOMES PESSOAIS
-- Uma pessoa real é tratada por pronome pessoal, "ele", "ela", "seu",
"lhe", etc. Jesus referiu-Se ao Espírito Santo empregando pronomes
pessoais:

"E eu rogarei ao Pai e Ele vos dará
outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito
da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem o
conhece; vós o conheceis, porque Ele habita convosco e estará em vós".
- João 14:16, 17.

CONCLUSÃO:
Tal como o Pai é uma pessoa real e é referida neste verso como "Ele",
também o Espírito Santo é uma pessoa real e referida pelo pronome "ele".
A uma mera influência ou "força ativa", tal como a eletricidade nunca
se atribui pronomes pessoais.

9. TRATADA COMO UMA PESSOA
-- Uma pessoa real é comumente tratada com respeito como uma pessoa e
não como um objeto inanimado. A Bíblia coerentemente trata o Espírito
Santo como uma pessoa real:

"Se alguém
proferir alguma palavra contra o Filho do homem ser-lhe-á isso perdoado;
mas se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será isso
perdoado, nem neste mundo nem no porvir".
- Mateus 12:32.

CONCLUSÃO:
Aqui o Espírito Santo é tratado com o mesmo respeito, ou até maior, do
que o Filho do Homem (Jesus, uma pessoa real). Portanto, o Espírito
Santo deve também ser uma pessoa real. Uma mera influência ou "força
ativa", tal como a eletricidade, não é tratada como uma pessoa. (Ninguém
diria: "Não blasfeme contra a eletricidade!").

10. TEM UM CORPO VISTO POR SERES HUMANOS
-- Uma pessoa real tem um corpo que pode ser visto por seres humanos. O
Espírito Santo também tem um corpo que pode ser visto por seres
humanos:

"No sexto ano, no sexto mês, aos
cinco dias do mês, estando eu sentado em minha casa, e os anciãos de
Judá assentados diante de mim, sucedeu que ali a mão do Senhor Deus caiu
sobre mim. Olhei, e eis uma figura como de fogo; desde os seus lombos, e
daí para baixo, era fogo e dos seus lombos para cima como o resplendor
de metal brilhante. Estendeu ele dali uma semelhança de mão e me tomou
pelos cachos da cabeça; e o Espírito me levantou entre a terra e o céu, e
me levou a Jerusalém em visões de Deus, até à entrada da porta do pátio
de dentro, que olha para o norte, onde estava colocada a imagem dos
ciúmes, que provoca o ciúme de Deus".
- Ezequiel 8:1-3.

"Porei dentro em vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, guardeis os meus juízos e os observeis". - Ezequiel 36:27.

"Se
habita em vós o Espírito daquele que ressuscitou a Jesus dentre os
mortos, esse mesmo que ressuscitou a Cristo Jesus dentre os mortos,
vivificará também os vossos corpos mortais, por meio do seu Espírito que
em vós habita".
- Romanos 8:11.

"Não sabeis que sois santuário de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós?" - 1 Coríntios 3:16

CONCLUSÃO:
Uma pessoa real tem um corpo que pode ser visto por seres humanos. O
Espírito Santo também tem um corpo espiritual que foi visto por seres
humanos. Adicionalmente, o Espírito Santo vive em nosso corpo, assim
nosso corpo torna-se o Seu corpo. Contudo, uma influência ou "força
ativa", tal como a eletricidade, não tem corpo. (Ninguém diria: "A
eletricidade gritou quando tocamos em suas mãos!")

SUMÁRIO

Considerem como os atributos seguintes de "personalidade" são compartilhados por cada um dos seguintes:

A Bíblia nos fala que os seres humanos, Satanás, os anjos, o Pai, o Filho e o Espírito Santo têm todos:

* Uma mente (e, assim, um cérebro)

* Inteligência (podem pensar racionalmente e agir independentemente)

* A habilidade de pesquisar e estudar

* Emoções

* A habilidade de conduzir conversações (testemunhar, argüir, ensinar, interceder)

* A habilidade de requerer nossa obediência

* A habilidade de influenciar e modificar vidas

* São referidos por pronome pessoal "ele, o"

* São tratados pelos autores bíblicos como pessoas reais

* Seus corpos foram vistos por seres humanos

RESPOSTA A OBJEÇÕES QUE LEVANTAM "TESTEMUNHAS DE JEOVÁ" E OUTROS QUE NEGAM A PERSONALIDADE DO ESPÍRITO SANTO
1. Se o Espírito Santo fosse realmente uma pessoa teria um nome como o Pai e o Filho.

RESPOSTA:Os
seres espirituais nem sempre recebem um nome nas Escrituras. Por
exemplo, os espíritos imundos (que se admite serem seres pessoais
espirituais) raramente têm nome. A mesma palavra grega (pneuma) é
empregada para eles como para o Espírito Santo. Com mais freqüência do
que não os seres espirituais são identificados por sua característica
particular (mau, imundo, maligno, etc). em vez de receberem um nome
próprio:

"E perguntou-lhe [Jesus]: Qual é o teu nome? Respondeu ele: Legião é o meu nome, porque somos muitos". - Marcos 5:9 ("Legião" significa "um milhar").

"Jesus
o permitiu. Então saindo os espíritos imundos, entraram nos porcos; e a
manada, que era cerca de dois mil, precipitou-se despenhadeiro abaixo,
para dentro do mar, onde se afogaram ".
- Marcos 5:13 (Aqui os espíritos são simplesmente chamados "imundos").

Do
mesmo modo, os nomes "Jesus," "Cristo," "Filho de Deus," são tidos por
nomes próprios, mas na verdade representam Suas características, com os
sentidos de: Salvador, Messias, Deus Encarnado:

"Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles". - Mateus 1:21 ("Jesus" significa "Salvador").

"Eu sei, respondeu a mulher, que há de vir o Messias, chamado Cristo; quando ele vier nos anunciará todas as cousas". - João 4:25 ("Cristo" significa "Messias").

"Respondeu-lhe
o anjo: Descerá sobre ti o Espírito Santo e o poder do Altíssimo te
envolverá com a sua sombra; por isso também o ente santo que há de
nascer, será chamado Filho de Deus".
- Lucas 1:35 ("Filho de Deus" significa "Deus Encarnado").

O
mesmo é verdade quanto a Jeová Deus. Seus nomes são de fato
características. Por exemplo, "Yahweh" significa "O Auto-Existente;"
"Elohim" quer dizer "O Poderoso;" "El Olam" tem o sentido de "Deus
Eterno". Portanto, vemos a mesma coisa quanto ao Espírito Santo - Seus
nomes são descrições de Seu caráter e atributos:

"E
eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja
para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode
receber, porque não no vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele
habita convosco e está em vós".
- João 14:16, 17.

Aqui Jesus especificamente chama o Espírito Santo pelo nome de "Espírito da Verdade".

"Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo". - Mateus 28:19 (Aqui "Espírito Santo" é um dos nomes do Espírito, indicando ser Ele "santo").

CONCLUSÃO:
O argumento de que o Espírito Santo não pode ser uma pessoa real porque
não possui um nome é falho em três pontos: primeiro, os espíritos maus
(que evidentemente são seres espirituais pessoais) raramente recebem um
nome. Em segundo lugar, os nomes do Pai, Filho e Espírito Santo são
todos descritivos de suas características especiais. Em terceiro lugar,
Jesus declarou que o "Espírito da Verdade" é o nome do Espírito Santo,
portanto Ele de fato tem um nome específico. A gente pode referir-se a
uma pessoa dizendo, "aquele sujeito ali", sem lhe atribuir um nome, mas
isso não indica que não se trate de uma pessoa real!

2.
As "testemunhas de Jeová" e outros contestadores da doutrina
trinitariana alegam que muitos eminentes eruditos em grego dão apoio a
sua interpretação de que o Espírito Santo não é uma pessoa real
.

A
literatura da Torre de Vigia, por exemplo, cita os seguintes eruditos
em grego para apoiar suas interpretações particulares e negar que o
Espírito Santo seja uma pessoa real: F. F. Bruce, A. T. Robertson, John
N. Darby, R. C. Trench, J. H. Thayer, Marvin R. Vincent, W. E. Vine, e
R. Young.

RESPOSTA: Cada um desses especialistas crê e ensina que o Espírito Santo seja uma pessoa real. A Torre de Vigia age de modo inteiramente enganoso ao alegar que esses especialistas em língua grega apóiam suas crenças!

3.
Ninguém pode ser batizado com uma pessoa! Portanto, se somos batizados
com o Espírito Santo, o Espírito não pode ser uma pessoa real (Mateus
3:11; Marcos 1:8)
.

As "testemunhas de Jeová"desenvolvem esta falsa idéia apelando aos seguintes textos:

"Eu
vos batizo com água para arrependimento; mas aquele que vem depois de
mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar.
Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo".
- Mateus 3:11.

"Eu vos tenho batizado com água; ele, porém vos batizará com o Espírito Santo". - Marcos 1:8.

As
"testemunhas de Jeová" alegam que "água" e "Espírito" são paralelos
diretos, portanto o "Espírito" deve ser uma entidade impessoal tal como o
é a "água". Uma vez que o Espírito Santo está intimamente associado
com coisas impessoais na Escritura (tal como "fogo" e "água") então,
alegam, o próprio Espírito deve ser impessoal (a força ativa de Deus).

RESPOSTA:É
uma lógica falha dizer que porque "água" não é uma pessoa, então o
Espírito Santo não é uma pessoa. Não só isso vai contra o montante
enorme de evidência bíblica que demonstra a personalidade do Espírito
Santo, mas não existe qualquer justificativa para traçar tal paralelo. O
mesmo argumento pode ser apresentado para provar que Jesus não é uma
pessoa:

"Ou, porventura, ignorais que todos os que fomos batizados em Cristo Jesus, fomos batizados na sua morte?" - Romanos 6:3.

Nesses
"batismos paralelos" devemos presumir que uma vez que a "morte" não é
uma pessoa, Jesus também não seria uma pessoa? Logicamente que não. O
argumento das "testemunhas de Jeová" é ilógico e antibíblico.

4.
Não podemos ser cheios com uma pessoa. Uma vez que podemos ser cheios
com o Espírito Santo (Atos 2:4), o Espírito Santo não pode ser uma
pessoa
.

Primeiro deve-se perguntar a alguém que
assim argumente se uma mulher grávida pode ser "cheia" com uma criança
que vai lhe nascer. Obviamente a resposta será que sim. Portanto, mesmo
um ser humano pode ser "cheio" com outra pessoa. Agora, convidem este
indivíduo a ler Atos 2:4.

"Todos ficaram cheios do Espírito Santo, e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem". - Atos 2:4.

As
"testemunhas de Jeová" alegarão que o Espírito Santo não pode ser uma
pessoa porque encheu os 120 discípulos ao mesmo tempo. Indicam Juízes
14:6 como exemplo de alguém (Sansão) sendo cheio do Espírito Santo.
Perguntam então: "Acaso uma pessoa divina entrou em Sansão e manipulou o
seu corpo para fazer o que ele fez?" "Não", responderão, "foi realmente
a força ativa de Deus que tornou Sansão forte". Também assinalam que
em Efésios 5:18 a instrução é que as pessoas se encham com o Espírito,
não com vinho. Uma vez que vinho não é uma pessoa, o Espírito não pode
ser uma pessoa.

RESPOSTA:Efésios 3:19 fala dos
cristãos serem cheios com o próprio Deus: ". . . para que sejais tomados
[cheios-Tradução Novo Mundo] de toda a plenitude de Deus". Deus pode
encher todas as coisas, e as TTJ concordarão que Ele seja uma Pessoa. Do
mesmo modo, o Espírito Santo pode encher muitas pessoas ao mesmo tempo e
ainda ser uma Pessoa. Efésios 4:10 nos diz que Cristo preenche todas as
coisas: "Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os
céus, para encher todas as cousas". Cristo pode encher todas as coisas,
e as TTJ concordarão que Ele é uma Pessoa. Do mesmo modo, o Espírito
Santo pode encher muitas pessoas a um só tempo e ainda ser uma Pessoa.
As TTJ precisam compreender que os Seres Divinos têm capacidades muito
além das dos seres humanos! (Ver também a Pergunta 9).

5. Três Testemunhas (1 João 5:6-8)

"Este
é Aquele que veio por meio de água e sangue, Jesus Cristo; não somente
com água, mas com a água e com o sangue. E o Espírito é o que dá
testemunho, porque o Espírito é a verdade. Pois há três que dão
testemunho: o Espírito, a água e o sangue, e os três são unânimes num só
propósito".
- 1 João 5:6-8.

As TTJ argumentam que
uma vez que "água" e "sangue" não são pessoas, então o Espírito Santo
também não é uma pessoa. Todos os três (água, sangue, Espírito) são
vistos como personificações e não pessoas.

RESPOSTA:O
mesmo argumento pode ser levantado contra a personalidade de Jesus
Cristo! Neste texto Jesus Cristo é ligado a "água" e "sangue". Portanto,
uma vez que água e sangue não são pessoas, então Jesus Cristo deve
também ser impessoal! Ver pergunta no. 3 para os erros dessa lógica.
Simplesmente porque uma pessoa é associada com itens impessoais não
remove a personalidade de um indivíduo! Por exemplo, Jesus é chamado de
"pão" (João 6:35); uma "porta"(João 10:7); uma "luz" (João 8:12); uma
"rocha" (1 Coríntios 10:4; 1 Pedro 2:4-8') a "verdade" (João 14:6); a
"vinha" (João 15:1); o "caminho" (João 14:6), e a Palavra (João 1:1).
Mas ninguém alegaria que Jesus não é uma Pessoa simplesmente porque está
associado com esses termos.

Os argumentos das TTJ e outros que
negam a personalidade do Espírito Santo são simplesmente ilógicos e
antibíblicos. Por exemplo, consideremos a seguinte ilustração:

Se
eu enviar uma carta registrada para alguém, o carteiro precisa
entregá-la pessoalmente ao destinatário. Quando o carteiro caminha até a
porta desse destinatário, todos concordam que a carta não é a pessoa
que escreveu-é um objeto impessoal. Mas só porque o carteiro está
carregando essa carta impessoal-e ele está associado com esse objeto
impessoal-isso de modo algum significa que o próprio carteiro não seja
uma pessoa!

6. A Personificação do Espírito Santo como
o "Outro" Consolador; e o tratamento que recebe por pronome pessoal
"Ele" (João capítulos 14 até 16).


As "testemunhas de
Jeová" alegam que simplesmente porque o Espírito Santo é chamado de
"Consolador" e "ensina", "guia", "dá testemunho", "fala" e "ouve" (João
14:16, 17, 26; 15:26; 16:13), isso não significa que seja uma pessoa. Em
vez disso, o Espírito Santo está apenas sendo personificado, e é por
isso que Jesus empregou o pronome pessoal "Ele" para referir-se ao
Espírito.

As TTJ também fazem notar que a palavra "Consolador"
(João capítulos 14 a 16) é de gênero masculino no grego, portanto requer
o uso de pronomes masculinos (João 16:7, 8'). Também destacam que a
palavra grega usada para o Espírito Santo é neutra em outros textos e
ali o pronome neutro (que em inglês seria "it") é que vem a ser usado.
Assim, concluem: "Quando a Bíblia utiliza pronomes masculinos pessoais
em conexão com "Consolador" em João 16: 7 e 8, está se conformando com
as regras de gramática, não expressando doutrina (da personalidade)".

RESPOSTA:As
TTJ são muito claras de que Satanás é uma pessoa real. O argumento que
empregam para provar a personalidade de Satanás também prova a
personalidade do Espírito Santo: "Toda qualidade, toda ação que podem
indicar personalidade, é atribuída a ele (Satanás) em linguagem que não
pode ser explicada doutro modo. - "Awake! [Despertai!], 8 de
dezembro de 1973, p. 27. Destarte, tal como Satanás, o Espírito Santo
tem todas as qualidades de personalidade como assinalado no início deste
estudo.

Simplesmente porque o grego de modo infreqüente emprega
um pronome neutro com referência ao Espírito Santo não é razão para crer
que o Espírito Santo não seja uma Pessoa mais do que quando o grego
utiliza um pronome neutro com referência a Jeová Deus ou Jesus Cristo.
Em cada caso, mesmo quando pronomes neutros são usados, Jeová e Cristo
são obviamente pessoas.

A Bíblia às vezes utiliza termos neutros
referindo-se a bebês (Lucas 1:41, 44; 2:16; 18:15), a crianças (Marcos
5:39-41; a meninas (Mateus 9:24, 25; Marcos 5:41, 42); a espíritos
imundos (Mateus 12:24, 27, 28; Marcos 7:26, 29, 30); e a anjos (Hebreus
1:14). Em cada caso não há dúvida de que o termo neutro refira-se a uma
pessoa real.

Portanto, o fato de que a Bíblia ocasionalmente
dirige-se ao Espírito Santo por um termo neutro de modo algum sugere que
o Espírito Santo não seja uma pessoa. O emprego pelas TTJ desses falsos
argumentos gramaticais ocorre para enganar as pessoas que desconhecem
esses fatos.

Adicionalmente, a Bíblia especificamente registra o
Espírito Santo empregando pronomes pessoais quando falando de Si mesmo:
"E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo:
'Separai-me agora a Barnabé e a Saulo para a obra a que [Eu] os tenho
chamado'" (Atos 13:2). Logo, o Espírito Santo pensa de Si mesmo como uma
pessoa real. Iremos contradizer ao Espírito Santo e dizer que Ele está
mentindo?

7. Uma vez que o Espírito Santo é chamado de "Espírito de Deus" pode somente ser a força ativa de Deus (Gênesis 1:2).

As
"testemunhas de Jeová" advogam que o Espírito Santo não é uma pessoa
real por ser chamado o "Espírito de Deus". Assim, o Espírito Santo deve
ser a força ativa de Deus e somente emana de Deus.

RESPOSTA:Jesus
Cristo é chamado de "Filho de Deus" (Marcos 1:1), mas isso não
significa que Ele é a "força ativa" de Deus. Assim como a expressão
"Filho de Deus" reconhece a divindade de Cristo, a expressão "Espírito
de Deus" reconhece a divindade do Espírito Santo. Ademais, o Espírito
Santo é também chamado de "o Espírito de Cristo" (Romanos 8:9; 1 Pedro
1:11). Como poderia o Espírito Santo emanar do Pai como Sua "força
ativa", mas depois emanar de Cristo como Sua "força ativa"?

8. O termo "nome" em Mateus 28:19 prova que o Espírito Santo não é uma Pessoa.

As
"testemunhas de Jeová" alegam que "nome" nem sempre indica um ser
pessoal. Por exemplo, quando dizemos "em nome da lei", não estamos nos
referindo a uma pessoa, mas à autoridade da lei. Daí, Mateus 28:19 não
pode ser usado para apoiar a personalidade do Espírito Santo.

RESPOSTA:Contrariamente
ao que as "testemunhas" reivindicam, quando as Escrituras utilizam a
palavra "nome" sempre trata de pessoas reais. A palavra grega para
"nome" (onoma) é empregada 228 vezes no Novo Testamento. Somente
quatro destas ocasiões está tratando de uma cidade ou local. Todas as
demais tratam de pessoas reais. Na Bíblia, quando a palavra "nome"
representa o poder e autoridade de alguém (ou seja, "em nome do Senhor),
sempre está se referindo a pessoas reais atuando no poder e autoridade
de Jesus Cristo (uma pessoa real, não uma "força ativa)! Considerem os
seguintes textos:

"E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por Ele graças a Deus Pai". - Colossenses 3:17.

"Falando
entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor, com
hinos e cânticos espirituais, dando sempre graças por tudo a nosso Deus e
Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo".
- Efé. 5:19-20:

Em
ambos esses textos pessoas reais estão atuando no poder e autoridade de
uma pessoa real, Jesus Cristo. Assim, a evidência bíblica contradiz as
alegações das "testemunhas de Jeová" e outros negadores da personalidade
do Espírito Santo que empreguem idênticos argumentos!

9. As TTJ alegam que o Espírito Santo não pode ser uma pessoa real porque é capaz de viver dentro de nós (João 14:17).

RESPOSTA:Essa alegação é contrária tanto ao que a Bíblia diz, quanto ao que vemos demonstrado no mundo físico ao nosso redor:

A.
As "testemunhas" argumentam que Jesus é uma pessoa real. Contudo, a
Bíblia claramente diz somente três versos depois que Jesus vive dentro
em nós (Seus seguidores humanos) e também dentro de Seu Pai celestial, e
que nós (Seus seguidores humanos) vivemos dentro Dele:

"Naquele dia vós conhecereis que Eu estou em meu Pai e vós em mim e eu em vós".- João 14:20.

Deste
modo, as "testemunhas de Jeová" alegam que o Espírito Santo não pode
ser uma pessoa real porque uma pessoa real não pode viver dentro de
alguém, o que contradiz a Bíblia.

B. Em nosso
mundo físico observamos uma senhora grávida trazendo dentro de si uma
criança ainda não nascida. Essa criança é um ser humano-uma pessoa
real-vivendo dentro de outra pessoa real.

Conclui-se que a
alegação das "testemunhas de Jeová" de que o Espírito Santo não pode ser
uma pessoa real porque uma pessoa real não pode viver dentro de outra
contradiz o que observamos no mundo físico ao nosso redor.
_______

Condensado e adaptado de Dovenet: Responsável Sydney Cleveland.
Eduardo
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