Fórum Adventista
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Decreto dominical a caminho
"Sede" de sangue...  EmptyDom Fev 19, 2017 7:48 pm por Augusto

» Acordem adventistas...
"Sede" de sangue...  EmptyTer Fev 07, 2017 8:37 pm por Augusto

» O que Vestir Para Ir à Igreja?
"Sede" de sangue...  EmptyQui Dez 01, 2016 7:46 pm por Augusto

» Ir para o céu?
"Sede" de sangue...  EmptyQui Nov 17, 2016 7:40 pm por Augusto

» Chat do Forum
"Sede" de sangue...  EmptySáb Ago 27, 2016 10:51 pm por Edgardst

» TV Novo Tempo...
"Sede" de sangue...  EmptyQua Ago 24, 2016 8:40 pm por Augusto

» Lutas de MMA são usadas como estratégia por Igreja Evangélica para atrair mais fiéis
"Sede" de sangue...  EmptyDom Ago 21, 2016 10:12 am por Augusto

» Lew Wallace, autor do célebre livro «Ben-Hur», converteu-se quando o escrevia
"Sede" de sangue...  EmptySeg Ago 15, 2016 7:00 pm por Eduardo

» Ex-pastor evangélico é batizado no Pará
"Sede" de sangue...  EmptyQua Jul 27, 2016 10:00 am por Eduardo

» Citações de Ellen White sobre a Vida em Outros Planetas Não Caídos em Pecado
"Sede" de sangue...  EmptyTer Jul 26, 2016 9:29 pm por Eduardo

» Viagem ao Sobrenatural - Roger Morneau
"Sede" de sangue...  EmptyDom Jul 24, 2016 6:52 pm por Eduardo

» As aparições de Jesus após sua morte não poderiam ter sido alucinações?
"Sede" de sangue...  EmptySáb Jul 23, 2016 4:04 pm por Eduardo

SEU IP
IP

"Sede" de sangue...

Ir para baixo

"Sede" de sangue...  Empty "Sede" de sangue...

Mensagem por Eduardo Sáb Jan 15, 2011 9:28 pm

"Sede" de sangue...  Triste


"Sede" de sangue...


Tenho ficado grandemente triste por uma constatação que eu já havia feito, mas que somente agora "a ficha caiu".

Muitos de nós, cristãos, temos uma grande dificuldade em entender e apoiar-nos uns aos outros. Alguns de nós estamos sempre prontos a levantar o dedo em riste quando algum "irmão" ou "irmã" cai em pecado. Talvez por isso tantos apostatem reclamando da falta de amor e apoio por parte dos "irmãos".

Quantas vezes já presenciei Comissões que se reúnem tão-somente para disciplinar membros, enquanto que o Manual da Igreja dá outra gama de finalidades para tais reuniões.
A conclusão a que cheguei é que ainda não nos desvencilhamos do legalismo que no passado foi tão fortemente arraigado no Movimento Adventista, e que nos deu como herança esta tremenda dificuldade em olhar para as pessoas e ver nelas candidatos ao Reino de Deus, apesar de suas falhas. É claro que nem todas as reuniões de Comissão no qual são tratados assuntos de disciplina eclesiástica podem ser rotuladas como "carnificina". Existem líderes que estão realmente preocupados em resgatar a alma pecadora, ao mesmo tempo em que não querem ver o rebanho todo se perder por falta de uma mão mais firme, quando for necessário.

Porém, percebo que alguns de nós só se sentem satisfeitos quando vemos o pecador no chão, humilhado, destroçado. Enquanto não vemos a pessoa pagando humilhada pelos erros cometidos em momentos de fraqueza (que somente o Senhor pode totalmente compreender e consolar) não ficamos satisfeitos.

É claro que não sou contra a disciplina eclesiástica.
Mas acredito que ela só deve ser aplicada após seguir-se a orientação bíblica (cf. Mateus 18), e em casos muito particulares, nos quais o pecador não tenha demonstrado provas de arrependimento, ou que a vergonha trazida sobre o nome da Igreja, externamente, seja de grande proporção.

Desde o Antigo Testamento, com suas histórias que muitas vezes parecem demonstrar um "Deus" irado e implacável, vemos grandes demonstrações de Sua infinita bondade e misericórdia para com pessoas que erraram, caíram... mas não foram humilhadas pelo Senhor.

- Manassés (2Crôn. 33) - já leu sobre a história deste rei? Se não, faça isto hoje. Mesmo após seus erros, Deus ainda o colocou no trono real.
- Davi (Salmo 51) - Deus o perdoou, apesar de ele ter sofrido amargas conseqüências do seu erro.
- Sansão (Juízes 13-16) - que exemplo da benevolência e paciência divinas!

Mas é mesmo no Novo Testamento que vemos o amor de Deus revelado de forma completa na vida e obra do Senhor Jesus Cristo.

- A mulher adúltera (João 8) - alguns de nós seriam hipócritas o suficiente para terem jogado aquela pedra...
- Pedro (João 21) - mesmo sendo traído por um dos maiores amigos, Jesus entendeu o lado humano do apóstolo e soube dar-lhe uma segunda chance.
- Judas Iscariotes (João 13) - até os pés deste traidor Jesus lavou e cuidou. Seria uma última tentativa de redimi-lo e trazê-lo de volta ao rebanho?!
- Saulo de Tarso (Atos 9) - esta é a minha inspiração diária, pois Deus não abandonou Saulo (e você lembra que as pessoas não acreditaram muito no arrependimento dele) e muito menos a Paulo, mesmo quando ele parecia estar tão distante do Senhor (Rom. 7).

Vejo que alguns gostam de se apoiarem na defesa do "bom nome da Igreja" para atirar seus "irmãos" e "irmãs" às feras. Tais pessoas aparentam muita santidade pessoal e zelo pela obra do Senhor, mas esquecem que para Deus o mais importante são as pessoas.

Interessante que em muitos casos não foi o transgressor que provocou o "escândalo" ou a "vergonha" sobre a Igreja, mas exatamente aqueles que assumem a função de "propagadores de boatos" (para não dizer "fofoqueiros"). E a Bíblia é clara contra tais pessoas:

"O mexeriqueiro descobre o segredo, mas o fiel de espírito o encobre" (Prov. 11:13)
"O que encobre a transgressão adquire amor, mas o que traz o assunto à baila separa os maiores amigos" (Prov. 17:9)
"O mexeriqueiro revela o segredo; portanto, não te metas com quem muito abre os lábios" (Prov. 20:19)

Veja que os textos acima colocam a culpa do "escândalo" também sobre as costas daqueles que divulgam o erro do irmão. Ou seja, o pecado pode ser cometido em secreto, e não trazer publicidade negativa sobre a Igreja. Mas se outro fica sabendo e se "encarrega" de divulgar o erro, com o objetivo egoísta de expor o pecador arrependido, então sobre este "mexeriqueiro" também recai a desaprovação divina.

Nossa tendência natural (e a Psicologia explica isso) é apontar para os outros em uma tentativa de "desviar" a atenção para nossos próprios erros. Ou seja, aquele que considera "leproso" o irmão que caiu em adultério, porque ele mesmo se considera com uma fidelidade conjugal inflexível, pode não perceber que o egoísmo (que segundo o Espírito de Profecia é o "título" de uma infinidade de pecados) é tão presente em sua vida quanto na do outro, porém revela-se de forma mais "aceitável".

Você já viu alguém ser disciplinado por ser egoísta? Ou orgulhoso(a)? Ou vaidoso(a)? Ou por furar uma fila de banco? Ou por não devolver um troco recebido erradamente no supermercado? Ou por deixar de ir ao culto para ficar assistindo à partida do seu time do coração, ou ao último capítulo da novela preferida? Ou por gastar R$ 1.000,00 na compra de um equipamento de som novo para seu carro, mas não querer colaborar com R$ 2,00 para as Dorcas?
A Ética é o ramo da Teologia mais díficil de ser vivida... e entendida.
É muito fácil decorar todos os versos bíblicos que falem sobre o sábado... mas preocupar-se se o irmão que está sentado do nosso lado na Escola Sabatina terá o que almoçar após o culto, não nos interessa.Da próxima vez que você fizer parte de uma Comissão que analize a disciplina de um "irmão" ou uma "irmã" na fé, antes de levantar sua mão condenatória, procure a pessoa, converse com ela, dê um telefonema de apoio, ore por ela, empreste seu ombro para ela chorar... e somente então ocupe a posição de juiz - é assim que Jesus faz.
Eduardo
Eduardo

Mensagens : 5997
Idade : 54
Inscrição : 08/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos