Fórum Adventista
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Decreto dominical a caminho
Ajudando uns aos outros pelo Aconselhamento EmptyDom Fev 19, 2017 7:48 pm por Augusto

» Acordem adventistas...
Ajudando uns aos outros pelo Aconselhamento EmptyTer Fev 07, 2017 8:37 pm por Augusto

» O que Vestir Para Ir à Igreja?
Ajudando uns aos outros pelo Aconselhamento EmptyQui Dez 01, 2016 7:46 pm por Augusto

» Ir para o céu?
Ajudando uns aos outros pelo Aconselhamento EmptyQui Nov 17, 2016 7:40 pm por Augusto

» Chat do Forum
Ajudando uns aos outros pelo Aconselhamento EmptySáb Ago 27, 2016 10:51 pm por Edgardst

» TV Novo Tempo...
Ajudando uns aos outros pelo Aconselhamento EmptyQua Ago 24, 2016 8:40 pm por Augusto

» Lutas de MMA são usadas como estratégia por Igreja Evangélica para atrair mais fiéis
Ajudando uns aos outros pelo Aconselhamento EmptyDom Ago 21, 2016 10:12 am por Augusto

» Lew Wallace, autor do célebre livro «Ben-Hur», converteu-se quando o escrevia
Ajudando uns aos outros pelo Aconselhamento EmptySeg Ago 15, 2016 7:00 pm por Eduardo

» Ex-pastor evangélico é batizado no Pará
Ajudando uns aos outros pelo Aconselhamento EmptyQua Jul 27, 2016 10:00 am por Eduardo

» Citações de Ellen White sobre a Vida em Outros Planetas Não Caídos em Pecado
Ajudando uns aos outros pelo Aconselhamento EmptyTer Jul 26, 2016 9:29 pm por Eduardo

» Viagem ao Sobrenatural - Roger Morneau
Ajudando uns aos outros pelo Aconselhamento EmptyDom Jul 24, 2016 6:52 pm por Eduardo

» As aparições de Jesus após sua morte não poderiam ter sido alucinações?
Ajudando uns aos outros pelo Aconselhamento EmptySáb Jul 23, 2016 4:04 pm por Eduardo

SEU IP
IP

Ajudando uns aos outros pelo Aconselhamento

Ir para baixo

Ajudando uns aos outros pelo Aconselhamento Empty Ajudando uns aos outros pelo Aconselhamento

Mensagem por Eduardo Dom maio 16, 2010 8:43 pm

Eduardo
Eduardo

Mensagens : 5997
Idade : 54
Inscrição : 08/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ajudando uns aos outros pelo Aconselhamento Empty Re: Ajudando uns aos outros pelo Aconselhamento

Mensagem por Eduardo Dom maio 16, 2010 8:50 pm

Aconselhamento Noutético

Noutético vem da palavra de origem grega “nouthesia”, que literalmente significa “ O ato de pôr em mente” (formado de nous, “mente”, e tithemi, “pôr”). O termo nouthesia é “O treinamento pela palavra”, quer por incentivo, ou, se necessário, por reprovação ou reclamação. Em contraste com isso, o sinônimo “Paideia” enfatiza treinar por ação, embora as palavras sejam usadas em cada aspecto.

O aconselhamento Noutético é um tipo de admoestação cujo objetivo é proporcionar orientação para uma vida correta diante de Deus. O que subentende também correção e a denúncia a qualquer padrão que seja incoerente com o viver cristão. A atividade noutética conforme ensina o Novo Testamento, indica que todos os cristãos, e não somente os pastores, devem ocupar-se no ensino e confrontar-se mutuamente (Rm 15.14). Porém, a atividade noutética caracteriza-se principalmente como parte integrante do ministério pastoral. Ao se despedir dos presbíteros de Éfeso, Paulo descreve, em (Atos 20.31), a atividade que desenvolvera enquanto estivera com eles, e os exortou a continuarem a mesma obra entre o povo.

Paulo foi um missionário, e onde quer que demorasse um pouco mais, atirava-se à sólida obra pastoral necessária para a edificação das pessoas na fé, sendo a atividade noutética parte proeminente dessa obra, razão porque suas cartas estão cheias de nomes de pessoas específicas, com as quais se envolvera muito intimamente. Ele não se limitava a pregar nas praças, mas lidava com as pessoas como indivíduos, grupos e famílias, confrontando-as nouteticamente. Existem três elementos da confrontação noutética que precisamos considerar aqui. Quais sejam:

1 – A atividade noutética e a sua conjunção com “didaskõ”.

Didaskõ é uma palavra grega e significa “Dar instrução” “ Ensino” (Cl 3.16).Em outros textos, contudo, o termo vai além do conceito de “ensino”. A confrontação noutética sempre envolve um problema e pressupõe um obstáculo que tem que ser vencido. A palavra didaskõ não envolve, necessariamente, um problema. Sugere, simplesmente, a comunicação de informação. Não inclui coisa alguma que diga respeito ao ouvinte, mas se refere exclusivamente à atividade do instrutor. A pessoa que está sendo ensinada pode estar ansiosa ou não por receber a instrução. Pode ter gastado razoável quantia ou ter percorrido longas distâncias para recebê-las ou então pode reagir como o típico aluno recalcitrante.

A noutese localiza aquele que faz a confrontação e aquele que a sofre, pressupondo, especificamente, a necessidade que se verifique mudança na pessoa confrontada, a qual pode opor ou não alguma resistência. A idéia de alguma coisa errada, algum pecado, alguma obstrução, algum problema, alguma necessidade que precise ser reconhecida e tratada, é uma idéia fundamental. O propósito básico da noutese é o de efetuar mudança de conduta e de personalidade.

2 - A atividade noutética e a sua conjunção com a “palavra”.

O segundo elemento inerente ao conceito de confrontação noutética é que os problemas são resolvidos por meios verbais. É o treinamento mediante a palavra de encorajamento, quando isso basta, ou de admoestação, de reprovação, de censura, quando estas se fazem necessárias. Assim, ao conceito de noutese deve-se acrescentar a dimensão adicional de confrontação verbal pessoa a pessoa, cujo objetivo é realizar mudança de comportamento e de caráter no consulente. No seu uso cristão, visa pôr em ordem o indivíduo, mediante a mudança de seus esquemas de conduta, de modo que estes se enquadrem nos padrões bíblicos. A mudança de personalidade, segundo as Escrituras, envolve confissão, arrependimento e o desenvolvimento de novos padrões de conduta. Tudo entendido como obra do Espírito Santo, pois tudo o que constitui esse ministério é por Ele tornado eficaz. Os métodos comuns de aconselhamento recomendam longas “excursões” retrospectivas rumo às confusões dos porquês e para-quês da conduta. O aconselhamento noutético aplica-se intensamente à discussão do o quê. O que foi feito? O que precisa ser feito para corrigi-lo? O que deverá constituir as futuras reações e respostas? A ênfase é no o quê, visto que já se sabe o “porquê’, antes de iniciar-se o aconselhamento. A razão pela qual as pessoas se envolvem em problemas em suas relações com Deus e com o próximo está em sua natureza pecaminosa.

3 - A atividade noutética e a sua conjunção com o “benefício ou ajuda”.

O motivo subjacente à atividade noutética é que sempre se tem em mente que a correção verbal visa beneficiar o interessado. Esse terceiro elemento implica em mudar aquilo que, na vida do consulente, o está ferindo. A meta deve ser a de enfrentar diretamente os obstáculos e vencê-los verbalmente, não com o fim de puni-lo, mas sim o de ajudá-lo. A idéia de castigo, mesmo o de cunho disciplinar, não é contemplada no conceito de confrontação noutética. A noutese é motivada pelo amor e profundo interesse, sendo que os consulentes são aconselhados e corrigidos por meios verbais para seu bem. O objetivo fina é que Deus seja glorificado.

Porque aconselhamento Biblico e não psicologia ??

O aconselhamento Bíblico procura corrigir biblicamente as distorções e motivações erradas do comportamento humano em relação a Deus, ao próximo e a si mesmo. A superioridade e eficácia do aconselhamento Bíblico esta visão correta que ele tem sobre Deus, sobre a Bíblia, sobre o homem e a criação em geral. Diante disso, o aconselhamento Bíblico desafia o homem a desenvolver uma espiritualidade, uma ética e uma moralidade centrada em Deus. Este artigo ressalta algumas verdades sobre o aconselhamento Bíblico.

1 - O aconselhamento Bíblico tem como Alvo a Gloria de Deus. O aconselhamento Bíblico tem como propósito primário glorificar a Deus. Ele atinge o seu objetivo, quando o aconselhado aprende a ganhar a sua vida, se gloriando somente na Cruz de Cristo, o único lugar de realização completa, de prazer pleno, de alegria contagiante e consolo profundo para o coração. Sobre isso, Jonh Piper diz: A vida é desperdiçada se não captamos a gloria da cruz, se não a valorizarmos pelo tesouro que é, e se não nos apegamos a ela como o preço mais alto de cada prazer e consolo mais profundo em cada dor. (...) desperdiço trágico é quando as pessoas se voltam da estrada do Calvário de amor e sofrimento. Todas as riquezas da glória de Deus em Cristo estão naquela estrada. Toda comunhão mais doce em Jesus está lá. Todos os tesouros da segurança. Todos os enlevos da alegria. Todos os vislumbres mais claros da eternidade. Toda a camaradagem mais nobre. Todos os afetos mais humildes. Todos os atos mais ternos de bondade perdoadora. Todas as descobertas mais profundas da palavra de Deus. Todas as orações mais sinceras. Estão todas na estrada do Calvário onde Jesus caminha com seu povo. Tome sua cruz e siga Jesus. Nesta estrada, só nessa estrada, a vida é Cristo e a morte é ganho. A vida em todas as outras estradas é jogada fora. O aconselhamento Bíblico tem seu nascedouro em Deus e direciona tudo para a gloria de Deus. O aconselhamento bíblico tem como fundamento o Deus soberano, criador e sustentador do universo, a obra redentiva de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, o maravilhoso conselheiro, e a ação santificadora do Espírito Santo. Deus se manifesta no aconselhamento Bíblico por uma exposição correta das Escrituras, que nos fornece direções preciosas para entendermos questões que envolvem a natureza humana, seus problemas fundamentais e soluções eficazes que conduz a mudanças reais que glorificam a Deus.

2. O Aconselhamento Bíblico é Fundamentado na Bíblia. A Bíblia não só deve ser usada para nortear o aconselhamento, como ela deve ser a base sobre a qual o aconselhamento deve se apoiar. Ou seja, o aconselhamento Bíblico se fundamenta na suficiência das escrituras para lidar com as questões que envolvem a natureza humana. A revelação de Deus registrada pelos profetas e apóstolos na Escritura Sagrada é suficiente para o aconselhamento, pois ela provê orientações e princípios necessários para a compreensão e correção dos processos mentais, das emoções e do comportamento, conforme a vontade de Deus. Para o conselheiro Bíblico a Bíblia é a única regra de fé e pratica, ela é suficiente para salvar e proporcionar ao homem tudo que é necessário para sua existência. O aconselhamento Bíblico procura tratar todas as situações que envolvem a vida do homem, conforme as Escrituras.

3. O aconselhamento Bíblico entende que o pecado é a causa do problema-básico do homem O problema principal do homem é o pecado. Este também é o problema principal que o aconselhamento Bíblico tem que tratar. Ou seja, tem como prioridade no tratamento, não a satisfação das necessidades psicológicas do individuo, os distúrbios sociais, a deficiência na educação, problemas pessoais de temperamento, predisposições genéticas ou outros fatores que são conseqüência, e não causa do mal-estar que aflige o coração do homem. O aconselhamento Bíblico lida com o pecado, causado ou sofrido, pessoal ou coletivo, reinante ou remanescente, em outras palavras, o aconselhamento bíblico lida com o pecado em suas diversas manifestações.

4. O Aconselhamento Bíblico tem Propósito Redentivo. Se o maior problema do homem é o pecado, com certeza sua maior necessidade é a libertação, a cura, a redenção, a salvação do mesmo, que só pode ser encontrado em Cristo Jesus. Somente o Cristo glorioso, aquele que é Senhor, que se entregou para nascer, sofrer e morrer em lugar do homem pode não só perdoar os pecados dos homens, como também é o único capaz de fornecer forças e condições para que o homem, agora perdoado, possa lidar com os efeitos do pecado em sua vida. Faz necessário dizer que a conversão é o inicio dessa mudança, um processo irreversível de molda a pessoa dia-dia a imagem e semelhança de Cristo. Esta mudança é progressiva e acontece durante toda vida terra do salvos em Cristo, e só terminará no céu, quando não mais seremos assediados pelo pecado, mas estaremos completamente livres dele e dos seus efeitos. O aconselhamento Bíblico diferentemente do aconselhamento psicológico acredita que o homem é feito à imagem e semelhança de Deus, e mesmo após a queda ele continua trazendo em si esta imagem. E em Cristo ele tem novamente a imagem restaurada. Por isso, o aconselhamento procura trazer esperança para o homem a luz das Escrituras.

5. O Aconselhamento Bíblico Produz Esperança Verdadeira. Todo aconselhado necessita de esperança para mudar, no entanto, somente as Escrituras podem gerar Esperança verdadeira no coração do homem. Qualquer outro tipo de esperança oferecida ao homem, que não é fundamentadanas Escrituras e falsa.

6. O Aconselhamento Bíblico Acredita na Mudança Completada do Coração Humano Não podemos negar que há muitas dificuldades no processo de mudanças, no entanto, cremos que em Cristo este processo se torna realidade. E vai além da presente era, mas tem implicações eternas. Afirmamos neste trabalho a superioridade do Aconselhamento Bíblico em relação aos outros modelos de aconselhamento. A capacidade e a suficiência da Bíblia para trazer consolo restauração e transformação para o coração do pecado que buscar nela refúgio.


Última edição por Ronaldo em Dom maio 16, 2010 8:55 pm, editado 2 vez(es)
Eduardo
Eduardo

Mensagens : 5997
Idade : 54
Inscrição : 08/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos